sábado, 17 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6754: Factos e Feitos mais importantes da CART 2732 (1): De Abril a Dezembro de 1970 (Carlos Vinhal)

FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES DA CART 2732 (1)

CAPÍTULO I

MOBILIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO E DESLOCAMENTO PARA O TERRITÓRIO DA GUINÉ

A Companhia de Artilharia N.º 2732*, constituída em 23FEV70, teve como Unidade mobilizadora a Bateria de Guarnição N.º 2 sita no Pico de S. Martinho, cidade do Funchal, Ilha da Madeira, tendo a sua concentração sido feita na Posição Fortificada do Palheiro Ferreira, destacamento daquela Unidade, onde decorreu também a Instrução de Aperfeiçoamento Operacional.
Constituída na sua maior parte por pessoal originário da Ilha da Madeira com excepção dos oficiais, sargentos e praças especialistas.

Vista do BAG-2 a partir do Pico dos Barcelos

S. Martinho > Funchal > Madeira > 6 de Abril de 1970 > Dia da entrega do Guião à CART 2732. à frente da formatura, de cócoras: Fur Mil TRMS Lourenço, Fur Mil Correia, Fur Mil Vinhal, Alf Mil Bento e Fur Mil Nunes

Madeira > Cais do Funchal > Local de embarque da CART 2732

Funchal > 13 de Abril de 1970 > A CART 2732 desfila perante as autoridades civis e militares antes de embarcar no navio Ana Mafalda.

Navio Ana Mafalda

A CART 2732, comandada interinamente pelo Alf Mil Manuel Casal, embarcou no Porto do Funchal, cerca das 12h00 no navio ANA MAFALDA, para a Província da Guiné em 13ABR70.

Desembarcou em Bissau no dia 17, cerca das 16h00, ficando alojada em tendas de campanha no Depósito de Adidos até ao dia 21, seguindo para Mansabá em coluna auto nesse dia, onde chegou cerca das 13h00 para render a CCAÇ 2403.

Porque o Comandante indigitado da CART 2732, Cap Art Prego Gamado deu baixa ao HMP antes da data de embarque, no dia 22 de Abril assumiu o comando desta Unidade o Cap Inf Carreto Maio, ex-CMDT da CCAÇ 2403.



CAPÍTULO II

ACTIVIDADES MAIS SIGNIFICATIVAS NO TO DA GUINÉ

A povoação de Mansabá fica situada na estrada Mansoa-Farim a cerca de 100Km de Bissau.

Em 21ABR70, cinco horas após a chegada da CART 2732 a Mansabá, o aquartelamento foi flagelado pelo IN com morteiro 82 e armas automáticas, causando 16 feridos na população.

Vista aérea do aquartelamento e povoação de Mansabá

Zona de Intervenção da CART 2732, mesmo até às portas do Morés

Em 20MAI70, 2 GCOMB/CART 2732 patrulharam, integrados na Op. Filtrada, a região Demba Só - Simbor, detectando e levantando 1 mina AP.

Em 26MAI70, iniciou-se a Op. Jaguar Vermelho.
Na primeira fase, de 26 a 28, 2 GCOMB emboscaram em Mamboncó sem resultados. Em 30 a CART2732 a 4 GCOMB reforçada com 1 SEC PEL MIL.ª250, deslocou-se para a região de Cã Quebo. Ao entrar na mata foram detectados 2 elementos IN armados. As NT abriram fogo sobre eles sem que estes fossem atingidos. Fez-se uma batida a numerosos trilhos IN e montada uma emboscada sem resultados. Às 19h00 houve contacto com um grupo IN armado com armas automáticas e morteiro 60. As NT reagiram à emboscada pondo em debandada o grupo IN, não se efectuando a batida por ser escuro. Em 31 às 05h00 iniciou-se uma batida à procura de casas de mato cuja localização aproximada se adivinhava. Em FARIM-1 A5 foram destruídas 4 tabancas tendo sido apanhados 2 carregadores de arma automática e material sem significado. Às 08h00 foi efectuado um golpe de mão a um aldeamento com cerca de 10 casas, já abandonado, onde foram capturadas munições de armas, tendo aparecido 2 elementos IN que fugiram depois das NT abrirem fogo sobre os mesmos. Fez-se uma batida e então o IN estimado em 2 GCOMB fortemente armados, emboscou as NT causando um ferido (milícia) e, 1 praça do PEL CAÇ NAT partiu um dedo ao fazer fogo de morteiro. Em 01JUN70 foi o regresso a Mansabá onde se chegou pelas 15h00.

Na segunda Fase de 03 a 05JUN70, 2 GCOMB montaram emboscada em FARIM-1 F3, sem resultados.

