sábado, 15 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6393: Convívios (153): Na Tabancas dos Melros... encontrando malta nossa, além de malta da FAP, BA 12, Bissalanca, do meu tempo (Miguel Pessoa)


1. O nosso Camarada Miguel Pessoa (*), ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, hoje Coronel Pilav Reformado, enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 13 de Maio de 2010: Guiné 63/74 - P6391: Convívios (152): Convívio da família CCAÇ 816 (Rui Silva)

NA TABANCA DOS MELROS
Aproveitando a organização do almoço anual do curso de enfermagem da Giselda (da antiga Escola de Enfermagem do Hospital de S. João, no Porto), que decorreu em Braga no passado dia 9, decidimos aproveitar a oportunidade e alinhar num convívio da Tabanca dos Melros, no Choupal dos ditos, em Fânzeres, no dia anterior.
Para além da conveniência de datas - em dias seguidos, 8 e 9 - acresce o facto de contar encontrar no local alguns dos tabanqueiros que vou contactando por aí - Portojo, Carlos Silva, Carvalho, Eduardo Campos, Miguel Falcão e outros - e ainda poder rever o anfitrião/dono do Choupal, o Gil Moutinho, nosso antigo companheiro nas andanças pelos ares da Guiné.
E se o encontro cumpriu conforme prometia, não deixei de ter duas surpresas curiosas, decorrentes de conversas que tive com dois dos participantes no almoço. Ei-los nesta foto, numa conversa particular, o Armando Martins e o Manuel Quelhas, que foram há muito tempo observadores atentos de episódios em que eu também estive envolvido.
Bom, no meio de uma conversa que estava a ter com o Armando Martins, constatei que tínhamos estado nos mesmos sítios e na mesma época.
Assim, antes de embarcarmos para a Guiné, no fim de 1972, estivemos ambos colocados na Base Aérea de Monte Real, eu tirando o curso operacional no F-86 e Fiat G-91, ele colocado no serviço de incêndios (bombeiros).
E, tendo ele referido este facto, lembrei-me de um episódio decorrido durante a minha qualificação, numa altura em que já tinha começado a minha adaptação ao Fiat G-91.
Nessa altura iniciava-se a utilização regular dos "drop-tanks"* de 120 galões em substituição dos antigos drops de 69 galões (naturalmente com o objectivo de aumentar a autonomia do avião e o tempo disponível na zona do objectivo).


O sistema deveria sofrer de alguns problemas de juventude, pois só sei que na recuperação de uma passe na carreira de tiro da Base um dos "drops" resolveu ir-se embora sem que eu tivesse tido qualquer interferência nesse facto...
Devo confessar que tivemos alguma sorte neste incidente - eu e os bombeiros que estavam a fazer a segurança ao local, bem próximos do local em que o "drop"acabou por cair...
Felizmente conseguiu-se provar que não tinha havido nabice da minha parte - o que neste caso foi o primeiro pensamento dos veteranos Falcões face à periquitice do Abibe**...
Lembrei-me então de perguntar ao Armando Martins se ele se recordava deste incidente e fiquei surpreendido quando ele confirmou que estava lá naquele dia...
A esta distância é realmente curioso como as nossas vidas se vão cruzando com a de outros e só ao fim de muito tempo é que nos damos conta disso...
O Manuel Quelhas surpreendeu-me igualmente.
Explicava-me ele que tinha estado em Mansabá no ano de 1973 e, lembrando-me eu de um incidente ocorrido com um dos nossos Fiats numa operação no Morés - que obrigou o piloto a ejectar-se - perguntei ao Quelhas se ele se lembrava desse episódio.
A veemência com que me respondeu surpreendeu-me, mas depois fiquei esclarecido.
Essa operação que eu refiro enquadrava-se numa heli-colocação que tinha sido organizada em pleno Morés, iniciada com um bombardeamento na zona da heli-colocação, avançando depois os helicópteros com pessoal, para os largar no terreno.
Eu era o nº2 da formação e a coisa correu bem até à entrada ao passe do nº4.

Por motivos que se desconhecem o avião desse piloto ficou subitamente descontrolado, forçando o piloto a ejectar-se.
Imagine-se agora o que é seis ou sete helis dirigindo-se para o local e verem subitamente um avião despenhar-se mesmo à sua frente e um piloto a descer lentamente no seu pára-quedas.
É claro que a heli-colocação foi abortada e a primeira preocupação foi recuperar o piloto.
Lá seguiram os helis atrás do chefe e vá de pousar os estojos no chão, onde fosse possível.
A verdade é que a coisa não correu nada bem e, cancelada a missão, acabámos por perder quase todo o dia a recuperar os helicópteros danificados nessa aterragem inesperado em local difícil.
Vá lá, ao fim do dia o saldo era minimamente positivo - o piloto foi recuperado de imediato pelo primeiro helicóptero e os helicópteros danificados tinham conseguido regressar à Base, à custa do esforço dos mecânicos e dos pilotos que foi preciso manter no local... e por cima, para garantir a segurança da operação...
É aqui que entra o nosso camarada Quelhas na história - ele aguardava o regresso dos helis para ser integrado numa segunda leva que iria colocar mais pessoal no terreno.
E foi do local em que se encontrava que viu o avião a despenhar-se. O problema com que se deparou foi o facto de ninguém ter acreditado nele...
Segundo me confessou, ao longo dos anos foi começando a desconfiar do estado dos seus neurónios...
Calcule-se por isso a sua enorme satisfação ao ver confirmada por mim a sua história... ao fim de 37 anos...
Não duvido que estes convívios, para além da sã confraternização entre os ex-combatentes, permitem por vezes momentos curiosos como estes que hoje aqui relato.
Notas:

* "Drop-tanks" são depósito externos transportados nos suportes existentes por baixo das asas. Como o nome indica, podem ser ejectados em voo, em caso de necessidade.
** Falcões, assim eram chamados os pilotos operacionais da Esquadra. Os Abibes (uma ave de fraca figura) eram os pilotos em curso, que ainda tinham tudo para provar... (Eram os periquitos lá do sítio...).

Um abraço,
Miguel Pessoa
Ten Pilav da BA 12
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste da série em:

14 de Maio de 2010 >

3 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

Meu caro Miguel Pessoa.

No meu Diário da Guiné, pag.144, escrevi:

Cufar, 1 de Setembro de 1973

Sábado tombou mais um Fiat sobre o Morés, ao lado de Mansoa. Fala-se de avaria técnica, o avião entrou em perda e pumba! Também se fala em mísseis do PAIGC. O piloto teve sorte, ejectou-se e na altura passavam por perto dois helicópteros que viram o pára-quedas no ar e o foram buscar ao solo.


O que me dá gosto é que bate tudo certo com as nossas vidas, vividas e contadas.
Forte abraço,

António Graça de Abreu

Jorge Narciso disse...

Caro Miguel

Nesse dia (1 de Setembro 73)também eu fiz um voo arriscado, mas do qual ainda hoje não tive que me ejectar.
Quase 3 anos depois dos meus ultimos na Guiné: casei-me.

Abraço

Jorge Narciso

Carlos Silva disse...

Eh Rapaziada

Digam lá, estes encontros são ou não agradáveis?
Dá para passear, conviver com velhos camaradas, relembrar factos que já estavam na gaveta cerebral, etc.
Venham aos Melros ouvi-los a cantar, ao 2º sábado de cada mês.
O próximo almoço será no dia 12-06-2010, véspera de Sto António e quem sabe se o nosso camarada Gil, não fará uma surpresa?
Em vez de ocuparmos uma das salas acolhedoras, manda-nos para o belíssimo corredor sob uma ramada e espeta-nos lá uma caixa de sardinhas que poderemos ir devorando ao som dos cantares vadios dos melros?
Ora, como vêem como é bom termos umas tabancas espalhadas pelo País.
Portanto, faço um apelo aos nossos camaradas do Norte, Viana do Castelo, Vila Real, Chaves, Bragança etc, bem como, do Alentejo e do Algarve construam umas "Moranças" , pois nós ajudaremos a fabricar os blocos de adobe e passaremos de vez em quando a fazer-lhes uma visita.
Um grande abraço
Carlos Silva