domingo, 11 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6141: Parabéns a você (104): Jorge Picado, ex-Cap Mil (Os editores)


1. Mais um nativo do signo Carneiro festeja hoje, dia 11 de Abril de 2010, o seu aniversário. É ele o meu Comandante na CART 2732, ex-Cap Mil Jorge Picado(1).

O Jorge completa hoje 73 jovens anos. Vai fazer muitos mais, e nós, seus amigos e camaradas, aqui estaremos a contá-los para nos associarmos à sua alegria.

Jorge, a Tabanca inteira envia-te um abraço e votos de longa vida.

Mansabá, Messe de Oficiais, 11 de Abril de 1971 > Assim festejou Jorge Picado os seus 34 anos. Ainda de pé: Ex-Alf Mil Nunes Bento, hoje Ten Cor Ref; ex-Cap Mil Jorge Picado, o aniversariante e Ex-Alf Mil Rodrigues. Dos sentados não reza a história.

2. Com uma certa vergonha, mas com a maior honestidade, confesso que não ligava o Jorge a um Comandante com quem tinha ido, meio a pé, meio de transporte, a Fátima(2) . Não a Fátima de Leiria, mas a Fátima de Binta, ali perto de uma picada que liga a estrada Mansabá/Farim com o Olossato.

Não andámos de joelhos à volta da Capelinha das Aparições, mas fizemos penitência tal que, de certeza, os nossos pecados e os dos nossos vindouros estão redimidos.

E disse eu, para minha vergonha, que não reconhecia o senhor Eng.º Jorge Picado como meu ex-Comandante. Perante tão infame afirmação, o Jorge envia-me um foto tirada em Mansabá, onde ele aparecia... e eu também.

Mansabá > ABR71 > Festa do baptisado da filha do senhor José Leal > Nesta foto, à civil, com barba, o ex-Fur Mil Carlos Vinhal e ao fundo, fardado, o ex-Cap Mil Jorge Picado, ladeado pelo senhor José Leal e pelo Alf Mil Manuel Casal.

Esta menina, segura pelo pai e pelo Jorge Picado, sob o olhar atento e sorridente do ex-Alf Mil Manuel Casal, fará em Outubro próximo 39 anos. Como o tempo passa!!!

A partir desse dia, nunca mais fui o mesmo. Dizia ele que tinha feito a tal Operação a Fátima e que até tínhamos capturado três granadas de canhão sem recúo IN. Quem foi que verificou se elas estavam armadilhadas, quem foi? Eu próprio. Vergonha em cima de vergonha.

Claro que hoje tenho mais um amigo que ri comigo da minha desmiolada memória.

No pressuposto de que hoje (dia 11) estarei no Funchal, não quis, mesmo assim, perder a oportunidade de felicitar o meu amigo Jorge Picado e desejar-lhe uma vida longa com muita saúde, junto de seus filhos, netos, demais família e amigos que os tem às centenas.

O Jorge, quando pode, comparece nos convívios da malta. Já o vi na Tabanca de Matosinhos, em Ortigosa no Encontro da Tabanca Grande e até em Arruda dos Vinhos, não por estes, mas porque alguns elementos da CART 2732 se encontraram, e ele quis estar presente. Não pôde estar ontem no Encontro da nossa Companhia no Funchal por motivos particulares o que eu lamento.

Jorge Picado é já um veterano do Blogue. Lembremos o que nos disse em Abril de 2008:

Olá
Também pertenço ao grupo dos que palmilharam as poucas estradas alcatroadas e as muitas picadas da Guiné-Bissau.

Desde Bissau, Nhacra, Jugudul, Mansoa, Braia, Infandre, Cutia, Mansabá, Bironque, K-3, Farim, passando o rio Mansoa em João Landim, Bula, Có, Pelundo, Changalana, Jolmete, Teixeira Pinto, Canobe, Bara, Bajope, Blequisse, Cajinjassá, Capol, Bachegue, Boja, Chulame, Bassarel, Chanto, Bajobe, Bó, Calequisse, Cati, Biacha, Cabienque, Pandim, Cancal, Tame, Carenque, Batucar, Bugulha, Cajegute, Ponta Pedra, Caió, Tebebe, Belabate, Caiomete, Petabe, Beniche, a célebre Ponte Alf Nunes, Churobrique, Bachile, Capó, Cacheu (fui de meio aéreo) e também por meio fluvial acabei por pisar bolanhas na Ilha de Jeta e visitar Omaia na Ilha de Pecixe, além das bolanhas de Ilha de Jete.

Eis a minha identificação para que o Carlos Vinhal há 37 anos na CART 2732 em Mansabá, o Luís Camões há 38 anos na CCAÇ 2589, bem como o Luís Nabais na CCS do BCAÇ 2885 em Mansoa me sirvam de padrinhos na entrada desta Tertúlia, se ainda recordam este nome.

Jorge Manuel Simões Picado, natural e residente em Ílhavo, a poucos dias de chegar aos 71 anos, Eng.º Agrónomo de profissão (aposentado da Função Publica) e por gosto, Cap Mil por imposição e a contra-gosto, comandei (mal ou menos mal) a CCAÇ 2589 desde 24 de Fevereiro de 1970 até 15 de Fevereiro de 1971 quando a deixei a caminho do Cumuré e me apresentei no QG em Bissau para aguardar novo destino, tendo seguido para comandar a CART 2732 a partir de 8 de Março de 1971 até 29 de Abril de 1971, indo acabar a comissão no CAOP 1 em Teixeira Pinto desde 4 de Maio de 1971 até às vésperas de 9 de Abril de 1972, dia do meu desembarque no Aeroporto de Lisboa.

Perdoem-me qualquer erro, mas sou ainda um neófito nas novas tecnologias. Só estou ligado à Internet desde o passado dia 29 de Março e ainda não domino estas ferramentas, de tal modo que tive de me socorrer dum dos meus netos para aceder ao blogue, depois de ter lido a notícia no suplemento Y do Publico de sexta-feira [, dia 4 de Abril de 2008, que fez uma referência ao blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné: Não deixes que sejam os outros a contar a tua guerra]. Por isso ainda não posso enviar fotografias.

J. Picado

Mansabá > O ex-Cap Mil Jorge Picado rodeado do seu staff, oficiais sargentos e impedidos da Messe de Oficiais

O Jorge Picado com o Luís Graça, sorridentes, aquando da visita do Editor do Blogue à Costa Nova.

Arruda dos Vinhos > Janeiro de 2009 > I Encontro da CART 2732 > Jorge Picado, Alfredo Gouveia e Inácio Silva

Ortigosa 2009 > Encontro da Tabanca Grande > Jorge Picado e Idálio Reis. Dois ex-combatentes da Guiné, dois Engenheiros Agrónomos.
__________

Notas de CV:

(1) Vd. postes de:

e


Vd. outros postes de Jorge Picado em: Jorge Picado e Estórias de Jorge Picado

Vd. último poste da série em:

11 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6140: Parabéns a você (103): Manuel Marinho* (ex-1.º Cabo da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Nema/Farim e Binta, 1972/74) (Os Editores)

41 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge Picado

Não é todos os dias que temos a ventura de sermos bafejados, com atenções e afectos, como quando somos aniversariantes. Os meus votos são que na companhia, da tua família e dos que te são queridos, essas atenções e afectos, te acompanhem por muitos e serenos anos, com muita saúde e alegria, para poderes festejar.
PARABÉNS E MUITA FELICIDADE.

Um abraço

José Corceiro

Anónimo disse...

Com o teu apelido (Picado), tive um primeiro sargento no Saltinho, em 71/72, que já faleceu, estando sepultado na cidade de Aveiro, de onde penso que era natural. Considerando que és da mesma região, ocorre-me perguntar-te se se trata de algum parente teu. Através dos comentários ou através do m/e-mail (migueisdasilva@gmail.com), agradecia-te que confirmasses.
Vais desculpar-me, mas já é hábito meu começar as mensagens pelo fim. Ora, cá vai aquilo que deveria constituir o início: PARABÉNS e as MAIORES FELICIDADES!
Um abraço amigo,
Mário Migueis

paulo santiago disse...

Coincidência,vou logo a seguir ao Miguéis, eu que também estive no
Saltinho com o outro Picado que era de Aveiro,a mãe dele tinha uma
tasca ali junto da Sé.
Mas hoje quero enviar-te um grande
abraço de Parabéns,um abraço do
tamanho da distância que separa Ílhavo de Aguada de Cima
Sê Feliz!

Joaquim Mexia Alves disse...

caro camarigo Jorge Picado

Eu bem digo que Abril é mês cheio!

Um grande abraço de parabéns, forte e camarigo neste dia do teu aniversário.

Antonio Graça de Abreu disse...

Os Carneiros, tudo gente de excelente qualidade, não param de fazer anos, anos bem feitinhos, completados com perícia nas muitas curvas da vida.
Um forte abraço de parabéns, meu caro Jorge Picado que estiveste também atabancado em Teixeira Pinto, no nosso CAOP 1.
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Caro Jorge Picado,

Eu sou um homem cheio de sorte. Conheci-te quando, andando eu à deriva na internet, procurava coisas sobre a Guiné.

Desde então aprendi a conhecer o capitão, o engenheiro e o amigo.
Tudo isso foi muito bom para mim. Mais do que possas imaginar.

Hoje fazes 10 anos (7+3)de idade, e eu não podia deixar de cá estar, para te dar os parabéns e desejar-te muita saúde para poderes continuar a crescer e a acrescentar mais anitos à tua conta.

Tenho pena que ainda não tenhas idade para um copito, pelo que vamos ficar pela latinha de coca-cola...(americana que é bem melhor).

Do fundo co coração, um abraço do tamanho deste oceano que nos une.
José Câmara

Anónimo disse...

Um grande abraco de parabéns.

Anónimo disse...

caro Jorge Picado

Feliz aniversário, que por muitos e bons anos se repita,

PARABÉNS

Um Abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Meu Caro Jorge.
Que passes este dia muito feliz junto de toda a familia são os votos sinceros deste amigo que,não esquece que,numa das minhas deslocações de Bissau a Cuntima dormi nessa perigosa estalajem de Mansabá.Um alfa bravo.
Gumerzindo Caetano da Silva.
Cart 3331 71/72

Juvenal Amado disse...

Caro Jorge Picado

Um dia muito feliz juntos dos teus é o meu desejo sincero.
Que contes muitos e que eu veja.

Um abraço

Juvenal Amado

JD disse...

Caríssimo,
Pela passagem dos teus setenta e três aninhos, porque ainda revelas muita juventude, associo-me ao pessoal que, em parada, se apresenta a desejar-te muitas alegrias por muitos anos.
Um sincero abraço de parabéns.
J.Dinis

Anónimo disse...

Parabéns.

Tudo de bom neste dia e nos outros que se seguem.

Um abraço.
BSardinha

MANUEL MAIA disse...

CARO JORGE PICADO,

NÃO SEI QUANTOS TE FALTAM PARA O CENTENÁRIO,MAS QUE LÁ IRÁS CHEGAR,NÃO TENHO DÚVIDAS.
UM HOMEM QUE CALCORREOU TANTO QUILÓMETRO,QUE CONHECEU TANTOS E TÃO DIFERENTES LOCAIS NAQUELA GUINÉ QUE TODOS AMAMOS,ENRIJECEU O CABEDAL PARA ULTRAPASSAR METAS COMUNS E SER UM MATUSALÉM.

ABRAÇO GRANDE PARA UM DOS HOMENS GRANDES DA TABANCA.

MANUEL MAIA

Jorge Fontinha disse...

