sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6903: Tabanca Grande (239): Abílio Duarte, ex-Fur Mil Art, CART 11 (Contuboel e Lamego, 1969/70)










Fotos do Pelotão do Fur Mil Art Abílio Duarte, CART 11 (Contuboel e Nova Lamego, 1969/70)... O Sold Aladje Silá foi um dos mortos da companhia que se formou, em Contuboel, na mesma altura da minha CCAÇ 12. (LG)

Fotos: Abílio Duarte (2010). Todos os direitos reservados



1. Mensagem do Abílio Duarte, com data de 1 do corrente:

Assunto - CART 11 / CTIG, OS LACRAUS - NOVA LAMEGO E ARREDORES.


Para memória futura, recordando o passado, envio fotos do meu pelotão, da CART 11.

Esta Companhia foi formada por quadros de Portugal e naturais da Guiné, quando o meu Camarada, e Comandante Chefe, Marechal Spínola, era o Governador da Guiné.

Foi constituída por soldados de 2ª  linha, provenientes da evacuação de Madina do Boé, Cheche e Beli, ao sul do Rio Corubal.

Foi dada instrução militar, em Contuboel, donde se formaram duas Companhias de Fulas [, CART 11 e CCAÇ 12,] e um Pelotão de Mandingas, que foi depois enviado para a Zona de Bambadica e Xime.

A nossa Companhia era Comandada, pelo Cap Mil Analido Aniceto Pinto, que muito considero, pois alinhou sempre.

Depois da Formação e Juramento de Bandeira em Bissau, fomos colocados no Leste da Guiné como força de Intervenção subordinada ao Com-Chefe, e depois ao COP 5 de Bafatá.

Durante 14 meses de Operações Militares de toda a espécie, Nomadizações, Colunas , Emboscadas, Segurança na Fronteira com o Senegal, Apoio Logístico no conflito de Buruntuma (Fronteira com a Guiné-Conakri) e Apoio no Deslocamento de Rebeldes de Nova Lamego até à Fronteira com a Guiné, para o Golpe de Estado contra Sekou Touré [, Op Mar Verde], tudo foi feito com dignidade e HONRA.

CUMPRIMOS O NOSSO MANDATO!

A minha maior mágoa é hoje, passados 40 ANOS, não poder fazer nada por aqueles que me acompanharam e me apoiaram, longe da minha casa e da minha família, e terem sido abandonados pelo Governo Português, depois do 25 de Abril.

O que é que o Ramalho Eanes, Vasco Lourenço, Carlos Fabião, Carlos Azeredo e outros Heróis do 25 Abril fizeram por aqueles HOMENS, QUE JURARAM A NOSSA BANDEIRA E LUTARAM PELA MINHA PÁTRIA, e foram abandonados? E que tão bem estão, aqueles, na vida…

Os outros Fulas e Mandingas, que vestiram uma Farda igual, não mereciam tanto desprezo e esquecimento.

Hoje vemos,  no nosso País, tantos emigrantes com todas as regalias sociais, e aqueles que estiveram ao nosso lado foram abandonados, depois de terem dado [frase incompleta: o seu melhor]


2. Mensagem enviada ao Abilío, a 2, pelo L.G.:


Obrigado pelo teu mail. Vamos publicar a tua mensagem, mas antes precisamos que nos mandes as fotos, que não vieram em anexo.

Depois quero convidar-te, pessoalmente, a integrar o nosso blogue... Formamos uma Tabanca Grande (*)  já do tamanho de um batalhão... Presumo que  sejas de 1969/71... Se sim, estivemos juntos em Contuboel, entre Junho e Julho de 1969... Eu era o Furriel Henriques, da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12...

Desse tempo, e também da tua companhia (mais tarde, CART 11, e depois CCAÇ 11...) fazia parte o meu amigo Furriel Renato Monteiro (**), que acabou por apanhar uma "porrada” e foi parar ao Xime e Enxalé... (Tens uma foto dele comigo, no Rio Geba, em Contuboel, a andar de piroga; dedica-a se à fotografia, tem feito várias exposições e publicado álbuns; reformou-se recentemente como professor do ensino secundário)

Diz-me qual era o teu posto, por onde andaste, em que época... E já agora, onde vives... Manda também duas fotos tuas, uma antiga e outra actual, para a nossa ...

Um Alfa Bravo (ABraço), camarada!

Luís Graça

3. Resposta imediata do Abílio:

Luís Graça:

Agradeço o teu mail. Em anexo envio as fotos que não te chegaram.

Estive na Guiné, entre Fev 69 e Dez 70, era Fur Mil Art (com a especialidade de Minas e Armadilhas). Como referi no mail anterior, estive a dar recruta e formação em Contuboel aos soldados que mais tarde iriam formar a CART 11, a CCAÇ 12, e um Pelotão de Mandingas.

A história da formação deste pelotão demonstrou na altura, como era a nossa ignorância em relação aos grupos étnicos daquele território.

Pelo que me dizes devemos ter estado juntos em Contuboel. Lembro-me da vossa chegada, para tomar conta dos soldados que não ficaram connosco, mas já passaram 40 anos, e a memória está mais fraca.

Percorremos todo o Leste da Guiné, e alguns Kms no Senegal. Recordo-me muito bem do Renato Monteiro (**), pois estivemos juntos muito tempo desde Vendas Novas, até Piche, onde assisti ao processo que levou à sua despromoção, e voltei a vê-lo no Xime e em Bambadica. Espero que esteja bem.

Sou casado tenho dois filhos e uma neta. Fui Empregado Bancário mas estou reformado. Vivo na Amadora.

Muito gosto em participar estas memórias convosco, e sempre à v/disposição.

Um Abraço, Abílio Duarte

_______________
 
Notas de L.G.:
 
(*) Último poste desta série > 24 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6890: Tabanca Grande (238): Joaquim Sabido, ex-Alf Mil da 3.ª CART/BART 6520/73 (Guiné, 1974)
 
(**) Há diversos postes sobre o meu amigo Renato Monteiro, o homem da piroga, ex-Fur Mil da CART 2479, depois CART 11/CCAÇ 11, Contuboel e Piche, 1968/69, e da CART 2520, Xime, 1969. Para saber mais, clicar aqui. A CART 11 deu mais tarde origem à CCAÇ 11 (que estava em Paunca aquando da transferência de soberania).

5 comentários:

Anónimo disse...

Abílio Duarte!

Um homem que fala assim, dizendo o que lhe doi é suficiente.

É um cidadão do mundo, indiferente à cor, mas sensivel ao humano.

As tuas palavras de apresentação, deixam EMPATIA.

Que sejas bem vindo!

Mário Fitas

Luís Graça disse...

Abílio: As tuas fotos não precisam de legenda... Uma imagem vale mil palavras... A mim, mexeram com as minhas emoções... Também fiz milhares de quilómetros, com os meus fulas da CCAÇ 12... de quem só posso dizer que foram bravos e leais...

Tenho dificuldade em apontar a dedo a A, B ou C como responsáveis pelo abandono dos nossos fulas, nossos aliados... Todos os abandonámos, eu incluído. Todos sabíamos, eu incluído, que um dia haveríamos de abandoná-los...

Por razões didácticas (e documentais), as legendas são sempre desejáveis (e necessárias)... Se quiseres acrescentar alguns detalhes, mesmo passados estes decénios todos, seria óptimo!

Vai aparecendo!... Vejo que somos vizinhos, moro em Alfragide.

Anónimo disse...

Meu caro Luís,

A História já se está a fazer, e alguns A, B ou C já deram à costa.

Não é verdade que sabiamos que os iamos abandonar.

Sei que é um problema muito complexo, mas julgo que nem eu nem tu lhe retirámos as armas.

Luís desculpa, mas não fui eu nem tu, presumo. Que fizemos a exemplar descolonização.

A César o que é de César!

O meu nome não entra nesse abandono vergonhoso.

Um abraço para além do tamanho do Cumbijã, também da grandeza das gentes do João Bacar Jaló.

Mário Fitas

Luís Graça disse...

Meu querido Mário Fitas: Expressei-me mal. Todas as generalizações são abusivas. Eu só posso falar por mim: eu abandonei-os, eu sabia que ia abandoná-los. De Candoz, com o Porto Antigo ao Fundo e o Montemuro ao alto...com um abraço do tamanho do Rio Douro. Luís Graça

Anónimo disse...

Havera porventura alguma descolonizacao...depois de uma colonizacao digna de exemplar ?

Nelson Herbert
USA