domingo, 28 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7353: Blogpoesia (90): Peregrinação (Manuel Maia) (2): Regimento das Beiras, Montes Hermínios, RI 14 de Viseu



1. Mensagem de Manuel Maia* (ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610, Bissum Naga, Cafal Balanta e Cafine, 1972/74), com data de  26 de Novembro de 2010:

Carlos,
Aqui seguem mais umas quantas sextilhas sobre a "guerra" cá dentro...
abraço
manuelmaia



Sé de Viseu



PEREGRINAÇÃO -2

Prazer de dormir fora é inenarrável,
tornando a tropa assim mais suportável,
quartel, como trabalho, era entendido...
Depois da janta, às sete, era esta a hora,
a vida começava porta fora,
Algarve, "um mundo novo" ali estendido...


Especialidade chega ao fim,
melhor do que a recruta, quanto a mim.
Para os Hermínios montes sou mandado...
Catorze, tem por nome o Regimento
das Beiras Centro de Recrutamento
para ensinar mancebo a ser soldado...


Em muitos episódios ocorridos,
alguns, talvez por serem mais vividos,
gravados para sempre os quis comigo...
Recruta que lá dei foi a primeira,
e o frio ali não é p`ra brincadeira,
Inverno por Viseu, só por catigo...


Bem linda é no entanto esta cidade,
de antiga traça e muita urbanidade,
de gentes fino trato, hospitaleiras...
Bem-haja é expressão de cortesia
usada p`lo beirão no dia a dia,
em toque a distinguir boas maneiras...


Um dia de Sargento à Companhia,
e Sargento da Guarda (não podia...)
com titular dali "desenfiado"...
Alarme disparou, de madrugada,
gerando o caos, a "confusão danada"
tão logo ao Comandante fui chamado...


Ao ver-me perguntou porque aqui estás?
Chamei homem da guarda, meu rapaz.
-Sargento me incumbiu desta função...
-Interruptores há dois e um é meu,
se o não premi, o que é que aconteceu
explica porque usaste lá o botão...


Por sorte, comprovou electricista
que um curto fora a causa, mais que vista,
do ruidoso alarme então sentido...
Em paz, "regresso à base", aliviado,
Sargento acabaria castigado,
meu rumo p`ra Guiné foi decidido...

__________

Nota de CV:

Vd. Primeiro poste da série de 25 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7337: Blogpoesia (89): Peregrinação (Manuel Maia) (1): Recruta e Especialidade

Sem comentários: