sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9093: O Nosso Blogue em Números (24): A propósito da sondagem dos 3 milhões: Para mim o blogue está bem e recomenda-se (Manuel Joaquim)



1. Resultados da nossa última sondagem, que decorreu entre 18 e 23 do corrente... Recorde-se aqui a questão que era colocada à votação dos nossos leitores, membros ou não da Tabanca Grande:

Sondagem: Tendo em conta as minhas expetativas iniciais e a minha experiência de utilização, hoje, com 3 milhões de visitas, o nosso blogue está...

 Havia 7 hipóteses de resposta, por esta ordem: 

1. Muito melhor; 2. Melhor; 3. Bom; 4. Nem bom nem mau; 5. Mau; 6. Pior; 7. Muito pior.

O total de respondentes foi de 161,  reveladora de uma boa adesão e participação dos nossos leitores, tendo em conta a experiência passada. Cada leitor só podia votar uma vez no mesmo computador (podendo embora mudar de opinião,  ao longo dos seis dias em que decorria a sondagem).

A leitura a fazer dos resultados é simples e dicotómica:

- Menos de 20% (n=31) têm uma opinião negativa sobre a forma e o conteúdo do blogue: está mau, pior ou muito pior;

- 77% (n=124) têm, em contrapartida, uma positiva do blogue: está bom, melhor ou muito melhor...

Agradecemos, muito sinceramente, a todos aqueles que quiseram associar-se ao nosso esforço para continuar a fazer mais e melhor, neste espaço que pretende ser de todos os camaradas e para todos os camaradas que estiveram no TO da Guiné, grosso modo entre 1961 e 1974... Agradecemos, muito em especial, aos que quiseram manifestar publicamente a sua opinião, dando a cara e fundamentando a sua opinião. Hoje publicamos mais um desses comentários, enviado pelo nosso camarada Manuel Joaquim.

2. Manuel Joaquim [,ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67]


“Tendo em conta as minhas expetativas iniciais (grandes e excitantes) e a minha experiência de utilização (experiência nula), hoje, com 3 milhões de visitas, o nosso blogue está BOM.”

Porquê o “Bom”? Ora, porque acho que mantém um nível bom, a raiar o muito bom, e não me sinto mais satisfeito do que quando aqui entrei. Estou muito satisfeito. Maior valorização implicaria da minha parte conhecer melhor as condições da sua realização e, principalmente, perceber o que poderia melhorar tendo em atenção o universo dos seus membros e a média da sua satisfação global.


Desejo que possa haver uma melhor organização do blogue mas sobre este assunto não me pronuncio porque ... não sei o que dizer, percebo pouco desta matéria. Estou muito limitado na área de informática para opinar sobre tal. 

Quanto ao que é publicado ou que pode ser ou não publicado, não quero entrar na expressão dos meus estados de alma. Tanto aceito que tais publicações se venham a limitar a relatos específicos de ações de combate, ou similares, como aceito (no caso, prefiro) que o critério de publicação se alargue à vivência global dos participantes, tanto passada como presente. Para mim, campo aberto! 

Somos membros de um grupo, tendo como base termos sido combatentes numa guerra. A tendência natural, num grupo, é tentar conhecer a personalidade de cada um dos seus membros, independentemente de nos sentirmos mais ou menos próximos de cada um.

Sendo assim, só uma total liberdade de expressão e de opinião permite que nos possamos conhecer melhor. É óbvio, diria obrigatório, que ofensas de caráter estão fora deste meu conceito de participação. Neste caso, sim, deverá existir impedimento. De resto, quem sou eu (quem somos nós) para julgar alguém que não tem a minha verdade, que viu (vê) as coisas de modo diferente, que não tem o mesmo sentido que eu tenho dos meus valores de comportamento pessoal, social ou político? 

Na natureza, uma das bases da sua conservação é a sua diversidade e eu penso que o mesmo se aplica ao comportamento humano. Como disse o nosso camarigo Rui Silva (P9055) isto não deve ser "amen e sim senhor». A acontecer tal, este blogue daria o “berro” dentro de algum tempo (pouco?) e deixaria de ter o grande valor memorialista que atualmente tem. 

O que é que posso mais sugerir? Podemos tentar não alargar o âmbito dos temas dos nossos posts, temas estes que devem ter como raiz a nossa vivência de combatentes. E mais uma coisa , para mim muito importante, que haja respeito mútuo. Respeito ideológico, respeito social (somos todos iguais), respeito pelas capacidades de expressão de cada um (quais erros de ortografia ou de gramática, qual quê, aqui não interessam nada!) e respeito pela “verdade de cada um”. 

Respeito não é concordância. Discutam-se as divergências, as opiniões, mas haja elevação e alguma humildade nessa discussão. Respeitemo-nos, a começar por nós próprios.

Eu, por mim, respeito todas as opiniões, concorde ou não com elas, com as que me emocionam ou com as que me irritam. E respeito quem as emite. Seja “patriota” ou não, tenha sido combatente heróico ou simplesmente cumpridor dum mínimo eticamente exigido ou seja do tipo de “anda lá tu, que a minha mãe não me criou para isto”. Seja (tenha sido) defensor do regime político de então ou seu adversário, veja a “guerra ganha” ou a “guerra perdida” ou ache que ninguém ganhou nada, todos perderam (ou ganharam?).

Voltando ao inquérito. O que é que está bem ou não?

Apetece-me dizer que o blogue se mantenha como está. Para mim “está bem e recomenda-se”. Mas, para não dizerem que não tenho ideias (!), vou ter a coragem de causar desagrado a alguns camarigos. É só isto (só?!): que se deixe de fazer edição de posts de aniversário. 

Eu explico com o meu próprio comportamento, pois não encontrarão aí qualquer comentário meu, com exceção de um dedicado ao Luís Graça, o qual de certo modo era uma maneira de dar os parabéns à Tabanca, isto é, a todos os seus membros na pessoa do seu fundador. 

Poupava-se espaço, aligeirava-se a consulta do blogue, ouso dizer que se acabava com comparações idiotas de quem tem mais votos de parabéns. No blogue somos todos iguais e todos os seus membros são meus amigos, mesmo que não os conheça. Digo, para oficialmente saudar no blogue um seu membro teria depois de o fazer com todos, no respetivo aniversário! Não acho razoável. 

Desculpem mas acho que seria suficiente a publicação, como já se faz, da data de aniversário na margem esquerda da página e, então, cada um de nós (temos uma listagem) enviaria a mensagem a quem quisesse e nos termos que achasse melhores.

Desculpem este parlapié sem qualquer valor para fazer subir a cotação deste grande centro de convívio memorialista, de que tanto gosto. Acabo repetindo o que já aqui disse, há tempos: preciso de todos vós, velhos combatentes membros deste blogue, nele escrevendo ou, simplesmente, o lendo. Gosto das opiniões duns, gosto assim assim ou não gosto das de outros, algumas emocionam-me, outras passam-me ao lado e outras até me revoltam as “tripas”. 

Pessoalmente conheço poucos mas são-me todos queridos, uns mais que outros como é natural. E não desejo mais do que saber que estão vivos e ter o prazer de vos sentir “vivos” participando neste blogue.

Um abraço e um “muito obrigado” a todos

Manuel Joaquim
23/11/2011
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9078: O nosso blogue em números (23): Mensagens dos nossos camaradas Carlos Filipe, Fernando Barata e José Barros

8 comentários:

armando pires disse...

ÁH!!, ganda manel jaquim. ès um gajo do caraças.
armando pires

Rui Silva disse...

Comentário certo, na hora certa, no sítio certo e por um homem certo.
Cuidado que esta é a minha opinião e vale o que vale, embora para mim valha muito.
Desculpa, no entanto, Manuel, não concordar com a aboliçaão dos parabéns "em Post" e respectiva folha de comentários.
Fazem-nos sentir vivos, lembrados. Que bom nos tempos de hoje!
A quantidade dos parabenizadores não tem relevância.
Umas palavrinhas dos amigos caiem sempre como um bálsamo de conforto.

De resto, recebe um grande abraço e os maiores votos de saúde e felicidade. Para o Adilan também.
Rui Silva

Colaço disse...

Acabar com os postes de parabéns de anos não:Têm muito significado para quem os recebe.
Embora eu pessoalmente esteja mais de a acordo com o poema de João de Deus.

Dia de anos

Com que então caiu na asneira
De fazer anos na quinta feira
Vinte e seis anos! Que tolo!
ainda se os desfizesse...
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui o ano passado...
Agora, o que vem,aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo. Coitado!

Não faça tal, porque os anos
que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho,
Faça outra coisa, que,em suma,
Não fazer coisa nenhuma
Também lhe não aconselho.

Mas anos... Não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois se se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los queira ou não queira!

João de Deus (Campo de Flores)

Torcato Mendonca disse...

Olá Manuel Joaquim

Está tudo dito e bem.
Há um ou outro ponto que posso discordar. Respeito o teu modo de pensar e gostei de ler. Fazia falta.

Vai um abração do T.

manuel amaro disse...

Caro Manuel Joaquim

Boa malha!
Gostei de ler.
Mas, tal como nas regras, também aqui há uma excepção.
Eu sou pelo continuação do sistema de comemoração dos aniversários dos tabanqueiros.
É engraçado.

E quando no meu último aniversário alguém contava o número de telefonemas, mensagens no 96 e no hotmail, eu fiz um figurão e apresentei mais os comentários aqui do blogue.
Foi uma festa no meio de outra festa.
E toda a gente achou que esta acção do blogue era muito bem pensada e muito bem executada.

Ninguém deve ficar preocupado se o Luís Graça tem 521 comentários e se o Zé da Esquina conseguiu chamar a atenção apenas de 4 (quatro) camaradas.

Também ninguém fica pensativo por saber que o Presidente do "nosso" banco recebe muito mais euros que nós, no fim de cada mês.

Portanto... O blogue continua, bom, melhor ou muito melhor, mas com os aniversários.

Um Abraço

Manuel Amaro

Manuel Joaquim disse...

OK, meus caros camarigos!:

Pelo andar da carruagem vejo que a minha opinião sobre as mensagens de aniversário não terá vencimento, muito pelo contrário.

Compreendo perfeitamente as razões já aduzidas. E percebo-as pois, como disse no post, a minha vontade é dar os parabéns a todos os membros deste blog porque acho que todos o merecem.Mas acho que fazê-lo é impraticável.

A posição que defendo, pelos vistos, será muito minoritária, talvez resultado da minha maneira de ser. Por ex. o meu dia de aniversário pouco conta para mim. Estou feliz por ter nascido mas foi o acontecimento mais banal da minha existência, haverá outro que será a morte.

O que não foi nada banal foi a guerra que me "atropelou". Olhem, o facto de dela ter saído são(?) e salvo é que gosto de festejar ( e faço-o).Pode parecer estranho mas, na minha vida, tenho datas a que dou muito mais importância do que à data do meu nascimento. Mas, dou a mão à palmatória, também fico contente com os parabéns que recebo a propósito do meu aniversário de nascimento.

Bem, pelos vistos, depois deste "conflito" de opiniões vou começar a preparar-me para poder parabenizar a malta aqui da Tabanca. Podem crer que é com muito prazer que o irei tentar fazer.

Se a minha opinião foi psicologicamente dura para alguns de vós, peço desculpa.

Um abraço a todos

Carlos Vinhal disse...

Caro Manuel Joaquim
Não te penalizes por não reunires o consenso. Isto dos aniversários partiu de uma brincadeira muito a sério e achou-se por bem generalizar. No meio disto há um senão, o meu stress. Já arranjei "inimigos" por ter cometido o "crime" de me ter esquecido de um ou dois aniversários. A malta felizmente é muita, mas a imaginação para tanto escrever e ilustrar, foi-se. Daí ter optado por um modelo de postal uniforme, à excepção de uma vez ou outra para um camarada a quem me dirijo pelo primeiro aniversário.
Como o Luís e o Eduardo têm o seu tempo ocupado tomei em ombros (com muito gosto, diga-se) a "responsabilidade" de não deixar esquecer os nossos aniversários. O Luís já pôs a hipótese de se repensar para o ano a maneira de manter esta simbólica homenagem, mas até "ordens" em contrário contem comigo.
Um abraço para ti e para os demais camaradas e amigos deste Blogue, onde 75% dos que se manifestaram na última sondagem o consideram 5***** estrelas.
Um é um prazer trabalhar para vós todos.
Carlos

Anónimo disse...

Caro Manuel Joaquim
Gostei de te ler. Só não estamos de acordo em relação às postagens dos "parabéns". Apesar de eventualmente repetitivas ...acho que valem a pena.Porque acordar vivo, fazer anos e ter amigos a dar umas "dicas"...sabe sempre bem. Digo eu...que sou mais velho.
Um grande abraço de Alcobaça,
JERO