quarta-feira, 30 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6664: Em busca de... (137): Procuro informações sobre Fernando Labaredas Torrão, Alf Mil da CCAÇ 461


CCAÇ 461
À procura de Camaradas e amigos do Fernando Labaredas Torrão (Alferes Miliciano da CCAÇ 461)

A pedido do nosso Camarada Álvaro Basto (ex-Fur Mil Enf da CART 3492/BART 3873), passamos a publicar uma mensagem de Teresa Torrão, filha de um Camarada-de-armas nosso, entretanto falecido, cujo teor se reproduz:

Boa tarde, o meu nome é Teresa Torrão e sou filha de Fernando Labaredas Torrão (ele era de uma aldeia de Montalegre chamada Serraquinhos e antes de ir para a Guiné foi aluno no Seminário de Vila Real).
Foi incorporado no E.P.I. em 5 de Agosto de 1962 (dia de aniversário dele), no quartel de vila Real (Trás-os-Montes), como Alferes Miliciano na unidade CCAÇ 461, que foi para a Guiné em Julho de 1963, tendo regressado em Agosto de 1965.
O nº de Identificação Militar dele era: M-6271360 - tropas licenciadas em 31 de Dezembro de 1974, D.R.M. n.º 13.
O meu pai infelizmente já faleceu há 5 anos, mas quanto mais o tempo passa mais a minha saudade aumenta, pelo que gostaria muito de conhecer Camaradas e amigos que estiveram com ele na Guiné, para saber o que ele por lá viveu, embora ele me tenha contado algumas coisas.
Penso que me disse que o seu quartel era no mato e que esteve lá 3 anos... mas como eu era pequena e não tinha bem a noção do que era a guerra…
Tenho algumas fotos dele ao pé de 1 árvore enorme, que penso ser 1 Secóia e, nessa altura, o meu pai usava barba.
Como pai, marido e amigo era e sempre foi exemplar.
Se me puderem dar informações agradecia do fundo do coração.

2. Ora aqui fica o desafio.
Quem esteve entre 1963 e 1965 na Guiné e conheceu o alferes Fernando Torrão da CCAC 461?

3. Sobre a CCAÇ 461 sabe-se o que está publicado no poste P2416, de 7 de Janeiro de 2008, com o seguinte título: Guiné 63/74 - P2416: Unidades que passaram por Barro, na região do Cacheu (A. Marques Lopes)

Companhia de Caçadores n.° 461
Partida: Embarque em 14 de Julho de 1963; desembarque em 20 de Julho de 1963
Regresso: Embarque em 7 de Agosto de 1965
Síntese da Actividade Operacional
Em 28 de Julho de 1963, seguiu para Mansabá e assumiu a responsabilidade do respectivo subsector, então criado, com pelotões destacados em Olossato, até 26Dez63 e Cuntima, ficando integrada no dispositivo e manobra do BCAÇ 507 e após reformulação dos sectores, do BCAÇ 512.
Em 23 de Dezembro de 1963, substituída no subsector de Mansabá pela CCAÇ 594 e foi transferida para Bigene onde assumiu a responsabilidade do subsector, com um pelotão destacado em Barro, desde 21 de Dezembro de 1963 e mantendo o outro pelotão destacado em Cuntima, onde permaneceu até 23 de Julho de 1964, depois deslocado para Guidage, de 8 de Agosto de 1964 a 13 de Maio de 1965.
A subunidade manteve-se na zona de acção do BCAÇ 512 e depois do BCAV 490.
Inicialmente, desenvolveu intensa actividade de reconhecimento, de patrulhamento e de contacto com as populações da área e executou algumas acções ofensivas contra elementos inimigos infiltrados na região de Mores.
A partir de 2 de Março de 1964, mantendo a anterior actividade de patrulhamento e de contacto com as populações, passou também a realizar acções ofensivas e emboscadas na região de Bigene e Barro, com especial incidência na região de Sambuiá.
Em 28 de Maio de 1965, foi rendida no subsector de Bigene pela CCAÇ 762 e foi tranferida para Bissau, onde foi integrada no dispositivo de segurança e protecção das instalações e das populações da área, em substituição da CCAÇ 787, tendo ficado integrado nos efectivos do BCAÇ 600 e depois do BCAÇ 513, até ao seu embarque de regresso.
Entretanto, ainda, dois pelotões estiveram temporariamente deslocados em Bula, a partir de 13 de Junho de 1965, em períodos de 10 a 15 dias, em reforço do BCAV 790, com vista à realização de patrulhamentos e contactos com a população, na região de S. Vicente.
__________
Nota de M.R.:

2 comentários:

Anónimo disse...

Querida Teresa Torrão
Desculpe o tratamento mas como conheci o seu Pai...
Logo que vi a fotografia recordei-me do Alferes Torrão que encontrei por diversas vezes em Guidage. Fui Furriel Milº. Enfermeiro da C.Caç. 675 que teve na sua "quadrícula" Binta e Guidage a partir de Julho de 1964 até Abril de 1966.
O seu pai chegou a Guidage em Agosto desse ano (1964) e tivémos contactos com ele durante alguns meses até um pelotão da CCaç. 675 o substituir.
Ainda há dias falei nele a outro camarada do seu tempo - Alferes Rosales -.
Recordo-me muito bem do seu Pai e do tremendo isolamento que era então "viver" em Guidage, que só tinha "direito" a um pelotão (30 homens).
Se lhe puder ser útil em mais alguma coisa...disponha.Vivo em Alcobaça e o meu contacto é 963147683.
Melhores cumprimentos.
JERO

Teresa Torrao disse...

Boa tarde,só hoje vi o seu comentário...tanto tempo...claro que me pode tratar assim.
fico feliz por o ter encontrado e ter conhecido o meu pai,assim que puder entro em contacto consigo para falarmos do meu pai.
Muito obrigada,

Teresa Torrão.