sábado, 6 de novembro de 2010

Guiné 63/74 – P7231: Controvérsias (109): As novas tecnologias ao serviço do blogue. A política ao serviço das nossas ideias. (António Matos)

1. O nosso camarada António Matos, ex-Alf Mil Minas e Armadilhas da CCAÇ 2790, Bula, 1970/72, enviou-nos, em 4 de Novembro de 2010, a seguinte mensagem:

Camaradas,


As novas tecnologias ao serviço do blogue;
A política ao serviço das nossas ideias

Sendo eu utilizador assíduo do facebook, não poderia deixar de me regozijar com a adesão que os mentores deste blogue fizeram a esta rede social por lhe reconhecer virtualidades irrefutáveis a par, evidentemente, de toda uma panóplia de possíveis abusos a acautelar.
Supondo que nem toda a população de ex-combatentes possa estar suficientemente alertada com as diversas normas que lhe são inerentes, permitam-me as reticências sobre as indiscrições a que se sujeitam e que deverão ser minimamente abordadas.
Em termos pessoais gostava de saber se um poste colocado no blogue por via de um e-mail dirigido aos editores tem entrada directa no facebook ou não.
Isto é, acho que o facebook deve ser "alimentado" por vontade expressa do "escritor" e não automaticamente.
Dito isto, e querendo (desejando) que os meus postes se mantenham no blogue sem darem entrada no facebook (exposição é planetária o que poderá inibir a escrita) vou incidir agora num dos credos do Luís Graça & Camaradas da Guiné que, não sabendo onde, recordo ter lido ser este blogue avesso a problemas de ordem política, religiosa e outras.
A única destas temáticas à qual achava conveniente alargar o âmbito é a política.
Não que eu tenha qualquer intervenção pessoal ou institucional fora de ambientes de pura tertúlia mas porque o conceito em si mesmo se alterou e hoje tudo, repito, tudo o que fazemos nas nossas vidas é político!
Nesse sentido é impossível falar da nossa guerra sem alusões directas ou indirectas à política;
É impossível opinar sobre a retirada de Guileje e abstrairmo-nos de motivações políticas;
Falar de Spínola é falar de política;
Falar de Manuel Alegre é política;
E falar de Amílcar Cabral, não o é?
Como explicar a invasão da Guiné Conacry sem contexto político?
E a droga que grassa hoje no território daquele país está separada da política?
A visita de Sá Viana Rebelo (ministro do exército e da defesa) a Bula no exacto dia em que eu estava de oficial de dia e aguentei a estucha, não é política no seu melhor?
A psico spinolista foi só política!
Se o tema merecer a vossa concordância, não advogo agora passarmos a discutir o orçamento do estado, obviamente, mas a contextualização dos acontecimentos por nós relatados poderão e deverão ser aprimorados com os nossos pontos de vista políticos, que acham?
Em bom rigor isso já se faz hoje mas quis trazer o assunto à colação para que fique oficialmente aceite. Ou não.
António Matos
_________
Nota de MR:
Vd. poste anterior desta série em:

5 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 – P7229: Controvérsias (108): O que era ser ranger entre 1960 e 1974? (2) (Magalhães Ribeiro, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER do BCAÇ 4612/74)

18 comentários:

Anónimo disse...

Acho que a questão levantada por António Matos é muito pertinente. É evidente que o blogue é público e qualquer pessoa o pode ler e comentar. No facebook só entram os inscritos e terão que ir à procura do blogue na pesquisa. Ou seja, por aquilo que me parece, entramos pelo google no blogue, agora, quem tem conta no facebook pode aceder o blogue pesquisando. Se for assim, não há qualquer problema, até porque o universo de pessoas a poderem consultar é mais reduzido do que pelo Google. Mas não sei. É capaz de haver alguma coisa que me esteja a escapar.
Talvez fosse bom o Luís fazer o favor de nos tirar as dúvidas. Este comentário, por exemplo, vai lá ficar.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

GOSTAVA DE DIZER DUAS COISA SOBRE ESTE TEXTO DO ANTÓNIO DE MATOS, POR FAVOR NÃO METAM POLITICA NO NOSSO BLOGUE E ISSO ACONTECER ELE VAI DESAPARECER, FALAR DO SPÍNOLA OU DO AMILCAR CABRAL, NA MINHA MODESTA OPINIÃO ESTAMOS A FALAR DE DOIS COMBATENTES DE DOIS MILITARES, FALAR DE MANUEL ALEGRE AGORA ISSO SIM ESTAMOS FAZENDO POLITICA VISTO ELE SER CANDIDATO HÁ PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, QUANTO AO OUTRO ASSUNTO DO BLOGUE E DO FACEBOOK O BLOGUE É O BLOGUE E O FACEBOOK É O FACEBOOK, NÃO TEM NADA A HAVER UMA COISA COM A OUTRA, NENHUMA MENSAGEM NOSSA POSTA NO FACEBOOK SAIRÁ DO BLOGUE A NÃO SER COMO O BLOGUE É PÚBLICO HAJA ALGUÉM DE MÁ FÉ QUE RETIRA MENSAGEM DO BLOGUE PARA O FACEBOOK
MAS ISSO SABERIA-MOS QUEM FOI. TENHAM UM BOM FIM DE SEMANA.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA O ANTÓNIO DE MATOS E PARA TODA A TABANCA GRANDE.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 8323
PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/73

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

ATENÇÃO ONDE DIGO NENHUMA MENSAGEM NOSSA POSTA NO FACEBOOK SAIRÁ NO BLOGUE É AO CONTRÁRIO (NENHUMA MENSAGEM NOSSA POSTA NO BLOGUE SAIRÁ NO FACEBOOK) PEÇO DESCULPA AINDA ESTOU A DORMIR.

UM A BRAÇO

Anónimo disse...

Ao Camarada preocupado quanto ao "meter-se política no blog"...será um pouco tarde!Já conhecido filósofo grego( há mais de dois mil anos) conclui que..."tudo é política"! Um abraco político.

Luis Faria disse...

Caro Matos

Como é teu timbre,voltas ao nosso convívio ,ainda bem,abordando problemáticas que,a meu ver,têm interesse.

Não sou um esclarecido sobre o Facebook a que aderi por casualidade.
Antes de escrever este comentario,passei porlá e pesquisando, apareceu-me a ultima pagina(?)do Blogue (com a tua cara lá estampada!!),pelo que me dá a ideia de entrar directo.Vem mal ao mundo? Talvez não,talvez sim,julgando eu que dependerá da maior ou menor probabilidade de exposição de cada um dos "escribas" admita e aceite.Fundamentalmente e a meu ver,nos comentários.
Poderá de facto causar certa inibição.

Quanto à politica... bom,havendo já ao de leve ,"imiscuições" dessa natureza, penso não será bom entrar nesses campos,mesmo sendo subjacentes a assuntos tratados no nosso Blogue.Poderá vir a ser(será)uma brecha na barragem que se irá alargando e que acabará por a fazer ruir.
Ao que me julgo aperceber,por muito menos(?),o mal-estar,inimizades e afastamentos bastantes,já acontecem e vão continuar a acontacer!

Um abraço
Luis Faria

Carlos Vinhal disse...

Caros camaradas
Frequento pouco o Facebook, mas acho que sei o mínimo para prestar alguns esclarecimentos.

Primeiro. Para se aceder ao Facebook, consultar os seus conteúdos e intervir, é necessária uma inscrição prévia cuja identificação é o endereço de correio electrónico.
Nada é seguro em tudo o que meta internete pelo que o Facebook não será diferente.

Segundo. Nada do que se passa no Blogue que vá parar ao Facebook automaticamente.

Terceiro. Assumo que fui eu que tive a iniciativa de meter o nosso Blogue nesta Rede Social, com a anuência do Luís, claro está.
A ideia foi dar a conhecer ainda mais o nosso Blogue.

Quarto. No Facebook apenas se inserem os endereços do postes, sendo que para os visualizar se tem de ir ao Blogue. Tudo com antes, Quartel General em Abrantes.

Face ao exposto, não vejo qualquer problema.

Estamos abertos a sugestões e críticas, principalmente daqueles que com mais conhecimentos em internete e redes sociais nos possam ajudar.

Um abraço
Carlos

Anónimo disse...

Obrigado, Carlos. Era esta a ideia que tinha. O facebook, relativamente ao blogue, funciona como mais um motor de busca.
Bom fim-de-semana.
Abraço,
Carlos Cordeiro

Unknown disse...

Caros editores do Blog.
O FaceBook, é um servidor que tem determinados objectivos e funções nesta chamada globalização, mas não sendo a sua apreciação que interessa de momento, alerto para o facto de que a publicação no mesmo de qualquer texto ou foto, perde a sua condição de privacidade e/ou direitos autorais, que tanto me incomodam.
Qualquer dia dispararei os rajadas de vários tipos de direitos autorais. Não vou ferir ninguém...

