quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6830: Em busca de... (138): Procuro o ex-Fur Mil Carvalho ferido numa emboscada, em meados de 1965 no Gabú (Rogério Cardoso)

1. Mensagem de Rogério Cardoso (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), com data de 3 de Agosto de 2010:

Amigo Carlos Vinhal
Muitos anos se passaram sem poder encontrar um amigo do HMP, ferido na Guiné e companheiro de quarto.
Assim, gostava de ver publicado o seguinte;

Procuro o ex-Furriel Mil. Carvalho, ferido numa emboscada quando uma granada de RPG atingiu o Unimog que transportava a sua Secção.

O local julgo ter sido o Gabu, mais ou menos em meados do ano de 1965.

Segundo ele me contou, toda a Secção foi aniquilada, ao cair da noite. Como se tratava de uma única viatura, ele, o Carvalho, ficou toda a noite gravemente ferido no terreno. O IN, julgando-o morto retirou.
Só de manhã foram socorridos em virtude de não haver efectivos na altura para a ajuda.

Sei que ele era de Lisboa, do Alto do Pina, estava na Enfermaria 2, nas urgências da Infante Santo.
Nunca mais o vi, era um bom amigo, por isso o meu interesse neste pedido.

Um abraço
Rogério Cardoso
rmcardoso1941@gmail.com


2. Comentário de CV:

Pesquisando no Livro I - Guiné, Tomo II - Mortos em Campanha - 8.º Volume da Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974), encontrei 3 mortos em Gabu (Nova Lamego), por ferimentos em combate, no dia 4 de Julho de 1965, pertencentes à CCAÇ 727.

Face a estes dados, há hipótese de o camarada Carvalho ser um dos feridos naquela emboscada do dia 4 de Julho de 1965.

Como é costume, solicita-se a quem conheça o Carvalho ou tenha conhecimento mais preciso do acontecimento, o favor de contactar o nosso camarada e tertuliano Rogério Cardoso.
__________

(*) Vd. poste de 14 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6731: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (25): O meu Irmão Álvaro

Vd. último poste da série de 30 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6664: Em busca de... (137): Procuro informações sobre Fernando Labaredas Torrão, Alf Mil da CCAÇ 461

1 comentário:

Carlos Vinhal disse...

À guisa de conclusão deste poste, transcrevo a mensagem que recebi do camarada Rogério Cardoso em 4 de Setembro pp:

Amigo Carlos
Finalmente encontrei o ex-Fur Mil Rui do Carmo Carvalho, que era membro da Cart 727.
Ele reside na cidade da Amadora, e ficou de se encontrar comigo lá para meados de Setembro, que é quando eu acabo a minha estadia nos Algarves.
Quem me ajudou foi o nosso camarada Antonio Bastos do Pel Caç 953, que por sua vez me deu o contacto de um amigo do Carvalho, de nome Virgilio de Setubal.
Vai ser um encontro emotivo, já não o vejo desde finais de 1965 ou
principio de 1966, já lá vão uns anitos.
Muito obrigado a todos os que me ajudaram, incluindo o amigo Carlos Vinhal.
Rogerio Cardoso
Cart 643-Aguias Negras