quarta-feira, 5 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6323: Tabanca Grande (216): Fernando Almeida, ex-Fur Mil Trms, CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71)

1. Mail enviado por mim ao José Fernando Almeida [, aqui, à esquerda, foto da recruta, 1968,], que vive em Óbidos, e que foi Fur Mil Trms Inf da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12, o Fernando Almeida, meu contemporâneo, amigo e camarada em Santa Margarida, Niassa, Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969 / Março de 1971) (*):


Meu caro Fernando: Antes de mais: como vais tu ? Em grande forma ? Estive em Óbidos, o meu filho, com a banda dele (os Melech Mechaya), foi aí tocar, na festa do chocolate, mais exactamente no programa da RTP1, do Júlio Isidro, mas não deu para te ligar… Em princípio, encontramo-nos mesmo no dia 22, no convívio da CCS do BCAÇ 2852, CCAÇ 12 e outras subunidades adidas (...).

Tenho aqui uma outra pré-inscrição para o encontro: a do nosso antigo cabo quarteleiro, o João Rito Marques, que vive no Sabugal. Foi a filha que me telefonou. TM 966 525 319… Toma boa nota.

Também encontrei o Dalot e a filha no encontro do BART 2917 (1970/72), em Coruche, no passado mês de Março… (**)

Olha, manda-me o teu texto da convocatória para eu divulgar no blogue por estes dias… E já agora duas fotos tuas, uma do “antigamente” e outra actual, para eu finalmente te apresentar à nossa Tabanca Grande… Junta um pequena mensagem de apresentação… A nossa Tabanca Grande, que já tem 411 elementos registados, é a maior comunidade virtual do mundo, a nível de ex-combatentes (de uma só guerra)… Temos ainda pouca malta da CCAÇ 12, registada na nossa lista de membros do blogue… Em contrapartida, a malta de Transmissões tem aderido muito bem ao blogue.

Fica bem. Um grande Alfa Bravo. Luís (ou se preferires, Henriques).

2. Resposta do Fernando Almeida:

Caro Amigo Henriques: Sempre te tratei por Henriques, traz-me com mais facilidade à memória recordações da Guiné.

Registo a tua inscrição para o 16.º Convívio de Bambadinca, aguardo a confirmação da Alice. Vou contactar o João Rito Marques [o nosso cabo quarteleiro, que vive em Sabugal], dele só tinha o número do telemóvel, mas que está desactualizado.

Já enviei ao Diniz Dalot [ex-soldado condutor auto] um e-mail, para o endereço da filha, vou aguardar até ao dia 10, nesse dia vou contactá-lo por telemóvel.

Já recebi a pré-inscrição do Marques, ficou de confirmar os acompanhantes.

Há tempos enviei-te um e-mail para o blogue em que te falava do 16.º Convívio, e te pedia fotografias dos emblemas dos Pel Nat, Batalhões e Companhias que operaram em Bambadinca no período de 68 a 71. Também te dava conhecimento da intenção de passar a reunir todos os Camaradas de Bambadinca e da CCaç 12, de 1968 a 1974. A ideia não é nova.

O Victor Alves [ex-Fur Mil SAM, CCAÇ 12, 1971/73, que vive em Santarém], já me tinha proposto iniciar este ano, o Vacas de Carvalho disponibilizava a Herdade da Lobeira para esse fim, adiei porque não estava mandatado para isso, sugeri que este projecto fosse apresentado durante o 16.º Convívio. Eles vão reunir no dia 29 de Maio, o Victor ficou de passar pela Lareira, para falarmos.

Vou procurar e enviar-te as fotografias, vão atrasadas mas, como se diz, nunca é tarde. Juntamente também te enviarei o Programa e o Menu.

Um abraço do amigo
Fernando Almeida



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca, 1971 > Esboço do Sector L1 (composto basicamente pelo triângulo Bambadinca / Xime / Xitole / Margem direita do Rio Corubal, a que haveria de acrescentar a região do Cuor, a norte do Rio Geba) > Capa da brochura com a história da CCAÇ 12 (1969/71). Desenho: Ex-Fur Mil At Inf António Levezinho (2.º Gr Comb, CCAÇ 12). O pessoal metropolitano da CCAÇ 12 (Maio de 1969 / Março de 1971) conheceu (e esteve às ordens de) dois batalhões em Bambadinca: BCAÇ 2852 (1968/70) e BART 2917 (1970/72).

Foto: © Luís Graça (2005). Direitos reservados


3. Comentário de L.G.:

Obrigado, meu caro Fernando Almeida [aqui fotografado, à direita, no dia do baptizado do teu neto João], por aceitares o meu convite para integrar a nossa Tabanca Grande.

Serás o n.º 412, estamos quase a formar um batalhão... Vou pedir ao meu co-editor Eduardo Magalhães Ribeiro se te arranja os brasões das unidades acima referidas.

Há dias encontrei, por mero caso, o Vacas de Carvalho, [ex-comandante do Pel Rec Daimler 2206, 1970/71] num restaurante perto da casa dele, na Ajuda, disse-me que ia ao encontro e falou-me desse projecto de reunir as "três gerações" de quadros metropolitanos da CCAÇ 12 (1969/71, 1971/73, 1973/74), lá em baixo, na herdade da família, a Lobeira, em Montemor-O-Novo. Vamos trabalhar para isso.

Sobre as unidades e subunidades que passaram por Bambadinca (entre 1963 e 1974) tens um trabalho precioso do Benjamim Durães (Fur Mil pel Rec Info, CCS/ BART 2917, 1970/72).

Sobre as unidades e subunidades do nosso tempo (basicamente, 1968/71), julgo que a lista é mais ou menos esta (clica nos links parta saberes mais; faltará um ou dois PINT - Pelotões de Intendência; os Pel Rec Info estavam integrados nas CCS; os PEL ART - Pelotões de Artilharia ainda não havia no nosso tempo: é claro que faltam os PEL MIL - Pelotões de Milícia, etc.):

CCS / BCAÇ 2852 (1968/70)

CCAÇ 12 (1969/71)

Pel Caç Nat 52 (1968/70)

Pel Caç Nat 54 (1969/70)

Pel Caç Nat 63 (1969/71)

Pel Mort 2106 (1969/70)

Pel Mort 2268 (1970/72)

Pel Rec 2046 (1968/70)

Pel Rec 2206 (1970/71)

CCS / BART 2917 (1970/72)
______________

Notas de L.G.:

(ª) Vd. poste anterior desta série > 26 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6252: Tabanca Grande (215): O Francisco Silva, hoje cirurgião, ortopedista, no Hospital Amadora-Sintra, foi o substituto do infortunado Alf Mil Op Esp Nuno Gonçalves da Costa, do Pel Caç Nat 51, morto por um dos seus homens em 16 de Julho de 1973

(**) Vd. poste de 2 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4454: Convívios (140): Castro Daire, agora chão de Bambadinca, 1968/71 (3): Gente feliz, com lágrimas...

7 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Luís Graça

Será que o João Rito Marques é o João José Rito Marques? Este sei que vive no Sabugal e andámos os dois na Escola Primária.
Um abraço

José Corceiro

Luís Graça disse...

José Corceiro:

O Rito Marques era o 1º Cabo de Manutenção de Material (o chamado cabo quarteleiro) da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio 69/ Mar 1971)...

Deve ser da tua idade... Falei com ele ao telefone há tempos. Tem uma oficina. É do Sabugal (ou de lá perto). Deve ser o mesmo. Telefona para a filha (no poste tens o nº de telemóvel).

Cesar Dias disse...

Fernando Almeida

Será que fizeste a recruta em Tavira no terceiro turno de 68?, a tua foto de instruendo parece-me conhecida. Eu estive lá na 3ª Companhia 7º Pelotão
Um abraço
Cesar Dias

Anónimo disse...

Também estou curioso em saber a incorporação. Será do 1.º turno de 68 em Tavira? E quem sabe: na 4.ª Companhia?
Abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

... e já agora: há alguém no blogue do 1.º turno de 68 - Tavira?
Carlos Cordeiro

José Marcelino Martins disse...

Há sempre um. Eu próprio. Elemento do pelotão das transmissões. Não me perguntem mais nada, pois que já tudo se varreu da memória!!!!

Anónimo disse...

Boa, camarada! Também só me lembro que era da 4.ª companhia. Também tenho alguma ideia das "visitas" às salinas. Lembro-me também que o Cap. Raúl Folques comandou durante pouco tempo uma companhia de instrução. Apanhei-o depois em Angola.
Um abraço,
Carlos Cordeiro