Sobre politica... bem, até o nosso "grande lider" Spínola teve que se debater politicamente, com o outro g. lider do regime, para obter o que necessitava, aquando do inicio da sua carreira de governador. Para terminar com uma uma "afronta" politica ao mesmo regime.
Uma coisa é a discussão ideológica, aqui sim porque o Blog não o pretende nem é seu objectivo (o que acho muito bem). Outra coisa coisa é falar sobre coisas que tiveram as suas causas económicas, politicas, sociais, culturais (e escamotá-las é deturpar a verdade) e naturalmente suas consequências naturais, perverssas ou não.

Bem espero ter sido conpreendido e que não me apareça outro "Sr Branquinho" à porta da caserna, porque o mando logo para o 'Posto Avançado'.

Bom fim-de-semana
Carlos Filipe
ex CCS BCAÇ3872 Galomaro

Anónimo disse...

Caro Sr. Filipe
Excelência,

"Presunção e água benta, cada um toma a que quer" (...e não paga imposto)

Alberto Branquinho

Unknown disse...

Branquinho, creio que não compreendeu que o último parágrafo do meu coments, foi pura e simplesmente uma 'piada' ou ironia.
Não houve qualquer intuito de ofença, e foi em sequência do facto de eu tambem ter sido apanhado na 'carta aberta' do P7225 e em seguida o Post7230.
Mas como o amor com amor se paga, aceito o excelência. A água benta terá outras utilidades...

Abraços, Carlos Filipe

António Matos disse...

Olá a todos !
Fiquei satisfeito com alguma adesão à discussão que o meu tema gerou e, claro, podemos ter aqui pano para mangas para serrar presunto sobre o mesmo.
Pareceu-me óbvio que a mensagem não foi totalmente entendida nos seus pressupostos o que me remete ao reforço do esclarecimento que explicitei no texto original.
No meu entendimento há várias maneiras de fazer política sendo que TODOS fazem política mesmo quando a negam ou a fazem confundir-se com banalidades de lana caprina.
Podemos fazer política puxando a mesma para título e tema de desenvolvimento dum qualquer post.
Quanto a isso, liminarmente repudio neste espaço, já o disse, e não veria senão como dum ridículo tamanho, discutirmos o orçamento de estado, por exemplo,quiçá a problemática da regionalização.
Por aqui estamos entendidos.
Por outro lado, porém, e foi o que eu disse, não devemos deixar de contextualizar os factos que vivemos ou de que falamos neste blog com a componente política, sem coragens envergonhadas, com medo de estarmos a corporizar um crime de lesa qualquer-coisa, desvirtuando ou não a realidade para finalmente darmos uma visão mais esclarecedora sobre o acontecido.
Dito isto, quis interpretar como estando dentro deste espírito os comentários quer do camarada J.Belo quer o do camarada Carlos Filipe a quem saúdo particularmente.
Sendo a nossa preocupação "desRambolizar" os episódios por nós vividos na Guiné, só nos credibilizamos se a "fotografia" não estiver demasiado desfocada ou mesmo insuficientemente abrangente.
É uma opinião.
Quanto ao Facebook :
Fiquei preocupado quando percebi que o Luis Faria tinha visto a minha cara estampada no facebook o que lhe permitia concluir que o post entrou directo do blog.
Fui também certificar-me e não vi a mesma coisa. Não vejo lá o meu post, o que me sossegou e optei por concluir que isto é um não-caso e que se gerou apenas uma inocente confusão.
Abraços

manuelmaia disse...

CARO ANTÓNIO MATOS,


FOI COM ENORME SATISFAÇÃO QUE TE VI REAPARECER.

RELATIVAMENTE ÀS QUESTÕES QUE COLOCAS ENVOLVENDO AS PROBLEMÁTICAS FACE BOOK E POLÍTICA,SOBRE A PRIMEIRA,DEVO DIZER-TE QUE NA "QUALIDADE DE NABO NA MATÉRIA",FIZ UMA INCURSÃO RAPIDÍSSIMA( COMO A DO SAMORA...)QUE ME LEVOU DE IMEDIATO A SAIR A SETE PÉS POIS NÃO TENHO "PEDALADA",EM TERMOS DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO, PARA "DAR SAÍDA À COISA"...
PREFERI MANTER-ME NO REMANSO DESTE SISTEMA ONDE APAREÇO QUANDO POSSO, SEM A PRESSÃO QUE ME PARECEU SER APANÁGIO NO "TAL DE FACE BOOK,COMO DIRIAM DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO,PARA ALÉM DO FACTO(CORRIJAM-ME OS CONHECEDORES SE ACASO FOR UMA ILAÇÃO PRECIPITADA)DA PERDA TOTAL DE PRIVACIDADE...