É sempre bom podermos,ir contando mais uns em cada ano que passa.É sinal que mantemos vivo, não só o corpo, mas e sobretudo o espírito, esse espírito que tens, de sempre jovem.Apesar de termos eventualmente cruzado por algumas vezes em Teixeira Pinto, não tive o prazer de te conhecer pessoalmente. Teria sido um gosto.Daquilo que já temos partilhado através do Blogue, dá para perceber que foste, és e certamente serás um grande ser humano.
UM VERDADEIRO HOMEM GRANDE DA NOSSA TABANCA.
Brindo com um cálice do bom e velho Porto, daqui do Douro e recebe com amizade, aquele abraço de JORGE para JORGE, com muita amizade.

JORGE FONTINHA

Manuel Reis disse...

Caro Jorge:

Nesta data aproveito para te desejar um bom Aniversário na companhia de quem mais desejas.
Apesar da nossa proximidade geográfica é raro encontrarmo-nos e é nos Convívios que isso mais acontece.Já não falta muito!
Um forte abraço de Parabéns.
Manuel Reis

José Marcelino Martins disse...

Com um grande abraço e votos de que tudo de bom te aconteça.
Um dia feliz junto de quem amas.

José Martins

Anónimo disse...

Saúde.Longa Vida.Parabéns.

Abraço.

Jorge Cabral

Anónimo disse...

Boa disposição e saúde da boa, a "reforma" a passar devagar, como o tempo, por longos anos cheios de alegria e viva a Vida...

Meu Caro Jorge Picado PARABÉNS e um Abraço do.
Torcato

Torcato Mendonca disse...

Boa disposição e saúde da boa, a "reforma" a passar devagar, como o tempo, por longos anos cheios de alegria e viva a Vida...

Meu Caro Jorge Picado PARABÉNS e um Abraço do.
Torcato

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO JORGE PICADO
UMA GRANDE SALVA DE PALMAS.
JORGE QUE ESTE DIA SEJA DE MUITA ALEGRIA E FELICIDADE PARA TI, ASSIM COMO PARA OS TEUS FAMILIARES E AMIGOS
E QUE ELE SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS E SE DEUS QUISER DAQUI A UM ANO ESTAREI TE CANTANDO OS TEUS 74 ANOS.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA

AMILCAR VENTURA EX- FURRIEL MIL. MECÂNICO AUTO DA 1ª. COMPª. DO BCAV 8323 BAJOCUNDA 73/74

Unknown disse...

Caro Jorge Picado


Que esta data se repita por muitos e longos anos são os votos de

Armandino Alves

P A R A B È N S

Anónimo disse...

Grande Picado,

Um abraço do tamanho que separa o meu Buarcos lindo, do mar lindo da tua terra.
Para o ano há mais um abraço de parabéns.
Até breve

Vasco A. Rodrigues da Gama

mario gualter rodrigues pinto disse...

Meu caro amigo Jorge Picado


De todo o meu coração te desejo um feliz aniversário, em paz, alegria e em companhia de quem mais desejares.

Parabens

Um abraço

Mário Pinto

admor disse...

Caro comandante Jorge Picado,

Continua sempre com essa passada, que este batalhão (já não é uma cmpanhia) segue-te também com
firmeza pela picada.
Em bicha de pirilau ou tudo ao molho e fé em Deus o que é preciso é não parar.
Muita saúde, um grande abraço de parabens e tudo de bom.

Adriano Moreira - Cart.2412 "SEMPRE
DIFERENTES" Bigene, Binta, Guidage e Barro.1968/70.

Sotnaspa disse...

Caro Jorge
Que continues com a tua boa disposição e... que venha mais um, e... outro a seguir, sempre que possivel junto dos teus mais queridos.
Um forte alfa bravo

Saúde

ASantos
SPM 2558

Rui Silva disse...

Caro Jorge Picado:
Recebe um grande abraço de parabéns.
Neste dia tão especial para ti e teus, sinto o maior gosto em desejar-te um dia muito feliz, e depois outro, outro ainda, sempre, e por muitos anos adiante.
Rui Silva

Anónimo disse...

Caro Jorge Picado

Feliz Aniversário,e que seja repetido por muitos anos,com saúde e alegria.

Um abraço

António Marques

Anónimo disse...

