terça-feira, 25 de maio de 2010

Guiné 63/74 – P6467: Estórias avulsas (37): A minha viagem à Guiné-Bissau 2 (José Casimiro Carvalho, Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350)

1. O nosso Camarada José Casimiro Carvalho (ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 - 1972/74 -, e dos Lacraus de Paunca (CCAÇ 11) - Gadamael, Guileje, Nhacra, Paúnca, enviou-nos a seguinte mensagem:

A minha viagem à Guiné-Bissau 2

Camaradas,

Na minha viagem á Guiné não consegui ir a Paúnca (que pena), mas fui a Pirada. Lembram-se do 69 (não é esse, mentes poluídas), é o marco que dividia a Guiné com o Senegal!

Pois, na foto, eu estou literalmente com um pé em cada país e, que calor fazia nesse dia, só me apetecia uma daquelas bazucas que o Vasco tinha no seu café.
Claro que mesmo estando em Pirada me vieram imagens à cabeça, da “minha” Paúnca e do convívio com os guerrilheiros do PAIGC, que aí nos visitaram.
Que coisa… bem, é obvio que esta situação embora caricata para alguns, soube-me bem melhor que o verdadeiro inferno que eu vivi em Gadamael Porto, claro…
Agora vou passar a uma surpresa para os meus camaradas de Paúnca, é que eu, em Bissau, resolvi fazer uma demanda por conta própria e fui procurar o Fur Mil Reis Pires (Cabo-verdiano), que pertenceu à CCAÇ 11 “Lacraus”.
Assim, meti pés ao caminho, sozinho, e encontrei-o. Que felicidade (bipartida), o homem reconheceu-me, pois eu vivi com ele numa das tabancas.
Foi um disparar de memórias antigas… não esquecendo que ele foi fundador do P.R.S. e foi… Primeiro-Ministro, estando agora retirado da vida politica.
Também me vieram à memória as patuscadas no forno da padaria, onde os nossos “mestres cuca” preparavam os pombos de peito verde, que eu caçava de G-3, ou o macaquinho-cão que eu apanhei (G-3) e que eram a delícia da cambada.
O Falcão (Capitão Falcão "SUPERSTAR")... incluído, claro, que me preparou, e de que maneira para a famigerada coluna, que eu comandei (!?), para Bissau, passando por Fajonquito, Jumbembem e Nhacra… onde paramos para eu cumprimentar o meu cunhado (Eduardo Campos), da CCAÇ 4540, não antes de termos sido “parados” por guerrilheiros do PAIGC.
Mas, continuando a falar de Paúnca, não podia deixar de mostrar uma foto, que reuniu, 36 anos depois, dois bons amigos de então, pois privávamos em conversas, pela noite dentro, sobre uma variedade de temas, onde a Bíblia estava em primeiro lugar, pois o Reis Pires era um erudito que me encantava com as estórias de Jesus e da sua “caminhada” entre nós.

Estávamos junto à sua residência, que fez questão de me mostrar e de onde me foi difícil sair, mas…
Claro que não me podia esquecer de um dos meus companheiros do dia a dia, um sagui muito irrequieto, que me fazia esquecer as saudades da “Metrópole” e cobrava muito pouco.
É óbvio pois vivia connosco (eu e o Reis Pires nesta cabana) e uns rebuçados, mancarra e alguma fruta bastavam.
Enquanto o “puto” descansava eu tratava da minha higiene pessoal e pensava na “moca” fenomenal, que apanhei ao beber uma “Old Parr” no meio de uma estúpida aposta, que fiz depois duma jantarada bem regada e que só não acabou “mal” porque tínhamos um solicito furriel enfermeiro – o Meireles -, que me salvou a vida.
Não querendo ser lamechas seria injusto não falar da minha menina babuína, muito querida, que me fazia boa companhia na minha tabanca (e do Reis Pires), e que alguém motivado por algum ódio, ou algo inexplicável, acabou por envenená-la o que me provocou um choro tão sentido e intenso que vieram perguntar se tinha tido más noticias de casa.
Um abraço,
José Carvalho
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 e CCAÇ 11 "Os Lacraus"
__________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

22 de Maio de 2010 >
Guiné 63/74 – P6454: Estórias avulsas (87): A sabedoria do “Homem Grande” (José Nunes, ex-1º Cabo do BENG 447)

Sem comentários: