quinta-feira, 13 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6382: (Ex)citações (71): Djaló, o teu irmão Braima morreu (Do Comandante do BCAÇ 3883, para o Alf Comando Graduado Amadu Djaló, em 25 de Setembro de 1973)


Senegal > Dacar > 1998 > Amadu Djaló, com a sua filha Ana Djaló, que vive em Londres (*)

Foto: © Amadu Djaló  (2010). Direitos reservados


Do livro de Amadú Bailo Djaló, Guineense, comando, português: 1º volume, comandos africanos, 1964-1974. Lisboa: Associação de Comandos, 2010, pp. 264/265 (**):

O Braima, meu irmão mais novo, frequentou o curso de Comandos de 1972, em Fá Mandinga. Estivemos juntos nos Comandos quase perto de um ano. Uma vez, íamos efectuar um assalto com helicópteros a oeste de Madina do Boé. O assalto era para ser desencadeado depois do bombardeamento da aviação. Quando era assim tínhamos que sair dos helicópteros com o dedo no gatilho.


Calhou o meu irmão ir no meu grupo e, quando chegámos à BA 12, eu só tinha olhos para o meu irmão. Cada vez que levantava a cara, só o via a ele. Então pedi ao Capitão Folques para mandar o meu irmão para outro grupo, para que fosse numa situação menos perigosa. O capitão aceitou o pedido e trocou-o.

Realizámos o assalto sem problemas do nosso lado. O bombardeamento causou vítimas ao PAIGC, apoderámo-nos de vários materiais e regressámos a Bissau, de helicóptero também.

Depois, em 5 de Junho de 1973, eu e mais oito oficiais fomos transferidos para a CCAÇ 21. A nossa companhia ficou com sede em Bambadinca[] e passámos a actuar na zona leste.

Em Setembro estávamos em Piche. A coluna regressava nesse dia [, 25 de Setembro de 1973] , vinha trazer géneros. Eu estava sentado no posto da administração, a conversar com os funcionários, quando chegou um soldado europeu.
- Meu alferes, o nosso Tenente-Coronel mandou-o chamar.

No caminho, o militar perguntou-me se eu tinha algum irmão nos Comandos.
- Sim, tenho – Respondi.
- Morreu! Mas o meu alferes não diga nada ao nosso Tenente Coronel. [Ten Cor Inf Manuel António Danas, Comandante do BCAÇ 3883].

Fiquei sem ter nada para dizer- Quando chegueui à sala de operações, o Tenente-Coronel disse-me

- Djaló, o teu irmão morreu. A coluna já partiu para Bambadinca, mas tens aí uma viatura para te levar e, depois, a viatura regressa com a coluna.

Não esperei mais nada. Tomei lugar no carro, rumo a Bafatá. Quando cheguei a minha casa, encontrei lá muita gente. O condutor parou. Dei-lhe dinheiro para almoçar no restaurante e disse-lhe que aguardasse ao pé da estrada,pela coluna de regresso.

O meu irmão Braima Djaló morreu na Cobiana (#), numa operação da 3ª CComandos. Nesse dia perdi o meu irmão mai amigo. (pp. 264/265)
_ __________

(#) Segundo nota do editor (Virgínio Briote) (p. 265), foi no decurso da Op Gema Opalina, na região de Cobiana, de 24 a 27 de Setembro de 1973. Um dos agrupamentos, com 40 homens, depois de helitransportado para a zona, caiu numa forte emboscada montada da mata para o tarrafo. As NT sofreram 3 mortos (Fur Quintino Rodrigues e Sold Lama Djaló e Braima Djaló) e 7 desaparecidos (Tem Jalibá Gomes, 1º Cabo Albino Tuna e Sold Ali Jamanca, Braima Turé, Vicente Djata, Demba Só e Eusébio Fodé Bamba). Destes desaparecidos soube-se, dias depois, que 4 tinham sido aprisionados pelo PAIGC, incluindo o Ten Jalibá Gomes que foi levado para Conacri, passando a partir de então a colaborar com o PAIGC até à independência. Com os vencimentos atrasados que o Exército lhe pagou, comprou depois um táxi. Morreu em Bissau, de acidente com o táxi, que se incendiou.

_______________

Notas de L.G.:

(*)   Vd. postes de:



(**)  Vd. poste de:

1 comentário:

Anónimo disse...

"Calhou o meu irmão ir no meu grupo e, quando chegámos à BA 12, eu só tinha olhos para o meu irmão. Cada vez que levantava a cara, só o via a ele. Então pedi ao Capitão Folques para mandar o meu irmão para outro grupo, para que fosse numa situação menos perigosa. O capitão aceitou o pedido e trocou-o"....


Há um grande dignidade e nobreza neste homem...

Luís Graça