SOBRE A VERTENTE POLÍTICA,
AQUILO QUE ME PARECE FUNDAMENTAL É QUE SE PRESERVE UMA VISÃO PLURALISTA...

AO PERMITIR-SE UMA INCURSÃO POLÍTICA DIRECCIONADA NUM DETERMINADO SENTIDO,DEVERIA SER IMPERATIVO MORAL,PERMITIR IGUAL GESTO DE SENTIDO CONTRÁRIO E AÍ CORRER-SE-IA O RISCO DE...

MAU GRADO ESTE DESABAFO (ALGO DISUASOR...)EU PRÓPRIO JÁ ME SENTI VÍTIMA DE SITUAÇÃO PERFEITAMENTE ENQUADRÁVEL NESTE CONTEXTO,UMA VEZ QUE JÁ VI AQUI EXPRESSO INCLUSIVÉ O SÍMBOLO DE UMA FORÇA POLÍTICA,ENTRETANTO CREIO QUE EXTINTA,NUM TEXTO DE FORTE ABRANGÊNCIA POLÍTICA,E ARREPIEI CAMINHO -A BEM DO BLOGUE-(QUE NÃO DA NAÇÃO...)EM TEXTOS ONDE FAZIA PEQUENAS INCURSÕES PERFEITAMENTE ENQUADRÁVEIS NO TEXTO,NÃO SENDO NUNCA "CONFISSÕES DE FÉ" NEM TENTATIVAS DE "LAVAGEM DE CÉREBROS"...
MAS A VIDA TAMBÉM É FEITA DESTAS NICAS E TRICAS DAÍ O PASSAR DE ESPONJA SER O ACTO MAIS SAUDÁVEL...

TERMINO COMO COMECEI,AFIRMANDO-TE A MINHA SATISFAÇÃO PLENA POR ME APERCEBER DO TEU REGRESSO,UM DOS CAMARADAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA PELA QUALIDADE SEMPRE ESPELHADA E QUE MUITA FALTA TEM FEITO NESTA "TRAVESSIA DO DESERTO" A QUE VOLUNTÁRIAMENTE SE SUBMETERA"...

UM GRANDE ABRAÇO
MANUEL MAIA

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Realmente não há qualquer incompatibilidade em haver o Blogue e a sua existência ser publicitada no Facebook.

Estamos agora aqui a reagir a um texto do António G. Matos. Ora acontece que, como ele diz, o António também está no facebook, costumo 'segui-lo' e de quando em vez também lá meto uma ou outra 'colherada'. Não há, portanto, qualquer atropelo.

Acho também que o Carlos Vinhal fez o esclarecimento certo e necessário. Ponto final.

Um abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

É inevitável falarmos de "política" ("politics, em inglês; distinto de "policy", por exemplo "warfare policy"...)na abordagem da guerra e da paz... O que não é desejável é focalizarmos a nossa atenção na "actualidade política" e nos seus protagonistas, seja em Portugal ou na Guiné-Bissau...

Não se trata de ser "avesso" à política, trata-se apenas de garantir que as legítimas opções político-ideológicas de cada um, enquanto cidadão, não venham criar um "ruído" de fundo de tal ordem que leve um desvio de objectivos em relação àquilo que é a nossa missão primordial: contar histórias, salvar um património documental e partilhar afectos...

Se o blogue se transformasse numa "arena política", a caminho das 500 cabeças (e cada cabeça, sua sentença), isto transformava-se num verdadeiro pandemónio... Temos que ter alguma contenção verbal e sobretudo nunca usar o blogue como arma de arremesso contra ninguém...

Uma das regras da nossa Tabanca (creio que a 7ª) é "não-intromissão, por parte dos portugueses, na vida política interna da actual República da Guiné-Bissau (um jovem país em construção), salvaguardando sempre o direito de opinião de cada um de nós, como seres livres e cidadãos (portugueses, europeus e do mundo)"... Fala-se aqui dos portugueses por que são largamente maioritários... Mas o contrário também, está implícito: "não-intromissão, por parte dos guineenses,e na vida política interna da República Portuguesa"...

Luis Faria disse...

