domingo, 15 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8279: In Memoriam (78): Teresa Reis (1947-2011), companheira de uma vida do nosso querido Humberto Reis: vamos dizer-lhe adeus, 2ª feira, 16, às 13h30 (na casa mortuária da Igreja Paroquial da Buraca) e às 14h30 no cemitério municipal da Amadora



Leiria > Monte Real >26 de Junho de 2010 > V Encontro Nacional da Tabanca Grande > O casal Humberto e Teresa Reis... Mesmo com os seus problemas de saúde, a Teresa fazia questão de comparecer aos nossos convívios e encontros... O primeiro foi na Ameira, em 14 de Outubro de 2006...



Cascais, Alcabideche, Cabreiro > 28 de Abril de 2011 > Almoço-convívio da Tabanca da Linha.  À mesa, duas queridas companheiras, a Gina, mulher do António Marques, e  a saudosa Teresa, esposa do Humberto Reis... Recorde-se que ambos, o António e o Humberto,  foram furriéis da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71).



Almoço-convívio da Tabanca da Linha > 10 de Dezembro de 2010> A Teresa, à mesa com a Gina e a Giselda... Foto enviada pelo Miguel Pessoa. 


Fotos: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


1. A notícia chegou-nos, brutal, por mensagem de telemóvel do Jorge Cabral, sábado à noite: a Teresa do Humberto acabara de falecer, umas horas antes, a meio da tarde... Assim, de repente, enquanto o Humberto, eterno romântico, o mais discreto dos românticos que eu conheci, tinha ido à rua comprar um ramo de flores, disse-me hoje de manhã o Tony Levezinho...

A morte, deusa cruel, decidira pôr fim à vida da nossa companheira Teresa... Companheira de uma vida do Humberto Reis, um dos camaradas da primeira hora da nossa aventura bloguística... 

Ainda há dias o casal tinha comparecido, em 28 de Abril, ao último almoço-convívio da Tabanca da Linha. Estava, além disso, inscrito para o nosso VI Encontro Nacional, a realizar em Monte Real, a 4 de Junho. A Teresa adorava conviver, tinha bom gosto, viajava com frequência, e sempre contou, a seu lado, com um companheiro que lhe foi de um dedicação espantosa. 

A sua morte deixa destroçada toda uma família, incluindo as duas filhas do Humberto (a Carla, de 34 anos, mãe de um meninto de 7 anos que era/é o "ai Jesus" dos avós; mais outra filha adoptiva, a Célia, de 22 anos), os pais da Teresa que ainda são vivos, bem como os pais do Humberto... E, claro, os amigos do casal, da Amadora, da RTP (onde a Teresa durante muitos anos trabalhou), e ainda a malta da CCAÇ 12, de Bambadinca 1968/71 e do nosso blogue, com destaque para a Isabel e o Tony Levezinho, amigos do peito que estiveram presentes neste momento trágico.  

Em meu nome, e da Alice Carneiro, vizinhos e amigos de Alfragide, em nome da Isabel e do Tony, em nome dos demais amigos/as, camaradas e camarigos/as da nossa Tabanca Grande, saudamos o nosso Humberto e damos-lhe a maior força neste momento em que as forças, físicas e anímicas, fraquejam, e a gente interroga-se sobre o sentido da vida... Vamos, os viventes, ficar cá, por enquanto,  e mostrar que somos dignos do exemplo da Teresa e da sua luta de anos a fio contra a doença e o sofrimento. E que somos dignos do exemplo do Humberto, cuja coragem, tenacidade, amor e nobreza muito nos honra a todos.

Maria Teresa Macedo Coelho dos Reis nasceu no Porto, 11 de Julho de 1947. Faleceu em Alfragide, em 14 de Maio corrente, portanto à beira de completar os 64 anos. Segundo o Humberto, conheceram-se no Bairro da Encarnação, onde as famílias viviam. A Teresa era jogadora de basquetebol. Casou com o Humberto em Maio de 1972.

Pessoalmente, conhecia-a na Lourinhã, num memorável convívio com o Humbero, a Isabel e o Tony, mais um casal de amigos da Amadora, em 1971 ou 1972, após o nosso regresso da Guiné. Era então uma mulher esplendorosa, jovial, e brincalhona...  Éramos todos jovens e tínhamos a vida à nossa frente. Hoje tenho pena de não ter privado ainda mais com ela e com o meu camarada de armas Humberto. Mas quero que a sua memória, as nossas melhores memórias conjuntas, fiquem registadas no nosso blogue. A partir de hoje, e onde quer que ela esteja, a Teresa vai estar connosco, na nossa Tabanca Grande, sentada ao nosso lado sob o mágico, fondroso e fraterno poilão da nossa Tabanca Grande.  A tua simpatia, Teresa, vai ajudar-nos  a ser ainda melhores camaradas e amigos. E ao Humberto, vamos dizer-lhe que contamos com ele, e que ele continuará a contar connosco, hoje como ontem. Luís Graça,

PS1 - Esta noite, no velória, o Humberto pôde conhecer a solidarieddae da gente do nosso blogue e dos seus amigos mais chegados: registei a presença, de entre outros,  do Tony e da Isabel, do António Marques e da Gine, do Zé Manuel Dinis, do Miguel e da Giselda Pessoa, do José Carlos Rodrigues Lopes (ex-Fur Mil Man, CCS do BCAÇ 2852, Bambadinca, 1968/70), do Silvino Carvalhal (ex-Fur Mil SAM, também da CCS/BCAÇ 2852) e esposa do além de mkim próprio, do João Graça e da Alice Carneiro.

PS2- O corpo da Teresa está na casa nortuária da Igreja Paroquial da Buraca, Amadora (junto ao mercado local). O serviço religioso está marcado para as 13h30. O funeral parte às 14h para o cemitério da Amadora (por detrás do Hipermercado Continente) às 14h. A última despedida é às 14h30.

Contacto da Agência Funerária: 21 490 6705 / Telemóvel: 914 598 811
____________

Nota do editor:

Último poste da série >

45 comentários:

Anónimo disse...

Para o Humberto Reis e Suas Filhas, envio um abraço de solideriedade. São momentos muito dificeis de ultrapassar, mas ultrapassáveis.
Em pensamento, estou convosco na dor.
Quanto à Teresa, estará sempre presente na memória dos familiares e amigos, disso não tenho qualquer dúvida.
Filomena

Carlos Vinhal disse...

Caro Humberto
Ninguém quer passar por essas horas tão difíceis, mas como é fatal vivê-las, queremos que seja o mais tarde possível. A vossa separação foi muito cedo.

Um abraço solidário e os nossos sentidos pêsames, extensivos às vossas filhas e restantes familiares.
Dina e Carlos

admor disse...

Ao Camarada Humberto Reis e Família envio os meus sentidos pesâmes e força para poderem ultrapassar o melhor possível este infausto acontecimento.
Um grande abraço.
Adriano Moreira

J. Armando Almeida disse...

Caro Humberto

Nestes momentos de enorme sofrimento para ti e restante Família, estamos contigo, num abraço sentido de grande solidariedade, pesar e amizade.

Teresa e J. Armando

Luís Dias disse...

Caríssimo Humberto

Nesta hora de luto e de profunda dor, venho enviar-te um abraço quente como as terras da Guiné, de solidariedade e dar-te os meus sentimentos, extensíveis à tua família enlutada.
Que Deus receba a alma da Teresa e lhe dê o eterno descanso e possa confortar-vos para ultrapassarem estes difíceis momentos.
Um abraço
Luís Dias

Torcato Mendonca disse...

Humberto Amigo, o meu abraço de profundo pesar, solidário e amigo que, se me o permites, estendo á tua Família neste tempo de tristeza e dor.

Os meus pêsames e o meu sentido pesar.

Abraço-te forte,
Torcato

Anónimo disse...

Humberto, meu AMIGO, guardo o teu carinhoso mail de Homem bom que me escreveste há três dias.

Esta notícia que o Luís Graça nos deu, deixou-me sem palavras que te possam servir de conforto neste terrível momento que estás a viver com as tuas filhas.

Conta comigo para o que vieres a precisar!

A solidariedade do meu abraço e os meus sentidos pêsames, bem como os de minha mulher.

Vasco A. R. da Gama

António Duarte disse...

