quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8779: Camaradas da diáspora (6): O nova-iorquino João Crisóstomo, português, cidadão do mundo, em Lisboa, no aeroporto a caminho de Paris... com vontade de conhecer mais camaradas da Tabanca Grande

1. Mensagem do nosso camarada, a viver em Nova Iorque,  João Crisóstomo [, foto à direita,],  que nos chegou ao conhecimento por intermédio do Beja Santos:



De: João Crisóstomo [mailto:crisostomo.joao2@gmail.com]
Enviada: domingo, 4 de Setembro de 2011 16:16
Para: Beja Santos
Assunto: Encontro?


Caríssimo Beja Santos,

Chego a Portugal dia 7 de Setembro. Não sei  qual é - nem posso programar ainda -  a minha agenda pois esta vai estar condicionada pelos ditames e exigências do meu dentista...  (E quero tirar uns dias para ir a Paris, onde tenho amigos que não vejo há quarenta anos).

Não sei se vou ter  fácil acesso ou não à Internet.  Tentarei o teu telefone para nos pormos em contacto. O meu celular em Portugal é o mesmo [...]. Gostaria muito  de te ver e custar-me-ia que tal não sucedesse. E gostava muito de conhecer o Luís Graça (e possivelmente outros que comungam connosco desta nostalgia da Guiné).

Eu até pensei que se fosse possível podíamos agendar um  encontro simples (com almoço ou não, mas se for o caso cada um paga o seu, para não se tornar pesado para ninguém.).  Diz algo, sim? Ou ...pega e não ignores o telefone, especialmente o telemóvel...

Abraço  grande
João

2. Comentário de L.G.:


Tanto como o Mário como eu manifestámos, ao João, de imediato, o nosso interesse em nos encontrarmos, pelo menos os três. Mais difícil foi depois acertar os ponteiros do relógio. No meu caso, por compromissos profissionais, relacionados com a seleção de candidatos aos cursos da ENSP/UNL onde trabalho: tenho estado ocupado toda esta semana.


Acabei por falar hoje ao João (mas também ontem, por breves instantes) e dizer-lhe quanto gostaria de o conhecer pessoalmente. Ele estava já no aeroporto, esta manhã, pronto para embarcar para Paris. Regressa daqui a dias, e  ainda cá fica algum tempito antes de regressar à sua tabanca pequena, que é Nova Iorque. Mas sempre com a agenda cheia... Ainda vamos ver se é desta que a gente se conhece ao vivo, antes de eu ir para a faca, dia 27...

O João (que é membro da nossa Tabanca Grande) costuma vir a Portugal uma vez por ano. Se não for desta, será para o próximo ano,  seguramente, que a gente se vai encontrar. De qualquer modo, estou-lhe grato pelo seu interesse em querer conhecer-me pessoalmente. Ao telefone, manifestou-me a sua alegria por ter estado com o Mário, camarada, não do seu tempo, mas da região do Cuor (por onde ele andou entre 1965 e 1967). Foi pena eu não ter podido ir ao encontro de ontem. Ficam a intenção e a camaradagem entre homens que têm como traço de união a Guiné e o nosso blogue. Um alfa bravo, muito afetuoso, para o João e o Mário.

[ Texto processado em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico]
______________

Nota do editor:

Vd. postes desta série:

 
18 de Março de 2010 > Guiné 63/74: P6013: Camaradas na diáspora (1): João Crisóstomo, ex-Alf Mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), militante de causas nobres, a viver em Nova Iorque.

(...) O João Crisóstomo é um português das Arábias....Um dos muitos camaradas nossos que, depois do regresso da guerra, se fez à vida, e quis conhecer o mundo, largo e farto...Que na casa materna, a nossa Pátria, não cabiam todos...ou só cabiam alguns. A história, invulgar, deste nosso camarada, vim a descobri-la na Net... Confirma-se que é um militante de causas nobres (Gravuras Rupestres de Foz Coa, Memória de Aristides Sousa Mendes, autodeterminação de Timor Leste e do Sara Ocidental). (...)

29 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6659: Camaradas na diáspora (2): Na morte do Luís Zagallo, (João Crisóstomo, Nova Iorque)
.

22 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7488: Camaradas na diáspora (3): O lusoamericano Franklin Galina, aliás, ex-Fur Mil Franklin, Pel Mort 4575 (Bambadinca, Julho de 1972 / Agosto de 1974). 

17 de Janeiro de 2011> Guiné 63/74 - P7626: Camaradas na diáspora (4): José (ou Joe) Ribeiro, natural de Leiria, a viver em Toronto, Canadá, há mais de 35 anos: Sold Inf , 4º Gr Comb, CCAÇ 3307/BCAÇ 3833 (Pelundo, Jolmete, Ilha de Jete, 1970/72). 

20 de Janeiro de 2011 >Guiné 63/74 - P7646: Camaradas da diáspora (5): José Oliveira Marques, condutor de White, ERC 2640 (Bafatá e Piche, 1969/71), a viver em Estrasburgo, França.

Sem comentários: