segunda-feira, 18 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8127: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (7): Estimado Blogue, passados apenas 7 anos acolhes quase 500 ex-combatentes (Manuel Marinho)

1. Mensagem de Manuel Marinho (1.º Cabo da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Nema/Farim e Binta, 1972/74), com data de 14 de Abril de 2011:


O 7º ANIVERSÁRIO DO BLOGUE

Estimado BLOG amigo, vais fazer 7 anos de existência, e faço questão de não te esquecer, dirigindo-te umas pequenas palavras de reconhecimento pelo teu sucesso, que atingiu níveis que nem tu sequer imaginavas quando o teu autor Luís Graça te criou.

E tudo o que se diga de bom a teu respeito é pouco, muito e bem o mereces.

Afinal nunca pensaste que passados apenas 7 anos, hoje estarias a dar alojamento a quase 500 ex-combatentes, que te contam e confidenciam muitas das coisas, que a mais ninguém contaram.

Tens a virtude de aturar-lhes as manias e às vezes as más disposições que também fazem parte da vida, quando isso acontece é porque há pessoas que os insultam na sua dignidade de ex-combatentes, e julgam que podem apagar a História, a seu bel prazer.

E aí acolhes a justa e merecida indignação de muitos deles, és o amigo de sempre.

A tua hospitalidade, para com toda esta malta, requer organização, normas de convívio e a melhor das vontades, para zelar pela boa condução das mesmas.

Por isso tens como editores além do teu administrador Luís Graça, os camaradas Carlos Vinhal e Magalhães Ribeiro estes quase a tempo inteiro, e o Virgínio Briote em descanso, mas provavelmente muito atento.

E como cresceste de forma muito rápida na forma e no conteúdo, arranjaram-te um conjunto de excelentes colaboradores permanentes.

Espero que nunca te envaideças e continues a tratar todos estes ex-combatentes com a mesma simplicidade de sempre.

Mas também com o orgulho de acolheres no Blog esta geração que um dia combateu, e faz questão de Honra de não ser esquecida, e muito menos mal tratada.

Mas és um privilegiado porque recebes de todos eles as estórias que um dia vão fazer parte da História da Guerra Colonial na Guiné.

A maior parte delas são dolorosas, ou não se tivessem passado numa Guerra, mas não fiques com sentimentos de culpa, podes estar sossegado que os que te escrevem ficam-te com uma gratidão ilimitada, és o único confidente credível que arranjaram para dialogarem com a linguagem que só eles entendem.

És dono de uma riqueza sem igual, por teres adquirido informação que poucos ou quase nenhum Blog te poderá igualar.

E depois tens as escritas organizadas por temas, destaco duas por razões diferentes.

Blogpoesia;
A poesia não sendo o tipo de leitura que eu aprecie (sou um anarca nas minhas leituras), mas reconheço que nem todos podem ter essa capacidade de transmitir sentimentos pela escrita, como os nossos poetas e uma poetisa o têm feito para ti, com um crescimento que me apraz registar

Parabéns a você;
Nesta fico intrigado, e aqui tens de intervir pedindo a colaboração dos teus alojados ex-combatentes para que repartam equitativamente os votos de Parabéns, por achar que é um tema que deveria ser mais consensual.

Nunca percebi que uns tenham 30 ou 35 comentários e outros apenas metade, vê se consegues fazer com que todos recebam umas simples linhas de amizade que só uma vez por ano se dão, e que sabem bem a quem as recebe, ou não somos todos camaradas?

Por fim ao pedir-te alojamento, fiquei viciado nas visitas que te faço diariamente, acho que até por isso não poderia ficar bem sem te desejar a ti Blog, que continues em crescimento, acolhendo muito mais camaradas que por certo virão ter contigo.

E a todos os ex-combatentes que te continuam a mimosear com os seus escritos as maiores felicidades.

PARABÉNS BLOG!

Um grande abraço para todos vós
Manuel Marinho


2. Nota do editor de serviço:

Caro Manuel Marinho
Obrigado pelas tuas palavras que vão por inteiro para o Luís. Ele sim tem as costas largas para aguentar os nossos elogios.

Quanto à tua observação sobre o número de mensagens que os aniversariantes recebem, como compreendes não depende de nós. As mensagens enviadas/recebidas dependem de muitos factores, tais como, digo eu, a antiguidade no Blogue, a participação mais ou menos activa, pertencer a um ou outro grupo restrito de amigos (Tabancas, por exemplo), etc, etc.

No primeiro ano fizemos um tipo de postes onde praticamente voltámos a apresentar à tertúlia os aniversariantes, mas depois achamos exaustivo estar sempre a dizer a mesma coisa todos os anos. Interessa sim, lembrar cada aniversário porque é sinónimo de que estamos por aqui prontos para a luta diária, venham as dificuldades donde vierem. Cabe a cada camarada manifestar a sua solidariedade, enviando os parabéns ao aniversariante. Não esqueças, contudo, que há contactos directos que não contam para as estatísticas. Eu sou um dos que enviam os parabéns por mensagem ao próprio, como sabes.

Um abraço e muito obrigado pelas tuas observações sempre oportunas.
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8067: (Ex)citações (135): Reflexão - Será que nos repetimos? (Manuel Marinho)

Vd. último poste da série de 18 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8122: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (6): Que rica é a nossa Tabanca (2) (Albino Silva)

3 comentários:

Anónimo disse...

Camarigo Manuel Marinho!

Gostei do que escreveste!
Acho que é pertinente(no bom sentido claro, que entre nós, camarigos, entenda-se o termo, já por demais explicado e bem, pelo seu progenitor, o Mexia Aves, suponho eu, e também já por demais difundido pelo n/tabanqueiro-mor, o Luís, mas voltando ao teu texto, acho-o pertinente no sentido de que, não deve haver,(não haverá certamente, - acho eu)"ilhas" ou se quizeres, "elites de iluminados" que absorvem a maior parte do, digamos, "tempo de antena" ou seja, protagonismo, exemplos:nº. de comentários, nº. de mens. de parabéns de aniversário, etc. etc....!
Também temos que admitir, e eu admito-o sem qualquer rebuço, que há camarigos, que escrevendo, me fazem(e certamente não só a mim)como diz o Zé Brás no seu último livro"Lugares de Passagem", estar mais perto de Deus(eu que não sou católico-praticante) mas é uma imagem que me toca, se quizeres, me empolga, e me sossega, parece paradoxo mas não é. E que ele me desculpe pelo "atalho".Desculpar-me-á certamente!.
Mas voltando ao teu poste Manuel, também o acho delicioso, na forma como o estruturaste, estabelecendo um monólogo com o n/Blogue, de uma forma muito particular, eu diria até, de uma forma original, inteligente, se quizermos pedagógica. E com a qual, eu, me revejo, embora também assuma a minha "mea culpa".
Punto e basta!(do italiano novelístico)

Francisco Godinho

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Manuel Marinho

Excelente texto.
Excelente homenagem.

Parece teres percorrido as diferentes 'sensibilidades' com que se pode abordar o Blogue e a sua vivência, a sua interacção com o conjunto dos seus seguidores.

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro Manuel Marinho!

Gostei imenso da forma que planeou para felicitar o Blogue!

Agradável, construtiva, sentida.

Um Abraço

Felismina Costa