Um abraço de solidariedade nesta hora de dor e tristeza, do António Duarte, ex - Ccaç 12

Anónimo disse...

Meu caro Humberto Reis e Família,
Há ocasiões em que as palavras estão amais. Esta uma dessas ocasiões.
Deixem que o meu abraço de solidariedade as substitua.
José Câmara

Fernando Gouveia disse...

Humberto:

Muito de tristeza,
muito de dor,
também esperança,
também futuro.
Sentimentos que se etrelaçam
e que da vida fazem parte.

Fernando Gouveia

Anónimo disse...

Nesta hora de dor envio um abraço de solidariedade e os meus sentidos pêsames ao camarada Humberto Reis e suas Filhas.

Francisco Pinho

manuel amaro disse...

Caro Humberto

Neste momento difícil, aqui te deixo um abraço solidário e sentidos pêsames, extensivos a toda a familia.
Conheci a Teresa no Convívio de Natal 2010, da Tabanca da Linha, em Algés, Companheira de mesa e excelente conversadora.
Que descanse em Paz.

Manuel Amaro

Jorge Narciso disse...

Carissimo Humberto

Que mais fazer neste momento de dor, senão enviar-te um fortissimo abraço de solidariedade.
Jorge Narciso

Anónimo disse...

Só agora cheguei e me deparei com esta triste notícia.

Caro Humberto que poderei dizer neste momento tão doloroso para ti, familiares e amigos?

Estou solidário convosco.

Sentidos pêsames meus e da Helena.

Sentido abraço,

Mário Fitas

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu caro Humberto



Nestes momentos não há palavras e eu não as escreverei.



Digo-te apenas que estou contigo e que rezo por ela, por ti, por todos.



Um abraço muito sentido, muito amigo



Joaquim

Hélder Valério disse...

Caro Humberto

Falta-me o jeito, como já te disse, para encontrar as palavras que gostaria de te dizer e que pudessem, por si só, aliviar a tua dor e dos teus familiares.

Sei que sabes que 'isto' faz parte do nosso percurso neste mundo mas a verdade é que nunca estamos preparados e a Vida não pára de 'fintar'. Há que ser forte e tu irás ser, tenho a certeza.

Para o meu camarigo e antigo colega do "Industrial", um forte abraço.
Hélder S.

Amsoares disse...

Caro Humberto Reis:

Neste momento difícil da tua vida, quero enviar-te um abraço de solidariedade, extensivo a toda a família.

Os meus sentidos pêsames.

Abraço forte.

Artur Soares

Anónimo disse...

Humberto e família

Como já alguns dos n/camaradas o disseram, nestes momentos não há, de facto, palavras que consigam substituir a metade,da tua vida, da vida que haveis construído juntos, e que a partir de agora, inevitávelmente sentirás que te falta. Mas estamos contigo, estarão contigo os teus filhos, e juntos recomeçarás, mais tarde ou mais cedo,(é a lei inexorável da vida)o teu trilho, de homem bom, solidário,nesta vida que, de quando em quando, parece que nos quer esmagar.
Um abraço de solidariedade,e de profundo pesar pela "rasteira que a vida te pregou" a ti e às tuas filhas,

Francisco Godinho

CORREIA NUNES disse...

Nesta hora de dor,as minhas sentidas condolências ao Camarada Humberto e suas Filhas,não é fácil ver partir os ente-queridos mas é lei da VidaUm Abraço solidário.
José Nunes
Beng 447

José Barros disse...

Camarada e amigo
Nestes momentos as palavras fogem.
Digo apenas que rezo por vós para que o Senhor vos ajude a ultrapassar este difícil momento.
Um abraço amigo de solidariedade.
José Barros

Carlos Silva disse...

Meu Caro Amigo e Camarada Humberto

Nesta hora dolorosa que atravessas com teus familiares, estou convosco sentindo também a vossa dor. Aqui deixo-vos um forte abraço de pesar
Carlos Silva

Anónimo disse...

Humberto Reis,

Em hora tão difícil como a que estás a viver neste momento, nada mais se me oferece dizer que não enviar-te os meus sentimentos e dizer-te que estou contigo e com os teus.

Um forte abraço.
BSardinha

José Marcelino Martins disse...

Mail recebido da nossa Amiga Teresa Almeida, com copy/past para o blog:

Bom Dia meu Querido Combatente José Martins

Um Bom Dia também para a minha Querida D. Manuela

Meu estimado Combatente, ao abrir o blog do Luís Graça e Camaradas da Guiné, tive conhecimento de uma triste notícia, que me deixou e deixa bastante incomodada, abatida: O falecimento inesperado, da D. Teresa, Esposa do n/Combatente Humberto Reis.

Como funcionária, da Liga dos Combatentes, quero deixar aqui, as minhas mais sentidas condolências, para o Combatente Sr. Humberto Reis e Família, e que a Força de Deus lhe dê Coragem e Fé, nestes momentos tão difíceis.

A D. Teresa não morreu, pois é Esposa de Combatente, está e estará sempre junto de nós, apenas vai fazer uma ausência de presença. Está olhar por todos nós.

Combatentes do Ultramar e Esposas, deveriam ser ETERNOS, pois são e serão sempre, o NOSSO ORGULHO.

PAZ Á SUA ALMA.

Meu Amigo, Combatente Zé Martins, agradecia por favor, que enviasse, estas minhas palavras de dor, no blog do Luís Graça. Fico-lhe, mais uma vez grata.

Um abraço Amigo

Teresa Almeida

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

Amigo Humberto, os meus Sentidos Pêsames, muita Força Amigo um dia iremos nos juntar há Teresa, Deus sabe.

Um Abraço Amigo.

Hugo disse...

Caro Humberto
Os meus sentidos pêsames pela vossa perda.Fica um abraço de conforto do
Hugo Guerra

Anónimo disse...

Mensagem do Paulo Salgado (que está em Angola, com a esposa, Conceição, ambos mebros do nosso Bloigue) e que nos pede para chegar esta mensagem ao Humberto:

Estimados Camaradas deste Blogue

Quantas mulheres choraram, quantas, na espera silenciosa do regresso dos seus queridos, oraram pelo regresso dos seus “heróis”…Não conheci – pena a minha! – esta Mulher, a Teresa. Mas sei imaginar o quanto representará para o Humberto! Muitos de nós sabem reconhecer o quanto representaram essas queridas mulheres, para os que já haviam casado, para os que namoravam, mesmo para aqueles que apenas tinham uma “madrinha de guerra” ou uma simples correspondente – elas ajudaram, tanto, a sonhar com o regresso.
Para ti, Humberto, um abraço de camaradagem e de carinho. É hora de sofreres, uma vez mais, mas é hora também de olhares eem frente e pensares que a tua Teresa há-de gostar, no além, se existe, que não esmoreças.

Paulo Salgado

Juvenal Amado disse...

Consciente de que nada que se diga alterará a dor que os seus entes queridos sentirão neste momento, venho aqui apresentar os meus mais sentidos pêsames e mandar um abraço ainda que virtual, ao Humberto Reis e à restante família enlutada.

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Amigo Luís,
Um bom dia para si.
Quero expressar ao amigo Humberto Reis e filhas, as minhas sentidas condolências nesta hora de dor e sofrimento.
Um abraço

Cumprimentos,

Gilda Brás


Av. Valbom,15
2750-508 Cascais
Tel. 21 481 91 00
Fax 21 481 91 04
E-mail: Gilda.Bras@asanto.pt

David disse...

Humberto - nesta hora queromos nos unir na tua dor e de tuas filhas sendo certo de que a Teresa estará no éter hoje feliz a velar por nós e jamais ela deixará de ser a tua Teresa e a nossa sempre amiga - embora agora noutra dimensão que não entendemos mas é verdade em que queremos acreditar...

Unidos na tua e vossa dor e sempre estando com a Teresa,

Ligia e David

a2rodrigues disse...

sentidos pesames para o Humberto e suas filhotas e demais familiares, é com profundo pesar que me associo à sua vossa dor, sei bem o que custa, pois já passei por varias dessas situaçoes e so mesmo quem por elas passa e sente a perda dum familiar, de um amigo pode dizer o que custa, mas estou certo o amigo vai ultrapassar e passar este beco que é neste momento muito apertado, mas com força vai conseguir levantar a cabeça, porque tem mesmo de assim ser, é o unico portelo porque todos temos de passar mesmo de garganta amarrada... renovo sentidasd condolências para nosso camarigo...

