quinta-feira, 6 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6327: O Spínola que eu conheci (17): A visita de inspecção ao Xitole e às tabancas em autodefesa de Sinchã Madiu, Cambesse e Tangali em 16 de Novembro de 1970 (Benjamim Durães / Jorge Cabral / Luís Graça)


Guiné > Guiné > Zona Leste > Sector L1 > CCAÇ 12 (1969/71) > Janeiro de 1970, ainda no tempo do BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70)  > Coluna logística, no itinerário Bambadinca - Mansambo - Xitole.  O troço entre Mansambo e Xitole esteve interdito durante cerca de um ano (desde Setembro de 1968).

Foto: © Humberto Reis (2005). Direitos reservados
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Continuação da publicação do  Despacho do Com-Chefem, de 7/1/1971,  relativo à visita de inspecção ao BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) (*)


3. Visita a Xitole (**) em 16Nov70


- Verificou-se que, contra o que está determinado, o planeamento operacional é realizado pelo Comando do BART, o qual define as acções a realizar, os efectivos da força, os itinerários, etc.

É um sistema teórico há muito banido do TO da Guiné e sobre o qual têm incidido incisivas críticas. Deve ser dada plena iniciativa aos comandantes de Companhia, em ordem a responsabilizá-los pelo cumprimento da missão cometida.

- Não foram realizadas acções de reconhecimento na região de Seco Braima (***), assim como a sul das tabancas em 'autodefesas', o que não é admissível para uma subunidade já com alguns meses de permanência na Zona. Esta anomalia demonstra à evidência um muito precário controlo operacional do Comando do BART.

- O plano de defesa do Xitole constitui um documento teórico, mas destinado a satisfazer uma determinação superior do que a accionar um sistema dinâmico de defesa. Salienta-se a falta duma planta ou croquis da povoação e do quartel com as zonas de responsabilidade devidamente delimitadas, sectores de observação, etc. O dispositivo de defesa não englobava a povoação, o que se revela francamente inconveniente do ponto de vista propriamente de defesa e do ponto de vista psicológico, para as populações que nos compete defender.

- Foram-me apresentados vários problemas de natureza logística como o aluguer de aviões civis para transportar açúcar que faltou na Companhia. Sobre este assunto deve ser mandado levantar averiguações e reembolsada a Companhia da despesa feita com o o aluguer do avião, devendo tal encargo ser liquidado pelo CTIG. Também foi salientada a falta de cimento.

Estas anomalias deveriam ter sido detectadas e resolvidas pelo Comando do BART e não pelo Comando-Chefe.

4. Visitas às tabancas de Sinchã Madiu, Cambesse e Tangali  (***) em 16Nov70

- A organização de defesa destas tabancas deverá ser melhorada. Não as considero em condições de poderem suportar um ataque em força durante o período de tempo necessário, em ordem a evitar o seu aniquilamento antes da intervenção das forças militares sediadas no Xitole.

Ressaltaram várias anomalias susceptíveis de serem sanadas no âmbito da defesa passiva. Nomeadamente a bertura de campos de tiro (capinação).

Nota-se também a ausência de exercícios de alarme, em ordem a automatizar e dinamizar a reacção das populações,

- As populações das tabancas de Cambesse e Tangali pediram a construção de escolas, o que se justifica plenamente face ao número de crianças em idade escolar.

Não se encontrava presente o Capitão Comandante da Companhia; todavia fiquei com boa impressão sobre o Comando desta Companhia, e nomeadamente sobre o Alferes que a estava a comandar interinamente. (pp. 2-3)

[Revisão / fixação de texto: L.G.]

Continua

Próximo ponto. 5. Visita Mansambo em 18Nov70
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Nota de L.G.:

(*) Vd. poste anterior da série > 6 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6326: O Spínola que eu conheci (16): A visita de inspecção ao BART 2917 e suas subunidades, Sector L1, Bambadinca, de 16 de Novembro a 19 de Dezembro de 1970 (Benjamim Durães / Jorge Cabral / Luís Graça)

(**) De acordo com a história da unidade (BART 2917, Bambadinca, 1970/72), o Xitole era sede de posto administrativo (com o mesmo nome). Tinha três lojas comerciais. A sua economia baseava-se na exploração do coconote e da madeira. A guerra teve um enorme impacto negativo na actividade económica.  A população rondava, no tempo do BART 2917, as 3 centenas. Unidade de quadrícula: CCAÇ 2616, com um destacamento na Ponte dos Fulas, no Rio Pulom (1 Gr Comb / CCAÇ 2616 + 1 Esq Pel Mort 2106, substituído em Dezembro de 1970 pelo Pel Mort  2268, por ter terminado a comissão).

(***) Seco Braima ou Darsalame, na foz do Rio Poulom, afluente do Rio Corubal...

(****) A sudeste de Xitole, na estrada Xitole-Saltinho, regulado do Corubal: eram tabancas em autodefesa, colaborantes com as NT. Sinchã Madiu tinha  120 habitantes, recenseados; Cambesse, 174; e Tangali,  146.  Em Maio de 1971, Cambesse tinha uma 1 Esq (-) do Pel Mort 2268 e 1 secção da CCAÇ 2616, em reforço do sistema de autodefesa.

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