quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8753: Em busca de ... (173): Domingos Tonelo Gonçalves, ex-1.º Cabo do Pel Caç Nat 63, procura o Fur Mil Loureiro e restantes camaradas de Pelotão

1. Mensagem do dia 6 de Setembro de 2011 de André Gonçalo, filho do nosso camarada Domingos Tonelo Gonçalves que foi 1.º Cabo no Pel Caç Nat 63:

Boa noite Sr. Luís Graça.
Antes de mais, muitos parabéns pelo site dedicado à Guerra do Ultramar!

O meu nome é André Gonçalo, tenho 24 anos e resido na Aroeira, Almada.
O meu pai, Domingos Tonelo Gonçalo, combateu na Guiné fazendo parte do Pel Caç Nat 63, comandado pelo Alf Mil Pires. Cumpriu a sua comissão entre Junho de 1972 e Maio de 1974. Durante bastante tempo tentou procurar ex-camaradas mas, na maior parte do tempo foi em vão.

Ele procura um ex-furriel Loureiro com quem esteve no Pelotão e respectivos camaradas.

Tendo em conta que não domino nem os termos nem, digamos, a vivência que o Sr. Luís Graça possuí, pergunto-lhe (se não for incómodo) se tem alguma sugestão para eu começar a procurar pela pessoa em questão ou outras tantas que tenham pertencido ao grupo do meu pai?

Provavelmente é um pouco prematuro da minha parte estar a perguntar-lhe isto.

Caso o seja, as minhas mais encarecidas desculpas. Não pretendo de modo algum roubar parte do seu tempo, mas isto para o meu pai representa muito e esta é a única maneira pela qual posso começar a tentar ajudar.

Sem outro assunto de momento,
Com os melhores cumprimentos
André Gonçalo
andre.beirao@gmail.com


2. Comentário de CV:

Caro André, esteja descansado porque não está a incomodar.
Luís Graça, o Editor do nosso Blogue, já contactou o nosso camarada ex-Alf Mil Jorge Cabral, que foi Comandante do Pel Caç Nat 63 entre 1969 e 1971, que não sendo do teu de seu pai, vai envidar esforços no sentido de o poder ajudar.
É propósito do nosso camarada Jorge Cabral reunir todos os elementos que passaram pelo seu Pelotão desde a sua formação, 1968, até à extinção em 1974.

Um elemento importante em falta é o período em que o seu pai esteve ao serviço do Pel Caç Nat 63. Se ele se lembrar, por favor, faça-nos chegar esse elemento.

Se tivermos alguma notícia relevante fá-la-emos chegar até si. Pode acontecer que algum dos camaradas, nossos leitores, possam dar alguma pista.

Receba os nossos cumprimentos e os parabéns pela iniciativa que teve em ajudar o seu pai.
Faça chegar até ele um fraterno abraço em nome dos camaradas desta tertúlia.
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

- Emblema do Pel Caç Nat 63 da colecção do nosso camarada Carlos Coutinho

Vd. último poste da série de 12 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8661: Em busca de ... (173): Meu Pai, José António Pires, natural do concelho de Estremoz, que pertenceu ao BCAV 490 (Bissau, Como e Farim, 1963/65) e cujo paradeiro desconheço desde 1973 (Rui Manuel Pires dos Santos, Espanha)

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber en que época, o pai do signatário deste post,prestou serviço militar no pel caç nat 63.Como sabem os administradores deste blog, estive no pelotão co o ex-alferes Jorge Cabral, entre 1969e1971 posteriormente,muito pouco tempo,com o ex-alferes Coelho.Nunca ouvi falar no ex alferes Loureiro.
Um abraço
António Branquinho( ex furriel mil,)

Hélder Valério disse...

Caro Branquinho, a referência ao "Loureiro" indica ser ex-Furriel e não ex-Alferes...

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro Helder Valério,os meus agradecimentos,pela correção.
Um abraço
António Branquinho

Anónimo disse...

Muito bom dia a todos.
Desde já um pedido de desculpa por não ter respondido antes à questão levantada.
Faço referência à correcção que o Sr. Hélder Valério fez, está correcto, foi falha minha, o meu pai referia-se a Ex-Furriel e não Ex-Alferes, conforme corrigiu e muito bem. Muito obrigado!
Respondendo ao Sr. António Branquinho, o meu pai esteve em Bambabinca e era considerado (segundo as palavras dele) como "livre" durante Junho de 72 até Maio de 74.
Espero que estes dados ajudem em algo.
Um forte abraço a ambos.
André Gonçalo