Anónimo disse...

Humberto Reis, um forte abraço neste momento tão dificil para ti.
Estou contigo Amigo.
Jorge Félix

Anónimo disse...

Caro Humberto Reis

Os meus sentidos pesames e um GRANDE ABRAÇO.Força para enfrentares com coragem este precalço da vida.
António Branquinho(Pel Caç Nat 63)

Anónimo disse...

Caro Humberto Reis

Os meus sentidos pêsames para ti e restante família, e um forte abraço solidário de pesar, nesta hora muito difícil da tua vida.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

From: Victor Tavares
To: luis.graca@ensp.unl.pt ; Luís Graça
Sent: Sunday, May 15, 2011 11:28 PM
Subject: SENTIDAS CONDOLÊNCIAS. AO NOSSO CAMARADA HUMBERTO REIS E FAMILIA.

LUIS,Não tendo forma de contactar o nosso amigo e camarada Humberto Reis, para lhe endereçar as minhas sentidas condolencias pelo falecimento da sua estimada esposa, venho pedir-te o favor que lhe faças chegar esta minha intenção, com um abraço grande de SOLIDARIADADE.

Anónimo disse...

Caro Humberto Reis
Ninguém está preparado para a morte de um ente querido. As palavras ajudam alguma coisa e por isso vale sempre a pena escrevê-las pois poderão ser recordadas mais tarde.A Grande Família da Tabanca Grande , embora mais pobre com a partida da tua Teresa, está contigo.
Um grande abraço de solidariedade para ti, tuas filhas e familiares mais próximos.
JERO
JERO

Anónimo disse...

Camarada Humberto Reis
Já te enviei ontem via TM um mensagem a lamentar a tua perda.
No entanto, faço-o agora públicamente, apresentando as minhas sinceras condolências.
Que reunas forças para ultrapassar esta parte difícil da tua vida, que o farás certamente.
Abraço Fraterno
Luís Borrega

Silva da Cart 1689 disse...

Caro Camarada Humberto Reis,
Sentidos pêsames e um abraço de solidariedade do
Silva da Cart 1689

alma disse...

Amigo

A Teresa viverá para sempre na memória,tua,das filhas,do neto,e também nossa.

Abraço.

Jorge Cabral

Manuel Resende disse...

Caro Humberto Reis

É nestas alturas que é preciso coragem para enfrentar as adversidades da vida. Todos sabemos que a morte é a coisa mais certa que existe, mas que venha o mais tarde possível...
Na impossibilidade de ter estado presente na cerimónia religiosa, aqui fica o meu abraço e sentidos pêsames para ti e toda a tua família.

Manuel Resende

António Pimentel disse...

Caro Humberto,

nestas horas difíceis de suportar, a minha solidariedade, o meu abraço.

António Pimentel

João Carlos Silva disse...

Para o Humberto Reis, suas Filhas e demais parentes, os meus sentidos pêsames.

Um Abraço solidário,
João Carlos Silva

Fernando Belo disse...

Caro Humberto.
Neste momento de dor, não á palavras para minorar tal dor.
Para ti e tuas filhas a minha solideriedade.
Recebe os meus sentidos Pesâmes.
Fernando Belo.

Anónimo disse...

Caro Humberto

Neste momento de profunda dor, sou a enviar-te um abraço de solidariedade.

Eduardo Campos

Anónimo disse...

Caro Sr.

Nesta hora de vazio, em que as palavras pouco sentido fazem, apresento os meus sentidos pêsames a toda a família.

A vida , é um bem finito, que nos é oferecida por determinado tempo,mas,
aceitar o seu fim, não é nosso apanágio, só o tempo ajuda.

Um abraço solidário.

Felismina Costa

José Pedro Neves disse...

Amigo e Camarada de armas, Humberto Reis, as palavras que possam ser ditas, não tiram a tristeza, que está nos vossos corações, mas sabem, que os AMIGOS tambem sofrem, por vos vêr sofrer.
Humberto,os nossos pêsames,extensivos às vossas filhas e familiares.
Que a D. Teresa descanse em paz!
Pedro Neves e Ana Maria.