quinta-feira, 29 de abril de 2010

Guiné 63/74 – P6271: Estórias avulsas (85): Ocupação de tempos livres (Fernando C. G. Araújo, ex-Fur Mil OpEsp / RANGER da 2ª CCAÇ / BCAÇ 4512)


1. Uma das áreas reservadas, com muito espaço, no álbum fotográfico do nosso Camarada Fernando Costa Gomes de Araújo* (ex-Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512, Jumbembem, 1973/74), é a ocupação dos tempos livres, fora dos dias de serviço, das patrulhas, colunas, operações, etc.
Alguns matavam esses tempos com as mais variadas tarefas, como tratar das suas mascotes (macacos, cães, periquitos, etc), escrever cartas a toda agente de que se lembravam (familiares, amigos e conhecidos), outros gostavam de passear pelos tabancais a ver as bajudas (malandrecos), a todo o tipo de caça, pesca, etc.
Uma boa parte do pessoal dedicava-se aos jogos de mesa, com o xadrez, s cartas, dominó e dados.
Outros aos desportos com bola.
Os preferidos do Araújo, eram o xadrez e tudo o que fosse desporto, com e sem bola.
Solicitei-lhe assim autorização, para publicar algumas das suas fotos dedicadas a esta temática, que tem sido pouco abordada no blogue.

Jumbembem > 1973 > Jogando xadrez com o meu camarada Gomes (cinturão castanho de Karaté - estilo Shotokai (Centro de Karaté de Coimbra). Foi o responsável pelos meus treinos, de que não tenho nenhuma foto, e gosto pelas Artes Marciais

Jumbembem > 1974 > ABR15 > Jogando xadrez com o meu camarada Fur Mil Art Assunção
Jumbembem > 1973 > MAR18 > Natação no tanque de água que servia para regar a horta e tomar banho
Jumbembem > 1973 > Jogando voleibol. De costas está o meu comandante de pelotão, o Alf Mil Carneiro, que viria a ficar cego de uma vista na emboscada de Lamel
Jumbembem > 1974 > Treinando o volar (à data uma nova técnica Chinesa), com a colaboração dos homens do meu 2º pelotão
Jumbembem > 1974 > 07MAR > Jogando andebol contra a CCAÇ 4616. Perdemos 6-8, mas ainda assim lembro-me que marquei 2 golos nesse jogo
Jumbembem > 1974 > 07MAR > O mesmo jogo andebol contra a CCAÇ 4616
Jumbembem > 1973 > Jogando futebol, vendo-se eu a correr para a bola
Jumbembem > 1973 > Treinando braços com corda elástica à porta da messe
Jumbembem > 1973 > Fazendo elevações de barra fixa na entrada do meu quarto

Um abraço,
Fernando Araújo
Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512
_____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:
25 de Abril de 2010 >
Guiné 63/74 – P6245: Estórias avulsas (84): O lírico, ou com a ditadura não se brinca (Mário Migueis)

Sem comentários: