quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8754: O Pel Rec Daimler 2208 em Mansabá (Ernestino Caniço)

1. Mensagem do nosso camarada Ernestino Caniço* (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá, Mansoa e Bissau, 1970/71), com data de 6 de Setembro de 2011:

Caros camarigos
Volto à liça para escrever um breve historial do meu Pelotão, desta vez com fotografias.

Antes porém, gostaria de referir que tive conhecimento do blogue através do nosso camarigo Manuel Traquina, no exercício da minha atividade profissional. Após algumas trocas de impressões sobre a Guiné, ofertou-me, autografado, o seu livro “Os tempos de Guerra”.

Para ti camarigo Manuel, aqui fica publicamente o meu agradecimento e um grande abraço.


O PEL REC DAIMLER 2208 EM MANSABÁ

O Pelotão de Reconhecimento Daimler 2208, teve como unidade mobilizadora o Regimento de Cavalaria N.º 6 – Porto.

Iniciou a sua organização e instrução em 1969NOV17.

Deixou o RC6 na noite de 1970JAN30, para embarcar no dia seguinte no T/T “Uige” com destino à Guiné.

Desembarcou em Bissau em 1970FEV06, tendo seguido para Mansoa e Mansabá, ficando nesta 3 Autometralhadoras juntamente com o Comando do Pelotão e naquela 2 Autometralhadoras.

Chegado a Mansabá, o Pelotão ficou adido à CCaç 2403, comandada pelo ex-Cap Carreto Maia.

Tendo ido para Mansoa cerca de quatro meses depois, não tenho fotos do tempo da CART 2732.

Do pouco tempo que estive em Mansabá, registo ainda um pequeno apontamento:
O Major Pereira da Silva, da Ação Psicológica, esteve no Quartel em vésperas do ocorrido massacre. Recordo ainda que vagamente a sua presença, retendo-o na memória como conversador nato e empatia manifesta. Da conversação havida nessa noite, retive ainda a sua referência ao livro que estaria a ler e que se intitulava “O despertar dos mares”.

Mais uma nota para dizer que o ex-Cap Carreto Maia, aquando da minha saída de Mansabá, me ofereceu a sua viola, enfatizando o meu quase permanente e oportuno (segundo ele) bom humor. 40 anos depois, uma vez mais registo a atitude simpática.

Um abraço e até à próxima
Ernestino Caniço


Foto 1 - 0s 10 Comandantes dos Pelotões Daimler, no "Uige"

Foto 2 – passando por Safim

Foto 3 – passando por Nhacra (onde estava o ex-Cap. Tomé)

Foto 4 – Com os “rapazes” do meu Pelotão em Mansabá

Foto 5 – ex-Alf. Amaral, ex-Cap. Carreto Maia, ex-Alf. Rodrigues, ex-Alf. Casquinha e eu próprio.

Foto 6 - Com os ex-Alferes: Tavares, Casquinha e Amaral

Foto 7 -Oficial de Dia em Mansabá

Foto 8 – ex-Alferes: de Artilharia (não me recordo o nome), Caria, Casquinha, Amaral e Rodrigues.

Foto 9 - Com o ex-Alferes Rodrigues no Bironque

Foto 10 – A alegria dos garotos

Foto 11 – Flagelação a Mansabá em 1970MAR19 (?)

Foto 12 – Dia de mercado no Quartel de Mansabá

Foto 13 – Junto ao Obus 10,5

Foto 14 – No heli para a posteridade

Foto – 15 Em traje muçulmano com o ex-Alf.Tavares

Foto 16 – Junto ao bar
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 25 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8601: Era uma vez ... (Ernestino Caniço) (1): De burro a cavalão, ontem, em Mafra; hoje, médico de família, em Tomar...

8 comentários:

Anónimo disse...

O primeiro "rapaz" da fila de baixo a contar da esquerda sou eu, 1º Cabo 06842969, Carlos Alberto Pinto. No meu album de fotografias tenho lá uma igual!! Um abraço aos camaradas.

Cesar Dias disse...

Olá Caniço

Na foto 4 reconheço o da direita em baixo, mas nem por sombras me recordo do nome, será que te recordas? ou o Carlos Pinto?.
Agora faltam as fotos de Mansoa, fico á espera.
Um abraço
César Dias

Antonio Nobre disse...

Olá Ernestino
Nas diversas fotos que incluis é referido diversas vezes o Alferes Casquinha. Curiosamente esse Alferes fez parte da minha Companhia , concrectamente a C.CAÇ 2464 que acabou a comissão em Binar( Dezembro de 1970) Será que é o mesmo "jovem"? Não percebo porque a tua companhia era outra. O Casquinha que aqui refiro, salvo erro era natural da zona de Vila Franca de Xira. Não mais o vi porquanto nunca foi aos almoços da malta.Se puderes dizer algo agradeço. Cumprimentos Antonio Nobre

Anónimo disse...

Olá camarigos
Ao Carlos Alberto: É um prazer ter notícias de um dos excelentes "rapazes". Para já estamos vivos. Um abraço para ti.
Ao César: Parece que nos vamos encontrar em breve. Não me recordo do nome do camarada,talvez o Carlos se lembre. As fotos de Mansoa ficam para outra oportunidade, se as conseguir repescar.
Ao António Nobre:O casquinha da foto é de facto de Vila Franca de Xira. Sei através de familiares que ele estava lá estava há poucos anos. Eu não pertencia à Companhia CCaç 2403 (da qual fazia parte o Casquinha), substituída pela CArt 2732), apenas estava adido, porque os pelotões Daimler eram independentes.
Para todos um abraço
Ernestino Caniço

Anónimo disse...

Por imprecisão no teclado saíu Casquinha com letra pequena no comentário anterior.
As minhas desculpas.
Ernestino Caniço

Carlos Alberto Pinto disse...

Aos Camaradas,
Em referência à pergunta sobre a Foto 4 enviada pelo ex. Alferes Caniço, “de conhecer o 3º camarada da fila de baixo”, o nome completo não me recordo mas é Domingos e salvo erro é de Olhão:
Aliás o grupo da foto é composto de 1º da fila de cima da esquerda para a direita por Rui Cabrita do Nascimento que é Algarvio, 2º Alferes Caniço de Fazendas de Almeirim, 3º António Proença cond. Auto, da Covilhã ou da Guarda (já me falha a memoria), o 4º Galrrito Potra é Alentejano, em baixo pela mesma ordem 5º sou eu Carlos Alberto Pinto sou Beirão 6º é o Vítor que é de Setúbal e o7º é o Domingos de Olhão;
Por hoje me despeço com um grande Abraço aos Camaradas e um até sempre Carlos Pinto

Anónimo disse...

Olá Carlos Alberto
Que grande memória, ainda te lembras que eu sou de Fazendas de Almeirim. Segundo consta no resumo descritivo da história do Pel. Rec Daimler 2208, que eu elaborei no fim da comissão e do qual tenho um exemplar, o nome completo do Domingos será: Manuel Domingos Fernandes.
Se pretenderes uma cópia do dito exemplar, é só dizeres o endereço postal ou eletrónico.
Aí vai outro abraço
Ernestino Caniço

Anónimo disse...

Camarada Caniço

Agradeço a oferta e assim, quando puder, envie-me a cópia do resumo descritivo para que possa guardar mais essa memória da nossa passagem por terras de ultramar.
Carlos Pinto: carlosjesuspinto@iol.pt