Em 07JUN70 a CART 2732, a 4 GCOMB, deslocou-se em meios auto para Mamboncó. As NT dirigiram-se para Bigine. Encontraram em seguida o trilho Cai-Morés que não tinha vestígios de passagem. Montaram emboscada e pernoitaram na zona. No dia seguinte dirigiram-se a Tambato e depois à Bolanha em MANSOA 9 I13 para serem reabastecidos de água e fazerem a evacuação de 3 doentes. Cerca das 16h00, à ordem, iniciaram o regresso à estrada de Cutia-Mansabá onde chegaram às 17h30.

Em 20JUN70 assumiu o comando da CART 2732 o Cap Art José Maria Belo, em virtude de o Cap Inf Carreto Maia ter terminado a sua comissão de serviço na Guiné.

Em 22JUL70, 2 GCOMB empenhados na contra-penetração do eixo do eixo IN Morés-Sara, interceptaram coluna IN que debandou com baixas prováveis. (Op.Farelo)

No mês de Setembro de 1970 há a salientar nova baixa no Comando da CART 2732, em virtude de o Cap Art José Maria Belo ter sido evacuado para o HMP de Lisboa.

Em 05OUT70, ataque a Mansabá de que resultou 1 milícia morto e feridos ligeiros nas NT.

Em 06OUT70, foi efectuada batida à zona de instalação das armas IN que no dia anterior atacaram Mansabá sendo apanhada a secção anterior de um CSR B 10 calibre 52 de origem russa. As NT detectaram ainda a existência de minas AP inimigas. O Alf.Mil.º de Minas e Armadilhas José Armando Santos do Couto morreu vítima do rebentamento de uma que tentava levantar, tendo também ficado ferido o Alf.Mil.º Bento que teve de ser evacuado para o HM de Bissau. O Fur.Mil.º de Minas e Armadilhas Vinhal procedeu ao rebentamento de mais 3 minas AP do IN.

Mansabá > 11 de Outubro de 1970 > Cerimónia de homenagem à memória do Alf Mil Couto, vítima mortal do rebentamento de uma mina AP.


Neste mês de Outubro de 1970, apresentou-se na CART 2732 o Cap Art Domingos Alberto Pinto Catalão, para assumir o comando desta Unidade.

Em 10NOV70, o IN flagelou os trabalhos da estrada Mansabá-Farim em que a CART 2732 tinha forças empenhadas.

Em 11NOV70, 2 GCOMB na protecção dos trabalhos da estrada Mansabá-Farim. Grupo IN flagelou as NT com fogo de morteiro e armas automáticas em FARIM-2 F3 4-2 causando 1 ferido ligeiro nas NT.
A partir desta data a ZA da CART 2732 deixa de pertencer ao BCAÇ 2885, passando a estar integrada no Comando Operacional N.º 6 (COP6), reactivado pela necessidade de construção o mais rápido possível da estrada Mansabá-Farim. O COP6 fica instalado em Mansabá e a CART apoia e fornece os meios auto e outros necessários à sua actividade operacional.

Em 12NOV70, Mansabá foi atacada por numeroso grupo IN que utilizou CSR, morteiro 82 e 60, LGF e armas automáticas durante 45 minutos, tendo causado 1 morto e 4 feridos às NT e, 14 mortos e 45 feridos à população.
As NT reagiram pelo fogo e manobra.

Mansabá 12NOV70 > Enfermaria militar atingida por munição de canhão sem recúo IN

Mansabá 12NOV70 > Abrigo da Mancarra atingido durante o ataque ao aquartelamento, onde apanhou um grande susto o nosso camarada e tertuliano Inácio Silva, Apontador da Breda.

Mansabá 12NOV70 > Uma das muitas moranças danificadas por fogo IN que provocou, além dos estragos materiais, 14 mortos e numerosos feridos na população.


Em 26NOV70, foi criado o destacamento do Bironque, sendo deslocados de Mansabá 2 GCOMB da CART 2732.

Destacamento do Bironque, criado para dar apoio às obras de construção do troço de estrada entre o Bironque e o K3

Em 28NOV70, foram detectadas e levantadas 3 minas AP na região dos trabalhos em Bironque Delta e accionada 1 de que resultou 1 ferido grave e 2 ligeiros, todos da BECE.

Em 30NOV70, foram detectadas e levantadas 3 minas AP na região dos trabalhos em Bironque Delta.

Em 01DEZ70, 2 GCOMB empenhados na protecção dos trabalhos da construção da estrada Mansabá-Farim. Detectadas pelos trabalhadores 12 minas AP que foram levantadas pelos Sapadores

Em 02DEZ70, 1 trabalhador da BECE accionou uma mina AP sendo evacuado para Bissau. Foram detectadas mais 4 minas AP e levantadas pelos Sapadores. A CART 2732 tinha 2 GCOMB empenhados na protecção dos trabalhos.

Em 12DEZ70, 1 milícia detectou em FARIM-1 F4 6-3 1 elemento IN morto tendo capturado 1 espingarda automática Simonov, 1 pistola metralhadora PPSH, 4 minas AP, munições e 1 cantil.

