sábado, 2 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8036: Blogpoesia (138): Ai Guiné, Guiné (10) (Albino Silva)

1. Décimo e último poste da série Ai Guiné, Guiné, trabalho em verso do nosso camarada Albino Silva (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), enviado em mensagem do dia 21 de Março de 2011:


AI GUINÉ GUINÉ (10)

Ó Bissau, tuas vivendas 
de um estilo que ainda hoje é
Palácios e Palacetes,
bem ao estilo da Guiné...

Tinhas os teus jardins,   
arranjadinhos, então,
as tuas ruas limpinhas 
naquele negro alcatrão...

Mas, enfim, lindo Bissau,   
pequenino sem igual,
tu hoje és só Guiné 
e não és mais Portugal...

Ficaste independente,   
Bissau foi a tua vez,
continuas sendo Guiné 
como eu sou português...

Levei anos sem querer 
em ti, ó Guine, eu falar
mas mais nada conseguia 
senão em ti Guiné eu sonhar...

Sonhos que não me deixam 
com estes anos passados
deixar de pensar na Guiné 
e daqueles maus bocados...

Eu sonho com a Guiné,
sonho com essa gente,
em sonhos vejo amigos 
Guineenses à minha frente...

Eu sonho com o passado 
e em sonhos ainda faço
as visitas às tabancas 
até chego a marcar passo...

40 anos sonhando,
parece que estou a ver
a Guiné, onde estive 
pois não consigo esquecer...

Foi duro aí ter passado
porque não havia paz,
eu era novo e corajoso 
porque ainda era rapaz...

Aí aprendi um pouco 
que a vida era dura,
quando deixei a família 
e fui para essa aventura...

E mesmo hoje Guiné 
gosto de em ti falar
e para não te esquecer 
prefiro sempre sonhar...

Sonhando contigo Guiném   
creio ser bom e não mau,
porque assim me lembro sempre 
da Guiné e de Bissau ...

GUINÉ FOI CASTIGO,   
GUINÉ FOI MESMO VERDADE,
GUINÉ FOI NA JUVENTUDE,   
GUINÉ HOJE É SAUDADE.

FIM

Albino Silva
Soldado Maqueiro
NM 01100467
Teixeira Pinto
____________

Nota de CV:

Vd. postes de:

21 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7975: Blogpoesia (122): Ai Guiné, Guiné (1) (Albino Silva)

22 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7982: Blogpoesia (128): Ai Guiné, Guiné (2) (Albino Silva)

23 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7988: Blogpoesia (130): Ai Guiné, Guiné (3) (Albino Silva)

24 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7995: Blogpoesia (131): Ai Guiné, Guiné (4) (Albino Silva)

25 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7999: Blogpoesia (133): Ai Guiné, Guiné (5) (Albino Silva)

28 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P8006: Blogpoesia (134): Ai Guiné, Guiné (6) (Albino Silva)

30 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P8018: Blogpoesia (135): Ai Guiné, Guiné (7) (Albino Silva)

31 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P8026: Blogpoesia (136): Ai Guiné, Guiné (8) (Albino Silva)

1 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8031: Blogpoesia (137): Ai Guiné, Guiné (9) (Albino Silva)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Albino Silva

A tua poesia pode ser simples, pode ser até um tanto 'ingénua', mas é certamente um grande poema de amor à Guiné.
Ela revela a forma como a tua memória funciona relativamente aos locais, à flora, à fauna, às gentes e isso é genuíno. Além disso deixa-me que te diga que o que retratas não é muito diferente do que tenho 'ouvido' a muito boa gente quando relembra a Guiné ou procura explicar o porquê do seu interesse em reactivar as suas recordações, pelo que se pode inferir que tiveste a arte de, em verso, dizer o que muitos dizem em prosa.

Abraço
Hélder S.

albino silva disse...

Olá Hélder Valério

Caro Camarigo
Tudo o que vou dizendo sobre a Guiné e da forma como o faço,é para mim como um desabafo, pois só ando satisfeito depois de deitar cá para fora aquilo que tenho acumulado em mim, e que é isto mesmo, mal ou bem.
Só assim é que consigo escrever,
e irei por certo continuar.
Durante o tempo passado na Guiné
tive ocasião de falar com Guineenses, quer em T. Pinto quer em Tabancas, e fiquei a conhecer um pouco daquilo que era o País, e tive o Convite do Ex Presidente Nino Vieira de passar algum tempo na Guiné, passando a mesma a pente Fino, e escrever em Verso sobre a Guiné e seu Pôvo, e isto depois dele ter lido o meu Livro"História da Unidade do Bat. Caç. 2845 em Versos"
Obrigado Hélder, pois tuas palavras serão sempre de incentivo para mim.
Albino Silva