domingo, 18 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9229: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (41): Comprei um computador pequeno e lentamente fui aprendendo a navegar na Net (Fernandino Vigário)

1. Mensagem do nosso camarada Fernandino Vigário* (ex-Soldado Condutor Auto Rodas da CCS/BCAÇ 1911, Teixeira Pinto, Pelundo, Có e Jolmete, 1967/69), dirigida ao nosso Blogue:

Caro amigo Carlos Vinhal, um abraço.
Amigo Carlos, a minha apresentação à Tabanca grande já foi feita com a ajuda do camarada Albino Silva, onde foi publicado um resumo da minha passagem pelo chão Manjaco de Teixeira Pinto: agora vou fazê-lo eu próprio como me pedes, e também tirar possíveis dúvidas sobre o meu nome.

Sou FERNANDINO VIGÁRIO “não confundir com Fernando” sou, e sempre fui conhecido por Vigário, desde os tempos da escola, trabalho, vida militar, e amigos, portanto não há qualquer problema em ser tratado por Vigário, este é o meu nome da guerra.

Como já sabem, fui Soldado Condutor, tenho a quarta classe do ensino primário. Há cerca de nove meses tive oportunidade de começar aprender informática na Junta de Freguesia, vai daí comprei um computador pequeno “tipo Magalhães” e lentamente fui aprendendo umas coisas, entre elas navegar na Net. Há quatro ou cinco meses para espanto meu deparo com o SITE da Tabanca Grande e fiquei contente por tal ter acontecido, e sempre que posso dou lá uma vista de olhos. Fiquei a saber algo que não imaginava que tivesse acontecido, como o caso dos três Majores, e outros mais…

Nos quase vinte e cinco meses de Guiné nunca escrevi nada do dia-a-dia, portanto não tenho registos de nada, do que quer que seja, por tal motivo tenho dificuldade em me lembrar de certas passagens. A memória já está cansada no entanto vou tentar recapitular algumas histórias e depois enviarei.

Estou a escrever no Word, como deves calcular, sou maçarico na informática, demoro algum tempo a escrever, também faz parte da minha aprendizagem, e é natural que eu cometa algum erro. No E-mail vou escrever o mínimo, este texto vai no anexo.

Amigo Carlos, fiquei deveras satisfeito por publicarem com a ajuda do Albino Silva as minhas simples palavras, os camaradas também foram simpáticos nos seus comentários, eu achei por bem responder a um, englobando os outros, tudo isto foi novo para mim e uma surpresa ver o meu comentário em poucos segundos estar no blogue.

Um forte abraço deste novo camarada
Fernandino Vigário


2. Comentário de CV:

Esperamos que esta mensagem do nosso camarada Vigário sirva de incentivo a outros camaradas que julgam que ter a Quarta Classe do antigo Ensino Primário é pouco para comunicar com a Tabanca Grande. Aqui, mais de 500 ex-combatentes da Guiné têm a mesma oportunidade para depositarem as suas memórias de guerra, sem precisarem de qualquer grau de doutoramento e sem disporem de equipamento informático sofisticado. Como diz o Fernandino, um PC tipo "Magalhães" é mais que suficiente.

Caros camaradas, por favor percam a timidez e "apresentem-se" na Tabanca porque todos somos poucos para deixarmos a nossa verdade, o nosso testemunho, antes que outros que nunca por lá passaram se ponham a contar aquilo que não viram, mas ouviram.

Aqui fica o desafio e um abraço para todos os camaradas que ainda não tiveram a "coragem" de se juntar a nós.
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 12 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9186: Tabanca Grande (309): Fernandino Vigário, ex-Soldado Condutor Auto Rodas da CCS/BCAÇ 1911 (Teixeira Pinto, Pelundo, Có e Jolmete, 1967/69)

Vd. último poste da série de 16 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9209: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (40): Em Civitavecchia, Itália, com veteranos de guerra (António Graça de Abreu)

6 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Força Vigário. Todos somos poucos para contar e cantar a nossa Guiné.

Grande abraço

Manuel Resende disse...

Camarigo (camarada e amigo)Vigário, vai-te habituando a estes termos e ao tratamento por tu. Eu também estive em Jolmete na altura do caso do assassinato dos Majores. Estive lá de Maio de 1969 a Fev. de 1971. Tenho muitas fotos de lá que te posso facultar desde que tenha o teu E-mail. Contacta-me pelo mail manuel.resende8@gmail.com.
Quanto ao estares agora a aprender ..., acho que é um exemplo para muitos.
Um abraço
Manuel Resende

Anónimo disse...

Camarigo Vigário

Parabéns pela coragem e força de vontade que manifestas na vida, ao acompanhares os tempos modernos destas "maquinetas".

Que o teu exemplo sirva e se multiplique para que mais conhecimentos daqueles tempos possam ser apresentados aos presentes e vindouros.

Também "passei" quase 8 meses nesse Chão Manjaco, de 4MAI71 até ao fim de JAN72.

Abraço
Jorge Picado

Manuel Joaquim disse...

Então, Fernandino, não te inibas a escrever! Só tens a 4ª classe? Olha que a tua 4ª classe te preparou melhor para a escrita do que a licenciatura de alguns (muitos) que andam por aí, nas mais diversas profissões.Parabéns!
De qualquer modo aqui no blogue o que interessa é o que cada um tem para contar, sem ter preocupações com erros de ortografia ou de gramática
Quanto ao uso do computador,aconteceu-me o mesmo (há uns dois anos) e pelos vistos estamos a contrariar o provérbio "burro velho não toma ensino"!

Um abraço de boas-vindas

Carlos Vinhal disse...

Depois do último comentário do camarada Manuel Joaquim podemos dizer que falou o professor. Atentemos o seu conselho, porque nunca é tarde para adquirir conhecimento, e burro velho está sempre a tempo de aprender línguas.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Vigário

Pois a tua atitude pode muito bem servir de exemplo de que quando nos esforçamos conseguimos obter ganhos.

Continua, vais ver que daqui a pouco tempo até te admiras com o que consegues fazer.

Escreve. Não te importes com o estilo. Se houver necessidade há quem ajude a corrigir. O que importa, em última instância, são as memórias, os relatos e não tanto o estilo.

Continua. Já és um vencedor e vais ver que, connosco, a tua autoestima ainda vai progredir.

Abraço
Hélder S.