quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7675: Memória dos lugares (125): Aldeia Formosa (hoje, Quebo): em busca de fotos do Cherno Rachide, que morreu em 1973 (Pepito / Vasco da Gama)


Guiné > Região de Tombali > Aldeia Formosa > Janeiro de 1973 > CCAV 8351 (1972/74) >  "Festa Fula da matança do carneiro. A figura central é o chefe religioso Cherno Rachide, que neste preciso momento acabou de sacrificar o carneiro depois de ter rezado missa". [Em segundo plano, por detrás do Cherno Rachide, com o rosto enquadrado por rectângulo a verde, vê-se o Cap Mil Vasco da Gama, comandante da CCAV 8351, Os Tigres de Cimbijã, a vermelho]

 Foto (e legenda): © Vasco da Gama (2008) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.

 1. Há um ano atrás, a 7 de Fevereiro de 2010, o nosso amigo Pepito mandou-nos a seguinte mensagem que depois encaminmhei para o Vasco dsa Gama

Amigo Luís: Há dias sairam no nosso blogue mais duas fotos do Tcherno Rachid de Quebo (Aldeia Formosa) [, foto acima]. Tenho sido muito solicitado pelos filhos dele para obter fotos suas [O Homem Grande morreu em Setembro de 1973, sucedendo-lhe o seu filho Sekuna].

Qual é a possibilidade do autor das ditas cujas me autorizar a fazer amplicópias grandes para ass doar? Para isso preciso delas em formato menos reduzido, i.e., mais pesadas.

 abraço

pepito

2. Eis a resposta do Vasco da Gama, nesse mesmo dia, e que por razões de oportunidade (ou distracção nossa...)  nunca chegou a ser publicada... Mas julgo que o assunto merece ser retomado no nosso blogue. Pode ter haver mais camaradas que tenham (e queiram disponibilizar) fotos do Cherno Rachide. Aqui fica o apelo do Pepito e a generosa resposta do Vasco da Gama, o grande Tigre do Cumbijã, Cap Mil da CCAV 8351 (Cumbijã,. 1972/74). Vou pedir ao Vasco que me mande, de novo, as digitalizações das fotos (de ou com o Cherno Rachide) já publicadas e eventulamente de outras que encontre no seu álbum da Guiné, mas com maior resolução...


 Queridos amigos, não precisam de me perguntar, as fotos não são minhas, são nossas, de todos nós. Tenho muito poucas fotografias da Guiné, pois para além de não ter máquina fotográfica nessa altura, curiosamente comprei ontem a minha primeira máquina, os sítios por onde andei, Cumbijã e Nhacobá, não se prestavam a grandes poses.

Recordo-me, no entanto, de estar sempre atento aos acontecimentos fora do vulgar ligados aos Homens Grandes como era o caso do Tcherno Rachide ou do General Spínola, momentos esses que já enviei para o nosso Blogue. Julgo ter ainda mais duas ou três fotografias, tenho de recorrer à minha mulher, uma ainda no Quebo com o "Califa" que era o homem mais velho de Aldeia ( dizia-se que tinha 83 anos em 1973) e penso que antigo chefe religioso, e garantidamente uma ou duas fotografias já depois de estar em definitivo no Cumbijã, onde recebi a visita do antigo chefe da Tabanca bem como do Sekuna, filho do Tcherno Rachide e que lhe sucedeu, e ainda de um Tcherno do Senegal que era irmão do Tcherno Rachide. Vou procurá-las e se tiverem interesse digam e eu enviá-las-ei de seguida.( Assim a minha mulher as encontre).

É curioso como fechando os olhos recordo toda esta gente e como gostaria de voltar a abraçar os moços que trabalhavam na minha companhia como carregadores o Umarú, o Mário e o Iaia.

Tenho uma foto dos dois primeiros e sei que o Umarú trabalhou após o 25 de Abril no porto de Bissau, pois escreveu-me em 78 ou 79 para a Figueira, andava eu por Coimbra, uma carta que andou perdida uma série de tempo. Vou enviá-las, juntamente com as outras, para que o Pepito me prometa que os encontra para que possamos conversar e,  eu,chorar um pouco.

Há dias, consegui falar por telefone com um antigo guia da minha Companhia que vive no Unal! Posso adiantar que era um Balanta, protegido pelo Tcherno Rachide e hoje convertido ao islamismo. Dava uma história curiosa e vou enriquecendo os meus conhecimentos sobre o Padé, falando com um filho dele que trabalha em Coimbra e também presta apoio à Associação Humanitária Terras e Gentes do camarada José Moreira.

Tinha previsto ir à Guiné este ano! Não dá...lá estarei para o ano...(?)

Pepito, desculpa a intimidade, conta sempre comigo para o que necessites da minha modesta pessoa.
Um abraço para ti e outro para o Comandante Luís.

 Vasco da Gama

 __________________

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que o indivíduo fardado, de óculos escuros e bigode fadista,aspecto suspeito de verdadeiro "arrebenta" das matas tropicais,estrategicamente colocado junto ao Cherno Rachide, é o mesmo SENHOR D'A GAMA da foto individual do poste?!? O tal que täo bem "toca piano e fala Francês"?Para além de comer o fantástico cozido à portuguesa dos encontros da Tabanca do Centro? Esta näo é....."Só fumaca!"(com cedilha Sr.Almirante).Esta é inveja, pura e profunda ,da almocarada de Monte Real! Aquele Abraco!

Anónimo disse...

Olá Camarigos Pepito e Vasco da Gama, saudações guinéuas.

Dirigindo-me mais propriamente a Pepito,digo que permaneci em Aldeia Formosa (Quebo)e nos anos de 1968/69, tendo a oprtunidade de conhecer o Chefe Religioso Cherno Rachide, alguns filhos e o seu local de residência.

De bom grado estou disponível para facilitar, que as minhas fotos sirvam para uso pessoal do Chefe Religioso Sekuna e seus familiares.

Sugiro que no N/Blogue seja visitado o Poste P6918, encerramento do Ramadão em Bissau-
1970 (Mata Teixeira Pinto)e em
fotos 4, 8, 9 e 10, estando o então Chefe Religioso Cherno Rachide (com uma estola cor de rosa), ladeado por outros Imãs e me parece também por seus filhos.

Porque são passados 41 anos muito se perde no sotão da nossa memória, por isso caso algo esteja errado peço que me corrijas e grato ficarei. Alláhu Akbar (Deus é Grande).

Com um abraço extensivo a Aldeia Formosa (Quebo)

Arménio Estorninho
C. Caç 2381 - Aldeia Formosa