quinta-feira, 3 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7893: Tabanca Grande (268): Vitor Raposeiro, ex-Fur Mil, Radiotelegrafista, STM (Aldeia Formosa, Bambadinca e Bula, 1970/72)


Setúbal > 2009 > O Vitor Raposeiro, músico, guitarra eléctrica, do conjunto 4 Sixties


Guiné >  Zona Leste >  Sector L1  > Bambadinca > 1971 (?) > O Vitor Raposeiro dedilhando a sua viola... Fez parte, na segunda metade da sua comissão de serviço (individual) no TO da Guiné, do Conjunto Musical das Forças Armadas, para onde foi enviaado depois de passar por Aldeia Formosa, Bambadinca e Bula.



 Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca > 1971 > CCS/BART 2917 (1970/72) > O Fur Mil Radiotelegrafista Vitor Raposeiro posando junto ao recém construído memorial da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12 (Contuoel e Bambadinca, Junho de 1969/Março de 1971), em frente à escola primária e à casa da professora Dona Violete da Silva Aires

Fotos: © Vitor Raposeiro (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.


1. Duas mensagens  do nosso camarada Vitor Raposeiro, de quem já publicámos um primeiro poste com fotos do seu álbum (*)... As mensagens vieram  dirigidas ao editor L.G., com conhecimento ao Humberto Reis... Ambos fomos companheiros do Vitor, entre meados de 1970 e princípios de 1971, ou seja, ao tempo da CCS/BART 2917 (1970/72)... Com a ajuda do Humberto, "legendámos" algumas das fotos do álbum do Vitor que iremos divulgar, no blogue, em próximos postes... O Vitor, por seu turno, passa doravante a integrar a nossa Tabanca Grande. 



 (i) 15/11/2009:

Caro companheiro:



Por mero acaso encontrei o vosso blogue  acerca da história do pessoal da tropa que passou por Bambadinca em 1970/71.Ora acontece que eu estive em Bambadinca como Fur Mil Radiotelegrafista do STM durante esse período e sou possuidor de um vasto arquivo fotográfico desse período e de quem aí viveu (Fur Mil Levezinho e companhia)! (*)

O meu problema é a memória que me falta para me lembrar dos nomes de quem conheci, pois eu num processo de autodefesa varri completamente da memória esse período que eu considero que foi muito triste para muita gente.


Posto isto, lembrei-me que talvez lhe enviando as fotografias que eu encontrar, alguém se reconheça nelas,  o que seria interessante para a história daquele período da nossa vida comum. Aqui fica a minha ideia esperando que seja do vosso agrado.


saudações


Vitor Raposeiro
Ex-Fur Mil




(ii) 17/11/2009

Companheiros:

Primeiro de tudo queria esclarecer que eu nunca fiz parte das unidades que estavam em Bambadinca [CCS/BART 2917, CCAÇ 12, etc.). Eu era Fur Mil mas do STM , radiotelegrafista, que era colocado nas unidades para chefiar o posto de transmissões da mesma.

Foi asim que eu andei a saltar de lugar em lugar durante dois anos. Comecei a comissão em Aldeia Formosa (Quebo) depois passei por aí, por Bambadinca, e acabei em Bula, antes tendo pertencido ao conjunto [musical] das Forças Armadas,  visto que eu sou músico.

Junto uma minha foto minha em Bambadinca e outra de como eu sou hoje.

Se quiserem ver a minha banda,  é só ir ao Youtube > 4sixties. [
Vd. também Youtube > Vitor Raposeiro].

Saudações, Vitor


2. O Vitor tem conta no Facebook mas não parece ter muitos amigos da guerra... Na devida altura nós já lhe tínhamos feito o convite para ingressar na Tabanca Grande... Por qualquer razão, perdemos o "contacto" em finais de 2009... O Helder Sousa, por sua vez, já o tinha reconhecido como "vizinho" de Setúbal e camarada de especialidade...

(i) Comentário do Helder Sousa (*)

O Vitor Raposeiro!... Bem, assim não ia lá, sempre foi para mim o Vitor 'Caniços', nem sei porquê, era assim que os seus conterrâneos de Setúbal o chamavam e foi assim que para mim ficou, ainda eu não sonhava ir viver para Setúbal, onde também vive o Vítor, mas que lhe perdi o rasto.



Já faz algum tempo que em conversa com o Benjamim Durães [ que ele conhece bem] segui as pistas dadas poer ele mas foi infrutífera [a minha busca]. Agora já há mais esperança, é só ele ver este comentário e procurar contactar-me.

Aproveito para me antecipar nos esclarecimentos às dúvidas do Luís. Não,  senhor, o Vítor não pertencia a nenhum BCaç, estava lá sim com Fur Mil Trms STM, ou seja, pertencia aos 'Ilustres TSF' do STM, se bem que 'menos ilustres' porque esses foram os do meu Curso e ele foi do curso anterior. (...) Bem-vindo, Vitor! (...)

(ii) Comentário do L.G.:



Meu caro Vitor:

Como a gente costuma dizer, sem qualquer ponta de exagero nem de vaidade, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. É para isso que, de resto, cá estamos: para reconhecer e sermos reconhecidos, para procurar e ajudar a (re)encontrar velhos camaradas de armas...  



Ainda bem que nos topaste, por que vai ser o início de um belo reencontro...  Convivemos ainda uns bons meses, em Bambadinca,  lembro-me da tua cara, espero não me enganar...Há muita malta que passou por lá, no teu/nosso tempo, e que vais gostar de recordar, uns mais velhos (como a malta da companhia africana, a CCAÇ 2590/CCAÇ 12, a que pertenci eu, o Henriques, mais o Humberto Reis, o Levezinho, o Arlindo Teixeira Roda (que também em Setúbal), o Joaquim Fernandes, o Marques (que caiu numa das minas de Nhabijões, comigo, no azarado dia 13 de Janeiro de 1971), o Sousa (o Zé da Ilha da Madeira),  o 2º Sargento Piça, o 1º Cabo Cripto Gabriel Gonçalves, o falecido Luciano Almeida, e outros, de que já não te recordas, nem ninguém leva a mal se porventura esqueceste os seus nomes ...

Mesmo que queiras "pôr uma pedra" no passado, não vais decerto esquecer os bons momentos de camaradagem (camarigagem, como dizemos agora) por que passaste/passámos em Bambadinca... Em troca das tuas fotos, que já foram vistas e editadas por mim e pelo Humberto Reis, passas a integrar a nossa Tabanca Grande: o regulamento (as regras de bom viver e conviver) estão afixadas aí na coluna do lado esquerdo do nosso blogue. São regras  simples, permitindo a partilha mútua, entre camaradas da Guiné, das memórias (mesmo que fragmentadas) desse tempo. No teu caso, se tiveres segredos de Estado a revelar, melhor ainda... Passas a ser o "tabanqueiro" nº 481 (**)... Temos muita malta da zona leste, e em especial do Sector L1 (Bambadinca, Xime, Mansambo, Xitole, Fá, Missirá, etc.), mas também do Saltinho, Galomaro, Bafatá e por aí fora...

Quanto às fotos que enviaste,  vamos continuar a publicá-las, tendo criado um álbum só para ti, de que infelizmente, por lapso nosso, só saiu um poste...   Parabéns pela tua banda: que grande som, que grande batida, que grandes violas eléctricas !... Que saudades dos Shadows e dos Beatles!.. Que saudades dos bons velhos tempos!

Até à próxima, um Alfa Bravo. Luís
________________



Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 24 de Novembro de 2009 >
Guiné 63/74 - P5332: Álbum fotográfico de Vitor Raposeiro (Bambadinca, 1970/71) (1): Em dia de anos do Tony Levezinho, lembrando o nosso Novembro negro (CCAÇ 12, 1969/71) 


(**) Último poste da série Tabanca Grande 
>13 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7776: Tabanca Grande (267): Fradique Augusto Morujão, CCAÇ 2615/BCAÇ 2892 (Aldeia Formosa, 1969/71)

1 comentário:

arcanjo disse...

Olá Henriques: Venho aqui fazer uma correcção: A viola que aparece na foto é minha. Ainda a guardo religiosamente, muito velhinha e empenada.
Um abraço
GG