sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7494: Em busca de... (152): Resposta a um pedido de Procura (Nelson Herbert)


1. O nosso Amigo e Jornalista da Voz da América (VOA), Nelson Herbert, sempre atento ao evoluir do nosso blogue, enviou-nos mais uma mensagem em 20 de Dezembro p.p., demonstrando mais uma vez que podemos contar com a colaboração dele, em tudo o que estiver ao seu alcance, que se relacione com o passado e o presente da Guiné-Bissau.

Assim, em complemento de um pedido de procura num anterior poste lançado aqui no blogue, presta-nos agora informação, a quem interessar, dos resultados obtidos pelas suas voluntarias e úteis pesquisas.

Resposta a um pedido de Procura

Amigos,

Há bem poucos dias um bloguista, recorrendo aos frequentadores desta TABANCA, procurava ajuda para a localização de uma criança guineense, dos tempos da comissão militar em Bissorá... e por quem se afeiçoou.
Chamou-me atenção o apelo quanto mais não seja pelo facto da pessoa procurada… o nome ter-me soado familiar na altura... ser um jovem da minha geração do Liceu de Bissau...
Os anos e o destino da vida pela qual optamos, mais tarde nos apartaram… e consequentemente perdeu-se o paradeiro de um e outro...
Mas nem por isso, sosseguei, sabendo ter em mãos, mecanismos, contactos e canais que poderiam servir esse nosso amigo bloguista, no seu intento...
E após algumas diligências chegou-me ontem este e-mail "attached"... lamentavelmente com a resposta que todos, nos menos desejaríamos... particularmente nesta quadra festiva que a todos deveria encher o coração de alegrias... e paz...
Mas enfim... cumprida a minha missão de bloguista, outra saída não me resta senão ter que partilhar a triste notícia...
Mantenhas
Nelson Herbert

PS... Com as minhas desculpas ao bloguista em questão, cujo nome me escapa de momento!

Caro Herbert!
Certamente não me conhece, mas o eu, pelo contrario, conheço-lhe ao menos pelas conversa que tenho mantido com o meu primo e seu amigo e irmão, [A.N.].
Com efeito, foi através dele que obtive o seu e-mail de um lado e por outro, a informação que solicitava e que relaciona-se com um familiar meu.
Na verdade a pessoa que procura, neste caso o malogrado Augusto Pereira, como pode notar digo malogrado, porque ele já não pertence ao mundo dos vivos.
Na verdade, Augusto e meu primo, crescemos juntos e o local que refere o seu amigo que to recomendou era ao lado da nossa casa, onde morávamos durante a guerra colonial.
O Augusto Pereira, nos últimos tempos da sua vida, ocupou os lugares quase de topo na Função Pública guineense, pois tal como diz na sua correspondência, foi professor, mas com a sua persistência, conseguiu estudar por correspondência com uma Universidade Dinamarquesa, onde conseguiu sair com o grau de doutoramento na área da Ciência do Ensino, com esse título conseguiu tal como atrás lhe disse atingir quase o topo da hierarquia da Função Pública, pois foi Secretario de Estado de Ensino, nos últimos dias da sua vida, pois faleceu salvo erro a oito ou nove meses.
Agora, quem sou eu?
Chamo-me [S.A.], sou jornalista (...) e actualmente Director-Geral de um jornal, portanto, sou mais um amigo com quem contar e desde já a seu dispor para tudo o que quiser.
Portanto, quanto ao meu primo e irmão, e tudo que tenho a informá-lo.
Um abraço.
Atentamente
[S.A.]

___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

16 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7450: Em busca de... (151): Augusto Pereira, hoje professor, natural de Bissorã, djubi no tempo da CART 1746, 1967/69 (Manuel Moreira)

Sem comentários: