sábado, 21 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8308: Tabanca Grande (285): Ernestino Caniço, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Rec Daimler 2208 (Mansabá, Mansoa e Bissau, 1970/71)

1. Mensagem de Ernestino Caniço, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá, Mansoa e Bissau, 1970/72:

Caro Luis Graça
Ao ter conhecimento do VI Encontro da Tabanca Grande em 2011/06/04 e sendo antigo combatente da Guiné, venho propor a minha inscrição para o mesmo, não sendo necessário alojamento.

Espero abraçar alguns camaradas que recordo e que já se encontram inscritos, bem como outros que terei oportunidade de conhecer.

Nascido em 1944/12/01 em Almeirim, com a especialidade de Carros de Combate M47, tirada na Escola Prática de Cavalaria em Santarém.

Ex-Alferes Miliciano, Comandante do Pel Rec Daimler 2208, chegado a Bissau em FEV70. Segui para Mansabá onde fiquei cerca de quatro meses com metade do pelotão e adido à CCaç 2403 comandada pelo Capitão Carreto Maia e posteriormente à Cart 2732. Daí recordo o Carlos Vinhal (entre outros).

Mais tarde fui para Mansoa onde fiquei cerca de seis meses com a outra metade do Pelotão, dependente do BCAÇ 2885.

Findo esse período foi desativado o Pelotão, tendo ficado colocado na Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica em Bissau, até ao meu regresso em DEZ71.

Logo que oportuno voltarei ao contacto.

Um abraço
Ernestino Caniço


Mansoa > As velhinhas máquinas do Pel Rec Daimler 2208 do Alf Mil Ernestino Caniço.
Foto do ex-Alf Mil Sapador Montezuma da CCS/BCAÇ 2885


2. Comentário de CV:

Caro Ernestino Carriço, muito obrigado por quereres participar no nosso VI Encontro da Tertúlia da Tabanca Grande, fazendo-o já na qualidade de tertuliano.

Uma vez apresentado, esperamos de ti alguma colaboração, contando as tuas memórias enquanto CMDT do Pel Rec Daimler 2208 e enquanto colocado em Bissau na Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica.

Todos os testemunhos e fotografias são necessários, e para variar, daqueles que viram a guerra na perspectiva diferente da dos infantes que palmilharam aquela terra vermelha pejada de armadilhas feitas pelo homem e pela natureza. Pela foto acima verificamos que ninguém estava a salvo até porque as Daimlers eram mesmo inapropriadas para aquelas picadas e para as minas AC que as enxameavam.

Com a vinda, mais tarde, das Panhards, a situação melhorou um pouco até porque estavam melhor armadas e já metiam mais respeito aos nossos contendores. De qualquer modo, Daimlers ou Panhards sempre davam mais confiança quando iam na frente e/ou retaguarda das colunas auto.

Pelas tuas contas, suponho que estiveste em Mansabá até Maio ou Junho de 1970. O Cap Carreto Maia deixou-nos em Junho por ter terminado a sua comissão de serviço, por ventura mais ou menos quando tu foste para Mansoa.
Não tenho ideia do pessoal do Pel Rec Daimler 2208 e 2209, porque trabalhei a tempo inteiro na Secretaria de Comando até ao mês de Outubro de 1970, quando morreu o Alferes Couto. Não sei se te lembras dele. Era "bastante mais velho" do que nós porque tinha ultrapassado já os 30 anos. Curiosamente não tenho nenhuma foto dele. 

Se tens alguma ideia de mim é por me veres a trabalhar na Secretaria junto do Sargento Rita, responsável pela Companhia, e do Cabo Duarte.

Resta-me o envio do tradicional abraço de boas vindas em nome da tertúlia e dos editores, e a certeza de um abraço a sério daqui a dias em Monte Real.

O teu camarada de Mansabá
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 17 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8285: Tabanca Grande (284): Manuel José Moreira de Castro, Soldado da CCAÇ 2315/BCAÇ 2835 (Guiné, 1968/69)

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ernestino Caniço, novo Camarigo

É com imenso prazer que te dou também as Boas Vindas a esta Tabanca Grande e que a partir de agora, sentado sob este enorme Poilão, vás contando algumas das tuas recordações.
Convivemos naquele quartel, mas a minha "RAM", está tão "velha" ou preguiçosa que por mais que olhe para a tua foto de "menino e moço" como Alf Mil, não me dá qualquer ideia.
Fui Cmdt da CCaç 2589 do BCaç 2885, desde os finais de FEV70 até ao fim (FEV71) da comissão desse BCaç.

Há muito que esperava por mais alguém daquele tempo para contar as suas "aventuras", já que nem o camarigo César Dias avança com as suas memórias, a não ser com as boas fotografias que possui. E esta das Daimler´s, vou guardar, mas com a idicação do autor.

Aquele abraço do mansoanca
Jorge Picado

Anónimo disse...

Uma correcção a uma gralha.
no final onde está "idicação", é lógico qie se trata de "indicação".
JP

Cesar Dias disse...

Camarigo Caniço

Bem vindo á tabanca, é sempre bom vêr chegar mais um contemporâneo, mas tal como o Jorge Picado pelas fotos não ía lá, ainda se fosse uma de fato de trabalho....agora com farda nº1 não dá mesmo. No entanto esse nome ficou-me na memória, o Alf Caniço, mas é só.Já agora , aproveito para rectificar, a foto que enviei ao Carlos Vinhal, não é da minha autoria , mas do comandante do meu pelotão o Alf Montezuma, que possivelmente te recordarás. Ao Jorge Picado digo que estás á vontade com a foto, pois o Montezuma deu-me luz verde nesse aspecto.
Um grande abraço Caniço e vê se tens melhor memória que a minha.

César Dias
Ex Furriel Milic Sapador
BCAÇ 2885

Anónimo disse...

Olá Caniço:
Se bem me recordo :ERNESTINO POMBAS CANIÇO, que teve a mulher com ele em Mansoa (estudante de medicina como a minha então) a Isabel.
Acabaste medicina? E a Isabel?
Sou o Nabais , Ex Alf CCS, e dávamo-nos de algum modo.
(o meu mail: nabais.luis@gmail.com)
Abraço
Luis Nabais

Anónimo disse...

Caniço, mais uma achega:
Quando em Mansoa, as nossas mulheres, ainda lá, trocaram alguns livros de medicina.
Depois, já por cá, vocês foram um dia a casa dos meus pais ao Restelo,(onde fiquei a morar durante uns tempos), buscar uns livros de medicina,que tinham ficado em nosso poder.Lembras-te?
Depois perdi-te o rasto completamente,supondo que terias ido para o Ribatejo, e tenhas acabado o curso.
Abraço de novo
Luis Nabais

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Ernestino Caniço

Saúdo a tua decisão de te juntares a este grupo que teima em não deixar perder-se a memória dos tempos da sua juventude vivida em terras de África.

Acho que vais gostar, como acontece com quase todos os que por cá estão. Às vezes aparece uma ou outra turbulência, uma ou outra discussão mais 'acalorada' em torno de assuntos diversos, mas o que prevalece é o que nos une em detrimento do que nos pode eventualmente separar.

Pois então, que sejas bem vindo!

Abraço
Hélder S.