domingo, 13 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7774: Memória dos lugares (137) : Do Mindelo a Bissau, aos bailes da UDIB, do Benfica e da Associação Comercial... Sonsene un vex era sabe (António Estácio)

1. Gentilleza do nosso camigo (e camarada) António Estácio, nascido em Bissau, no tchom de papel, engenheiro técnico agrícola,  escritor, autor de Nha Carlota, sinólogo, amigo do Zé Neto, do Mário Dias, do Pepito, da Dra. Clara Schwarz (sua professora, em Bissau, que faz amanhã 96 anos!), e ainda do Paulo Santiago e do Graça de Abreu, 

Data: 4 de Fevereiro de 2011 00:14

Assunto:   SONSENE UN VEX ERA SABE

 Amigas e Amigos:

Convosco tenho o prazer de partilhar trechos musicais de Cabo Verde, que talvez vos tragam à memória saudosas lembranças dos bailes, da nossa juventude, que tiveram lugar na UDIB, no Benfica de Bissau ou até da Associação Comercial.


Bons tempos em que eu saí do baile aí pelas 06H30, ia ouvir a missa das 07H00, à capelinha da irmãs no Hospital e seguia para casa a fim de me recompor da noitada.

Mesmo os que lá não estiveram não poderão ficar indiferentes.

É que isto, é música...

António J. Estácio

http://www.youtube.com/watch?v=R7Xg_buQ5vE&feature=email

[Vídeo de tchapsu, que vive nos EUA, colocado no You Tube em 18 de Outubro de 2010... Tem já mais de 3100 visualizações...  "Um video com imagens e vivências antigas da Cidade do Mindelo, São Vicente, acompanhado com a morna 'Tempe De Caniquinha' de Sergio Frusoni, interpretada por Bana"]

____________

Nota de L.G.:

  

2 comentários:

Luís Graça disse...

António: Não imaginas quanta emoção vai ter "meu pai, meu velho, meu camarada" ao ver e ouvir este vídeo e esta morna cantada pelo Bana... Mindelo está no meu imaginário, desde pequenino... O meu pai esteve lá, como expedicionário, em 1941/43... No próximo fim de semana - se lá chegarmos... - vou mostrar-lhe o "teu" vídeo... Infelizmente, nunca cheguei a conhecer, por dentro, a UDID, a Associação Comercial, o Benfica de Bissau... Muito menos a "música gostosa" que lá passava...

Para falar de cátedra sobre os bailes de Bissau, em tempo de guerra, temos o nosso co-editor e meu querido camarigo Virgínio Briote que sobre esse tema e essa época já escreveu páginas de antologia no seu e no nosso blogue...

Luís Graça disse...

... E seguramente também o pai do Nelson Herbert, velha glória do futebol de Cabo Verde e da Guiné, contemporâneo do meu velho no Mindelo... (Ou quase, mas são da mesma idade).