Amigos Vinhal e Matos

Longe de mim querer ou tentar sequer,criar um problema onde não há.
Ao me aparecer a "estampa" do Matos quando cliquei em pesquisa e perante a minha ignorancia nestes domínios(e noutros!),fiquei com a ideia do "directo".Afinal a coisa funciona tambem,como disse o Carlos Cordeiro,motor de busca(?).
Desculpem lá Matos e Carlos Vinhal a quem tambem agradeço o esclarecimento cabal.
Um abraço
Luis Faria

Anónimo disse...

Pensei très vezes, se calhar até mais, antes de fazer este comentário.
O tema introduzido pelo António G. de Matos é interessante e o José Belo complementa-o, o que não é política? O que se escerve no blogue não tem cariz político? Fazerem-se intervenções não partidárias ou doutrinárias não é política? Fazerem-se narrativas de acontecimentos, factos vivos e indesmentíveis, concorde-se ou discorde-se, são sempre sujeitos a especulações, sempre houve, há e continuará a haver interpretações diferentes ou leituras distorcidas...
Pessaolmente, quando um facto é narrado faço a minha leitura e apreciação e tiro a minha conclusão, coincidente ou não, tenho direito a ela e a partilhá-la com outros se eu assim o entender, sempre respeitando-os.
Outra qualquer especulação que apenas pretendaoutros objectivos, sinceramente , estou-me nas tintas.
Quantas vezes foi aqui já notícia ou comentário o político Manuel Alegre? Alguma vez esse senhor passou pelo território da Guiné? que me conste não, nem em acompanhamento político a alguém. Alguma vez foi levantada a questão de se tratar de um político e isso trazer política oa blogue? não.
Aquando das entradas no blogue de dois camaradas, políticos activos ou profissionais, pesem todas as reacções havidas, comentei -tratando-se de camaradas que prestaram serviço na Guiné, de acordo com as regras acho que têm direito-.
Caros e estimados editores, esta não é destrutiva à vossa prestimosa actuação, sei o quanto difícil é gerir certas situações, sempre tenho dito que compreendo e respeito as decisões tomadas, mesmque discorde e este texto do António G. de Matos não podia vir mais a propósito para este meu comentário.
A narrativa ou descrição de factos passados em território da Guiné-Bissau, independentemente dos protagonistas, enquanto apenas narrativa dos acontecimentos, não deve e não pode ser interpretada como política activa no ou do blogue a não ser apenas por pessoas com interesses pessoais ou mal formadas isto, mesmo que pareça aos responsáveis pelo blogue que há alturas menos oportunas para publicarem isto ou aquilo.
Um abraço
BSardinha

Carlos Vinhal disse...

Caros camaradas
Para que não se levantem dúvidas face às palavras do Belarmino Sardinha, transcrevemos uma mensagem sua, datada de 20 de Outubro de 2010:

Luís e Carlos,
Trago até vós este texto sobre ajuda humanitária ao povo da Guiné por, embora extenso, parecer-me bastante interessante e ajudar a perceber as dificuldades que, por vezes, impedem melhor e mais rápida ajuda. Trata-se dum período de seis dias, no início da revolta militar em Junho de 1998, vividos pelo médico Fernando Nobre, membro fundador e actual presidente da AMI.
Junto as respectivas autorizações para salvaguarda do blogue.
Deixo, como sempre, a decisão de publicação ao vosso critério, contudo, embora saiba ser uma prática vossa, pedia o favor de colocarem no início ou no fim: Os agradecimentos ao autor e ao editor. In- "Viagens Contra a Indiferença" de Fernando Nobre (Excerto), Edição de Temas e Debates/Círculo de Leitores
Um abraço,
BSardinha


Face ao momento de pré-campanha presidencial que atravessamos, em que o Dr. Fernando Nobre está empenhado, sugerimos ao camarada Belarmino a publicação dos textos após as presidenciais.

Um abraço
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Carlos,

Vi o teu comentário na procura evitar quaisquer dúvidas sobre o meu texto e considero-o irrepreensível, contudo, à semelhança do que é habitual em muitos casos, podias ter-me dado conhecimento, tanto mais que já não é visível numa primeira consulta, só através do nome do António G. Matos ou do Nº do Post.

Podias igualmente ter completado acrescentado que aceitei as razões invocadas, tal como digo no meu comentário, mesmo não estando de acordo não quer dizer que não aceite e respeite as decisões, temos é que ser claros, transparentes e evitar possíveis equívocos.

Um abraço e bom trabalho,
BSardinha