quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Guiné 63/74 - P9493: Tabanca Grande (321): João José Alves Martins, ex-Alf Mil Art, BAC 1 (Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/70)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano João José Alves Martins, ex-Alf Mil Art.ª do BAC 1 (Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/70), com data de 12 de Fevereiro de 2012:

Caro Luís Graça,
Junto 2 fotografias minhas, uma tirada na Bateria de Artilharia N.º1 (BAC 1), em Bissau, e a outra, actual para futuras publicações no blogue, contando factos mais concretos das nossas experiências, algumas, com o IN bem perto.


Um abraço,
João Martins


2. Recordando  João Martins no Poste 9291*:

Agradeço terem aceitado o meu pedido de amizade. A Guiné e os portugueses guineenses, porque a Guiné era território português quando a conheci, ficaram-me no coração. O meu testemunho vale o que vale, mas porque o que se pretende com esta página é precisamente a junção de testemunhos, independentemente de opiniões políticas ou religiosas que todos temos, não posso excluir-me de dar o meu, até porque em minha opinião é muito rico.

Entrei no COM em Mafra, em Janeiro de 1967, era o soldado-cadete n.º 003251/65.
No 2.º trimestre tirei a especialidade PCT em Vendas Novas.

No 3.º trimestre fui colocado no RAP 3, na Figueira da Foz, onde estive até embarcar já como Alferes Miliciano de Artilharia, no navio Alfredo da Silva, juntamente com outros dois alferes, rumo a Bissau, onde chegámos em 19 de Dezembro de 67.
[...]
Regressei à Metrópole em 1 de Janeiro de 1970, tendo passado três Natais e três fins de Ano na Guiné que muito me custaram. Agradeço à intervenção Divina o facto de não ter ficado por lá, tantas foram as vezes em que isso podia ter acontecido. O PAIGC chegou mesmo a noticiar na rádio terem-me abatido...



3. Comentário de CV:

Caro camarada João Martins. Bem vindo a este espaço de partilha de ideias e memórias.
Este poste apenas formaliza a tua adesão à nossa tertúlia uma vez que foste já apresentado no Poste 9291. Passas a integrar a nossa lista alfabética de membros da Tabanca Grande, como João Martins, tabanqueiro nº 540.  Muita saúde  e longa vida por cá, são os votos de todo o pessoal. Como vês, somos já um batalhão.

Queria pedir-te para utilizares preferencialmente, para nos contactares, o endereço do Luís em luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com ou os endereços dos co-editores: carlos.vinhal@gmail.com e/ou magalhaesribeiro04@gmail.com, isto porque por vezes estamos algum tempo sem ir ao nosso facebook e às mensagens que lá caem.

Posto isto, queria ainda convidar-te a manteres uma colaboração activa e regular no nosso Blogue, bastando para isso mandares os teus textos e fotografias para publicação.

Fui ao teu facebook espreitar as tuas fotos da Guiné e dou-te os parabéns pela diversidade e qualidade das mesmas. Muitas delas terão uma história associada pelo que não te faltará matéria para desenvolver.

Não quero terminar este poste de apresentação sem te enviar em nome da tertúlia e dos editores um abraço fraterno e os votos de que gozes da melhor saúde.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 30 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9291: Facebook...ando (14): João José Alves Martins, ex-Alf Mil PCT (BAC1, Bissau, Bissum-Naga, Piche, Bedanda, Gadamael, Guileje, Bigene, Ingoré, 1967/70)

Vd. último poste da série de 2 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9434: Tabanca Grande (320): Álvaro Simões Madureira Vasconcelos, Transmissões STM (Aldeia Formosa e Bissau, 1970/72)

5 comentários:

Rogerio Cardoso disse...

Caro João Martins
Quando vi a foto actual, pensei, conheço esta cara de algum sitio, até que ao fim de algum tempo, houve luz. Mas porque socorri-me do face pelo nome completo, e aí vi a foto da esposa. Eu com a minha mulher, cantamos num coro de nome Laudate de S.Domingos de Bsnfica e nas missas transmitidas pela RTP, de vez em quando uma senhora fazia as leituras, e era acompanhada pelo João Martins, acertei.
Mas o que agora interessa são as boas vindas, caro amigo, e que intervenha com frequência.
Se quiser saber algo sobre a minha pessoa, procure em Rogerio Cardoso-Bart.645-Cart.643-AGUIAS NEGRAS.

Um abraço-Rogerio Cardoso
rmcardoso1941@gmail.com

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro João José Alves Martins.

Em primeiro lugar sê muito bemvindo a esta Tabanca Grande.

Em segundo lugar, agrdeço-te sinceramente as palavras que deixaste no meu texto sobre o "macaréu".

Um grande e camarigo abraço

Anónimo disse...

Caro Martins
Quem substituiu Em Guileje? O Alf. que morreu em Fevereiro de 1969 (também morreu o Fur. Batista que me havia substituído em Mejo)?
(Ambos foram condecorados com Cruz de Guerra). A filha do Batista nunca mais viu o pai. Possivelmente por ser tão pequenina à época nem se lembra dele).

manuelmaia disse...

Caro João Martins,

Sê bem-vindo ao nosso blog onde esperamos as tuas histórias.
Também estive em Bissum, de julho de 72 a dez 72, tendo depois rumado ao Cantanhez para Cafal/Balanta e Cafine,onde permaneci uns nove meses para depois ser instalado no Dugal e seus aquartelamentos de Fatim e Chugué.
Abraço.
manuelmaia

manuelmaia disse...

Caro João Martins,

Sê bem-vindo ao nosso blog onde esperamos as tuas histórias.
Também estive em Bissum, de julho de 72 a dez 72, tendo depois rumado ao Cantanhez para Cafal/Balanta e Cafine,onde permaneci uns nove meses para depois ser instalado no Dugal e seus aquartelamentos de Fatim e Chugué.
Abraço.
manuelmaia