sexta-feira, 14 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6388: Ao correr da bolha (Torcato Mendonça) (8): Promessas

1. Do nosso Camarada Torcato Mendonça, ex-Alf Mil AT Art da CART 2339, Mansambo, 1968/69:

AO CORRER DA BOLHA - VIII

PROMESSAS


Espaço enorme.

Espaço bem definido, tendo num topo uma Basílica em construção e a antiga no outro. Entre as duas aquele espaço enorme, o lugar de culto com a pequena capela com a Senhora. Os visitantes e peregrinos, muitos, andavam por ali em oração ou, como eu, poucos, certamente, em observação.

Ainda vi um ou outro camuflado, gente a caminhar de joelhos para admiração minha, gente de rostos sulcados pelas rugas e curtidos por mil sóis, em contraste com outros muito bem tratados. A diversidade era enorme quer no aspecto social quer no aspecto etário.

Ia observando e procurava a explicação para tudo o que me envolvia. Senti, talvez pela educação católica outrora recebida, por saber a história do local ou, certo é que algo me transmitia um misto de paz, de tranquilidade e de inquietação, uma necessidade de compreender. Sentia ser difícil de explicar aquele choque de sentimentos sentidos.

Observava uma grande espiritualidade e simultaneamente o peso enorme da parte material, o negócio, o dinheiro que por ali corria. Ia pensando, meditando em tudo e tentar explicação certamente para o inexplicável.

De repente vi-o. Estava parado, absorto nos seus pensamentos. Dirigi-me para ele e quase lhe toquei. Só então me olhou. Olhar vago, vazio, olhar impróprio nele.

Cumprimentamo-nos e nem esboçou um sorriso.

- Que fazes aqui, perguntou-me.

- Vim tratar de um assunto pessoal. E tu? Estranho ver-te aqui.

- Fácil de explicar, respondeu-me. Estou aqui porque, como tu, estive na Guiné. Hoje, vinha do Porto para Lisboa e virei para cá.

Vamos tomar um café e falamos um pouco.

Senti nele a necessidade de desabafar, de contar algo.

Sentados frente a frente deixei-o então falar. Se bem me lembro disse:

- Há muitos anos atrás, numa fria e enevoada manhã de Dezembro, aportei a Lisboa vindo da Guiné. Não tive grande dificuldade em encontrar meus pais no meio daquela multidão. Confesso que foi um encontro a marcar-me para sempre. Nunca tinha sentido aquela forma como me olhavam, abraçavam, tocavam. Tentava manter-me calmo. Falávamos a querer dizer tudo, a falar de forma estranha como se o tempo se fosse esgotar, como se alguém viesse impedir que falássemos. Difícil de explicar.

Claro que não posso fazer analogia com a partida. Nesse dia, a pedido meu, não tinha ninguém lá.

Mostraram, mais minha mãe, o desejo de aqui vir antes do regresso a casa.

Disse ser difícil para mim. Só estaria disponível dois ou três dias depois. Não sabia ao certo. Um dia viríamos. Um dia. Ainda falamos um pouco mais e escuso de referir. Falamos, posteriormente, em vir aqui algumas vezes.

Vi-o beber o café já frio.

- Nunca cá vieste, pois não? Perguntei-lhe

- Não. Vim hoje porque senti necessidade. Respondeu-me.

Mudou de tema e falamos de outros assuntos. Assuntos triviais, assuntos a dizerem não querer falar mais do porquê da visita ali.

Pouco depois despedimo-nos.

Ainda fiquei e pedi mais um café. Precisava. Se estava, digo mesmo, um pouco confuso, talvez agora sentisse uma maior necessidade de compreender certos porquês.

Enquanto bebia o café relembrava a forte religiosidade existente no meu Grupo de Combate, na minha Companhia.

Quantos, depois de voltar da Guiné ali teriam vindo?

Lá, quando caíam numa emboscada, faziam um assalto, sofriam um ataque ao aquartelamento, pensariam em religião? Qual seria o seu peso antes das operações?

Todos os Grupos tinham, se a memória me não atraiçoa, uma Senhora a quem rezavam em maioria.

E do outro lado, do lado dos nossos adversários ou inimigo, maioritariamente de outra religião, como pensariam?

Um dia, se isso for possível, tentarei perguntar aos camaradas do meu grupo.
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 – P6381: Estórias de Mansambo II (Torcato Mendonça, CART 2339) (20): Choro na noite

Vd. último poste da série de 3 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6305: Ao correr da bolha (Torcato Mendonça) (7): Lágrimas secas

11 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Torcato!

Apetece-me dizer:
Que coisa!..
O estômago contrai-se, e é difícil encontrar as palavras.
É precisa a fé, mas cada um, tem a sua!
E as coisas que não fizemos e que nunca mais poderemos fazer?
Há pesos que ficam sobre os ombros a vida inteira, sem sabermos se...

Um abraço

Felismina Costa

Anónimo disse...

Wow, that's what I was exploring for, what a information! present here at this blog, thanks admin of this site.

Feel free to visit my webpage: http://stream.musicoasis.cz

Anónimo disse...

I pay a visit day-to-day a few web sites and blogs to read articles or reviews, but this
blog provides feature based posts.

Visit my site; http://www.ourlucidthoughts.com/index.php?option=com_easyblog&view=entry&id=21&Itemid=69

Anónimo disse...

Everyone loves it whenever people get together and share views.
Great blog, stick with it!

Review my site - emergency loans

Anónimo disse...

What i don't realize is in truth how you are no longer actually much more well-liked than you may be right now. You're
very intelligent. You know thus significantly relating to this matter,
produced me for my part consider it from a lot of varied angles.
Its like women and men are not fascinated unless it is something
to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs great. All the time deal
with it up!

my weblog; installment loans

Anónimo disse...

This site was... how do you say it? Relevant!
! Finally I have found something which helped me. Thank you!


My website; http://kochi-higashi-lions.com

Anónimo disse...

Heya! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?
My last blog (wordpress) was hacked and I ended up
losing a few months of hard work due to no back up.
Do you have any solutions to protect against hackers?



Feel free to surf to my web page ... no hassle loans

Anónimo disse...

It's perfect time to make some plans for the longer term and it is time to be happy. I have learn this put up and if I may I desire to recommend you some fascinating issues or tips. Maybe you could write subsequent articles relating to this article. I desire to read even more issues about it!

My blog: instant decision loans

Anónimo disse...

Just wish to say your article is as astonishing.

The clarity in your post is simply nice and i can assume you are an
expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post.
Thanks a million and please carry on the gratifying
work.

Also visit my blog post - http://www.superhighlights.com

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.