sexta-feira, 1 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8495: Os nossos médicos (32): Fotos do Serviço de Saúde do BCAÇ 2845 (Albino Silva)

1. Mensagem do nosso camarada Albino Silva* (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), com data de 15 de Junho de 2011:

Camarigo Carlos Vinhal.
Como na semana se tem falado de médicos, daqueles nossos médicos da Guiné, manifesto aqui grande alegria por termos agora na nossa Tabanca o Dr. Pardete Ferreira, grande médico que conheci na Guiné, mais exatamente em Teixeira Pinto.

Através das mensagens dele aqui na Tabanca, fiquei igualmente satisfeito em falar no nome do Prof. Dr. Maymone Martins, pois era o meu Chefe na Enfermaria, e ao serviço do BCaç 2845.

Assim, e para que alguém possa recordar esse médico, envio estas fotos, pois são bem do nosso tempo.

Havia ainda o Dr. Máximino Vaz Cunha, actualmente a exercer funções no Hospital de Chaves.
Numa das fotos estão os dois médicos na Enfermaria em Teixeira Pinto, juntamente com o pessoal do S.S. e alguns civis, foto esta tirada no dia de apresentação e tomada de posse da Enfermaria.

Noutra foto está o Dr. Maymone Martins com o pessoal do S. Saúde que iria manter-se até final da comissão.
Outra foto onde está o Comandante na altura,Ten Cor Aristides Américo de Araújo Pinheiro, e claro, eu.
Por fim o Dr. Maymone Martins, que sempre que pode lá vem aos nossos Convívios da CCS.

Aproveito para desejar a todos os tertulianos, um excelente fim de semana inclusivamente para os Chefes de Tabanca e Régulos, e de forma particular a ti, que só te dou trabalho.

Albino Silva





____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 17 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8435: Convívios (347): Almoço/Convívio dos ex-combatentes de Fão, no dia 10 de Junho de 2011 (Albino Silva)

Vd. último poste da série de 30 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8491: Os nossos médicos (31): HM241: Pessoal médico do meu tempo por especialidades (J. Pardete Ferreira)

3 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Repito aqui o comentário que coloquei noutro lado sobre os nossos médicos.

Ora bem, o Prof Doutor Pereira Coelho, para os amigos Mané Pereira Coelho é um homem de eleição. um grande homem e um grande médico.

É conhecido por ser o "pai" do "bébe proveta" em Portugal.

Conheço-o bem embora já alguns anos o não veja, com grande pena minha.

O Azevedo não lhe fica atrás em grandeza de alma e dignidade, como homem e como médico, como aliás eu já tinha afirmado.

Já gora e porque noutros postes se fala dele o Dr. Moreira Figueiredo, assentou a sua vida em Leiria, tendo-o eu conhecido muito bem.

Para além da sua carreira médica dedicou-se muito às artes e cultura na cidade do Liz.

Acrescento então que o Prof. Maymone Martins está, (estava?), no Hospital de Santa Cruz.

Julgo que está mais dedicado à cardilogia pediátrica, pois foi quem tratou o meu filho André, quando era ainda criança, e tinha um "sopro cardiaco".

É um homem que apenas conheci nessa altura, mas de uma simpatia e competência extremas, pelo que lhe estou muito agradecido.

Foi-me indicado por um primo meu, Dr. Francisco Machado, (naquela altura chefe da hemodinâmica no Hospital de Santa Cruz, salvo o erro), e que curiosamente foi Comando em Angola.

Entramos para Mafra no mesmo dia, tendo-nos separado em Lamego, pois ele foi para os Comandos e eu para os Rangers.

Um abraço a todos

Manuel Carvalho disse...

Ó Albino o Avelino e o Cruz não foram transferidos para a 2366 de Jolmete?
Tenho essa ideia . O Cruz se é quem eu penso entregava a bolsa de enfermagem a um carregador e era um grande operacional
aparecia sempre onde era preciso dispaar.

Um grande abraço para ti

Mahuel Carvalho
C Caç 2366 JOLMETE

Albino Silva disse...

Ó Grande Manuel Carvalho
É claro que o Cruz era da 2366 e o Avelino também, mas só que aqui nesta foto e quando foi tirada a tua Companhia 2366, ainda estava em Teixeira Pinto, pois sabes que estives-te lá um mês.
Quanto ao Cruz era destemido e sempre pronto para tudo, mas fazia a vida negra a quem não gostava.
Um Grande Abraço
Albino Silva