Em 13DEZ70, pelas 16h15, a povoação e quartel de Mansabá foram flagelados com 3 granadas de morteiro 60 sem consequências.

Em 16DEZ70, grupo IN não estimado, flagelou a segurança dos trabalhos da estrada com 5 tiros de morteiro 60 sem consequências, tendo pelas 19h20 flagelado o aquartelamento de Mansabá com foguetões.

Em 28DEZ70, foram encontrados 5 buracos na estrada alcatroada em Mamboncó-3 E6 7-4 feitos por explosivos, com cerca de 2 a 2,5 metros de diâmetro e 60 a 80 centímetros de profundidade, ao longo de 200 a 250 metros.

Em 29DEZ70, grupo IN mais uma vez flagelou a segurança aos trabalhos da estrada.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 20 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6194: Convívios (133): Encontro comemorativo da ida da CART 2732 para a Guiné, Funchal 10 de Abril de 2010 (Inácio Silva/Carlos Vinhal)

(**) Vd. poste de 2 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6297: Controvérsias (71): Contemos as nossas experiências e deixemos as especulações para quem não esteve lá (Carlos Vinhal)

Vd. Blogue da CART 2732 em http://cart2732.blogspot.com/

Carlos Vinhal foi Fur Mil Art MA da CART 2732, Mansabá, 1970/72

8 comentários:

Anónimo disse...

Carlos,

Foi mesmo muito complicada esta vossa primeira parte da comissão!
Ficamos a aguardar a continuação. Oxalá tenha sido menos difícil.

Abraço,
Carlos

Cesar Dias disse...

Carlos Vinhal

"Mansabá é
um berço de embalar,
com palmeiras
ao luar",

além desta nossa canção, havia um agrdável micro-clima.

Isto é o que posso dizer, porque a ralidade foi relatada por ti. Á CART 2732, curvo-me pela maneira como recebeu todos os forasteiros que naquele final de 70 por ali apareceram, e não foi pequeno o reboliço.Aos seus mortos o meu respeito pela sua memória, aos vivos, um grande abraço pois com eles convivi nesse periodo, principalmente os Sargentos.
Para ti Carlos, o abração do costume.
Bem hajas

César Dias
EX-FURRIEL MIL SAP
BCAÇ2885

Colaço disse...

Era um trabalho destes que a revista Domingo correio da manhã devia publicar e não aquela amputação da tua guerra.
Um abraço
Colaço

Anónimo disse...

Caro Carlos
Ao princípio o Correio da Manhã fazia uma publicação razoável sobre quem passou pela Guerra Colonial. Agora reduziram para uma miserável pagina. E sabes porquê? têm que arranjar espaço para publicar tretas sobre o filho do C.Ronaldo e as pernas da Angelina Joli. Coitados!!!
Grande abraço.
Luís Borrega

P.S. Gostei da tua crónica publicada hoje...

Fernando Gouveia disse...

Amigo Carlos:

É com alguma emoção que revejo as fotos de Mansabá, parte da tua “guerra”. Há quarenta anos nunca estive lá, mas como sabes, na minha recente visita à Guiné e por ter sido também a “guerra” do Pimentel e do Mesquita, fui com eles lá. Tivemos conversas muito interessantes com o pessoal, nomeadamente professores que na altura estavam a dar aulas e com um antigo guerrilheiro que descreveu um dos ataques, que bem podia ter sido um dos que tu sofreste. A tabanca, como todas, cresceu imenso. Posso dizer-te que agora o enquadramento da tua foto aérea está coalhado de moranças e no eixo viário principal decorre o habitual mercado de rua. Na tua foto ainda dá para reconhecer o edifício do posto de comando que agora está em ruínas. Não consegui, na tua foto, foi localizar a piscina que agora tem uma enorme árvore lá dentro. Muito mais havia a dizer…
Continua a escrever.

Um abraço.
Fernando Gouveia

Hélder Valério disse...

Caro Carlos V

Pelo relato da evolução da 'aclimatização' da tua Companhia pode-se verificar que foi tudo menos monótona.
E percebe-se bem a preocupação do IN em 'saudar-vos' logo no início, praticamente assim que chegaram, para que puessem ter uma rápida adaptação...

A partir do dia 10 de Novembro já fui teu contemporâneo e acho que algumas dessas 'festividades' ocorridas até ao início de Dezembro chegaram ao meu conhecimento, embora ainda não as pudesse situar bem no mapa...

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Pois é, Carlos. O Hélder S. não faz por menos: "Carlos V" - imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Também andou metido em (outras) guerras.

Abraço,
Carlos Cordeiro

MANUEL MAIA disse...

CARO CARLOS,


PARABÉNS PELO TEU TRABALHO DE PORMENOR ENRIQUECIDO PELAS FOTOGRAFIAS.
ABRAÇO
MANUELMAIA