sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P8991: Parabéns a você (333): Irene Fleming, mãe da Maria Irene e sogra do Virgínio Briote, e nossa habituée dos encontros anuais da Tabanca Grande faz hoje 100 anos!


Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  20 de Junho de 2009.


É com ternura e  humor  que dizemos que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande... Esta foto é já histórica: marca a diferença de quatro  gerações que o nosso blogue consegue juntar... 


De um lado, os 16 aninhos, que então tinha a Cyndia, a neta querida do nosso camarada Valentim Oliveira, na altura a frequentar o 10º Ano do Ensino Secundário, em Viseu... Um amor de miúda que em boa hora acompanhou, até à Ortigosa,  o seu avô, um dos bravos da Ilha do Como (Jan/Mar de 1964).


Do outro lado, a serenidade, a sabedoria, a gentileza e a graciosidade dos quase 98 anos, da Sra. Dona Irene Fleming, um presença constante nos nossos encontros anuais, até então...


Pois, hoje, dia 4 de Novembro de 2011, ou a partir de hoje, a Dona Irene Fleming  passa a ser  uma das mulheres portuguesas centenárias!... Nasceu precisamente há 100 anos, em  1911...


O Virgínio Briote trata-a, por Mãe, com aquela delicadeza e nobreza com que, de resto, ele trata toda a gente, os seus amigos e camaradas ... Não é a sogra, mas a Mãe, a mãe da Maria Irene, que é outra joia e doçura de pessoa... Ontem falei com ambos ao telefone e soube que hoje há festa rija no Porto...


A Dona Irene Fleming é de origem escocesa: os seus antepassados vieram para o Porto trabalhar, na 1ª metade do séc. XIX no setor dos seguros, um ramo de actividade que então nascia e florescia, sob o liberalismo, com o desenvolvimento do capitalismo industrial.


A esta querida senhora  bem como ao nosso amigo, camarada e co-editor Virgínio Briote e à nossa amiga Maria Irene, a Tabanca Grande canta-lhes, em coro, os parabéns: que bela idade, Dona Irene Fleming!, que bela família, meus caros Virgínio e Maria!... Deixem-nos partilhar com vocês este momento inesquecível de alegria! 


Um xicoração de todos os amigos e camarada da Guiné que se juntam sob este sagrado, fraterno, centenário, frondoso, protetor, mágico poilão da Tabanca Grande! (LG)

Foto: © Luís Graça (2009). Todos os direitos reservados
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 3 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8985: Parabéns a você (332): Ten Gen Pilav António Martins de Matos, ex-Ten Pilav (BA 12, Bissalanca, 1972/74)

17 comentários:

Luís Dias disse...

D. Irene Fleming

Excelsa Senhora

Parabéns por este seu maravilhoso aniversário. Que este dia seja para si e para os seus familiares e amigos um dia inesquecível.
Permita-me que a trate também por mãe, até porque muito recentemente perdi a minha, para lhe dizer que o meu coração ficou feliz por saber que há uma família que, de certeza, irá estar em regozijo, a comemorar com alegria esta inesquecível data, porque a sua matriarca - a mãe - alcança hoje uma idade nobre.
Aproveito a oportunidade para lhe desejar muita saúde e muitas felicidades, extensíveis aos seus familiares e a todos que a irão acompanhar num brinde muito especial.
Um bem haja e um abraço de muito carinho.
Luís Dias

Anónimo disse...

Parabens Dª.Irene Fleming
Se o Virgínio Briote, que tenho o privilégio de conhecer graças ao nosso Blog a trata por Mãe, com a com aquela delicadeza e nobreza com que, de resto que lhe são peculiares, tenho o maior prazer em juntar-me na celebração do seu centésimo aniversário.
As minhas felicitações seguem de Alcobaça, onde julgo que tem ainda familiares(o advogado Fleming de Olveira).
Votos de um dia muito feliz, tudo de bom para si e um grande abraço para o Virgínio Briote.
JERO

Joaquim Mexia Alves disse...

Senhora Dona Irene

Os meus parabéns pelos seus 100 anos e que mantenha esse sorriso doce que encanta quem de si se aproxima.

E parabéns à família, especialmente ao Virginio Briote.

Gosto desse tratamento por mãe, que também se dedica às sogras e aos sogros.

Sempre os tratei assim, e sempre me incomodaram as "estafadas graçolas" sobre os sogros.

As relações entre pessoas têm sempre e são sempre resultado, de dois sentidos, e se não resultam, nunca são apenas culpa de um lado, mas dos dois lados.

Perdoem-me este desabafo.

Um dia muito feliz na companhia dos seus familiares e amigos, Senhora Dona Irene

Anónimo disse...

Para esta Senhora que tive o prazer de conhecer no IV encontro da Tabanca Grande,aqui fica um abraço de parabéns, meu e de minha mulher.
BSardinha

Torcato Mendonca disse...

Senhora Dona Irene Fleming

Os meus Parabéns por este seu Aniversário. Se me o permite, um Aniversário Especial.
Um Dia Feliz passado junto da Família.

Tive o prazer de a conhecer num dos almoços do blogue. Envio também os meus Parabéns a Sua Filha e ao meu Amigo Virgínio.

Respeitosamente,
Torcato

Carlos Vinhal disse...

Eu e a Dina conhecemos a senhora dona Irene há alguns anos num almoço na Casa Teresa, em Matosinhos. Almoçámos num suposto 1.º andar servido por umas escadas desnormalizadas bem difíceis de subir. Quando o Virgínio me disse que tinha es posa e a sogra, esta com mais de 90 anos, à espera no carro, fiz-lhe ver que a senhora só a muito custo e ajudada poderia ir lá para cima. Nisto vejo chegar duas bonitas senhoras, a dona Irene e a filha Maria Irene (esposa do Virgínio) que normalmente se dirigiram às escadas e as subiram. O resto da surpresa veio depois, porque a conversa decorreu tão normal como se à mesa estivessem 5 pessoas com 50 e poucos anos.
Mais tarde, de novo surpreso fiquei quando o Virgínio resolveu levar a senhora sua sogra ao nosso convívio. Pensei, como ia a senhora aguentar tantas horas de barulho e confusão. A foto hoje publicada diz tudo. A senhora dona Irene esteve bem presente, atenta e disponível para dispensar uma palavra e um sorriso a quem se lhe dirigiu.
Neste dia ímpar para a centenária aniversariante aqui fica um beijinho da Dina e do Carlos.
Para quando o próximo almoço?

Hélder Valério disse...

Exma. Senhora D.ª Irene

Esta foi uma boa surpresa que o Luís Graça em boa hora resolveu apresentar-nos, a si, a homenageada, e a todos nós, os que aqui vimos e usufruimos da amizade que 'escorre' deste espaço.

Pois então, que este seu centenário, certamente festivamente comemorado por todos os familiares, seja para nós também um marco de esperança, um exemplo.

Muitos parabéns e, se me for permitido, um beijinho.

Hélder Sousa

Luís Graça disse...

São bons exemplos, estes, os que nos vêm da Maria Irene e do Virgínio Briote: ir de Lisboa ao Porto para ir cantar os parabéns à senhora sua mãe que hoje faz cem aninhos… E muito antes disso, cuidar dela e levá-la aos nossos convívios… São exemplos que devem ser enaltecidos, sobretudo hoje em que há uma tremenda crise na família europeia e portuguesa… por muitas e variadas razões, complexas, que não cabe aqui sequer seriar… Muitos de nós, sobretudo os que nasceram no interior, fora de Lisboa, ainda conheceram a família extensa, em que coabitavam 3 gerações (avós, pais e filhos)… Hoje vivemos em famílias nucleares e cada vez mais monoparentais e até unipessoais (a família reduzida a uma pessoa), ou recompostas… O culto dos “mais velhos” perdeu-se na nossa sociedade, de forma que quando vemos exemplos de famílias como a da Maria Irene e do Virgínio Briote, ficamos mais reconciliados com a nossa gente e o nosso país… Também há dois meses fui celebrar os 100 anos do pai da Alice, juntamente com boa parte do clã (nem todos puderam vir, claro)… O José Carneiro faria 100 se fosse vivo… Mesmo assim a ocasião foi de celebração (na igreja, no cemitério, e à mesa)… E eu próprio, que não sou crente, fiz as orações que os filhos, os netos e os bisnetos disseram na Capela de Nossa Senhora do Socorro.

http://anossaquintadecandoz.blogspot.com/
2011/09/in-memoriam-nosso-pai-avo-e-bisavo-jose.html

Jose Marcelino Martins disse...

Querida D. Irene

EWm meu nome pessoal e da minha mulher Manuela, queremos, neste dia, enviar-lhe, se nos permite, um grande abraço de parabéns e desejar que este dia se venha a repetir por largos anos.

Foi com um grande prazer que partilhamos da sua mesa, no encontro que a foto documenta.

Claro que para a Irene e o Virginio vai, também, o nosso grande abraço

Sotnaspa disse...

Dona Irene

Conheci a senhora pela mão do seu Filho/Genro Briote, no primeiro convivio desta "tropa" que a senhora faz o favor de aturar. Neste dia feliz para todos nós, no meu caso por ter o privilégio de a conhecer e no seu caso que tenha um dia com tudo de bom, junto de todos os seus queridos.
Receba um beijinho de parabens da minha Graciela e do.

ASantos

Anónimo disse...

Para a D. Irene

Hoje irão os melhores desejos para que este dia, seja vivido pleno de amor e felicidade junto de quantos lhe são queridos.

Parabéns!

Mário Fitas

António Tavares disse...

D. Irene Fleming

PARABÉNS.EXCELENTE DIA ANIVERSÁRIO NA COMPANHIA DA FAMÍLIA FLEMING (QUE CONHEÇO) E AMIGOS.SAÚDE.FELICIDADES.OS MEUS CUMPRIMENTOS.

manuelmaia disse...

verifiSenhora Dona Irene Fleming,

Embora não nos conheçamos, gostaria de lhe endereçar os meus cumprimentos e votos de parabéns pelo marco que acaba de atingir.
Ser centenário,implica ter passado e conhecido as mais díspares situações neste país que adoptou vinda que foi da Escócia,faz tempo.
Sendo matriarca de uma família que presumo ser numerosa,dadas as ramificações pela Guiné,Lisboa e Alcobaça,pelo menos,creio que será também familiar de um Fleming que estudou comigo no Liceu D.Manuel II ,ou então no Colégio Universal,facto que aconteceu quase há cinquenta anos.
Parabéns extensivos ao Virgínio e esposa pelo prazer e orgulho enormes que sentem neste seu exemplo de longevidade do laço que vos une.
Para o ano da capicua,prometo solenemente que lhe endereçarei os parabéns no dia correcto.
Parabéns.

Anónimo disse...

Parabéns D. Irene Fleming

Minha querida Senhora É uma marca histórica os seus 100 anos.
A minha mãe também hoje faz 88 anos, ainda está atrazada para os 100.
Feliz Aniversário. Parabéns
Um Abraço Carinhoso
Luís Borrega

Anónimo disse...

Parabéns D. Irene Fleming

Minha querida Senhora É uma marca histórica os seus 100 anos.
A minha mãe também hoje faz 88 anos, ainda está atrazada para os 100.
Feliz Aniversário. Parabéns
Um Abraço Carinhoso
Luís Borrega

Anónimo disse...

O nosso regresso do Porto foi marcado pela surpresa que os Amigos do blogue fizeram, ao endereçarem os parabéns à minha Mãe pelo seu 100º aniversário. Ela ficou muito sensibilizada e a todos agradecemos tão amáveis palavras. Até um próximo encontro.
Um abraço da Maria Irene

Anónimo disse...

Mensagem de 8/11/2011, do VB_

Caro Luís,

Agradeço, em meu nome pessoal, as amáveis palavras que escreveste à minha Sogra, aquando do seu 100º Aniversário. Ela ficou surpreendida e muito sensibilizada.
Muito obrigado.


Abraço do vbriote