Meu caro Picado,

Para nós que já temos alguns anitos de experiência desta vida, resta-nos pedir que venham mais uns quantos com saúde e mente sã.
Vamos comemorar com um bom tinto, que essa estória de Espumante já não dá.

Aí vai do tamanho, como longo e sinoso é o Cumbijã, aquele abraço de Sempre!

Mário Fitas

Miguel disse...

Caro Jorge Picado
Que tenhas um dia feliz junto dos teus familiares e amigos e que possas continuar a festejar esta data durante muitos mais anos.
Miguel Pessoa

Hélder Valério disse...

Caro Jorge Picado

Com essa 'pedalada', os teus 73 não se inferiorizam perante alguns com menos 'peso'...
Continua, com a boa disposição e os sentidos atentos, para teu e nosso ganho.
Muitos parabéns!
Um abraço
Hélder S.

João Carlos Silva disse...

Caro Jorge Picado,
Parabéns e votos de uma vida longa e feliz.

João Carlos Silva

Anónimo disse...

Amigo e Camarada JP,
Depois de descobrirmos a nossa costela comum mansoanca, só nos faltava sermos os dois encarneirados (signamente falando claro)... eheheheheh...
Feliz Aniversário!
Um grande abraço Amigo do Pira
Magalhães Ribeiro

Anónimo disse...

Caro Jorge Picado.

Um grande abraço de parabéns, neste dia de festa que também é meu, votos para contarmos muitos mais com saúde.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Amigo Jorge Picado

Levanto o”flute” com tintol verdasco felgueirense à tua saúde, na certeza de que tiveste um dia muito bem passado com quem gostas e como querias ,que servirá de treino para a ,pelo menos, próxima vintena ganhadora das emboscadas desta vida.

Aos Setenta e três, não és um “jovem de outrora” mas sim um JOVEM de AGORA !

És um “Homem Grande” desta “Tabanca”. De corpo e de Alma !
Um grande Abraço e tudo de bom

Luís Faria

Anónimo disse...

Caro Camarigo Jorge Picado
Para quem foi a Fátima a comandar uma companhia, fazer 53 anos + IVA
é uma ninharia.
Longa vida.
Parabéns
Forte Abraço
Luís Borrega

Anónimo disse...

Ó Jorge Picado

Abri a máquina há uns momentos e vi a notícia. Portanto só agora posso enviar o meus PARABENS a um cota mais cota do que eu.
Um grande abraço e não fiques...picado.
Alberto Branquinho

Cesar Dias disse...

Caro Jorge
Só agora cheguei a casa, mas ainda a tempo de te desejar que tenhas passado este dia cheio de felicidade e rodeado de amigos e familiares.Para o futuro desejo-te muita saúde para nos poder-mos encontrar pelo menos nos almoços do nosso BCAÇ2885.
Um abraço maior que o cagaço que apanhaste em Cutia
Do amigo César

Amsoares disse...

Caro Jorge Picado!

Muitos PARABÉNS pelo teu aniversário. Que contes muitos e bons anos, com saúde.

Forte abraço de PARABÉNS.

Artur Soares

Jorge Narciso disse...

Caro Jorge

Deste teu homónimo recebe um Forte Abraço de Parabens

Jorge Narciso

Anónimo disse...

Amigos
Foram tantos que não posso dirigir-me pessoalmente a cada um.

Assim em comjunto, quero agradecer a todos o terem-se lembrado de mim, com palavras tão amáveis e demonstrando grande amizade e carinho para com este "velhote", que não sendo modernaço, não se acostuma ao vocabulário desta rapaziada de agora, pelo que não alinha no "cota"...

Não encontro palavras para me expressar melhor, do que desejar-vos o dobro do que me desejaram.

Sinceramente vos digo que me comovi, mas também me encantei por saber como é bom pertencer a este numeroso Grupo de Camaradas que, uns muito mais do que outros (nestes ultimos onde me incluo) ssofreram no corpo e na alma dores e marcas, que os vindouros não sabem e nem sonham, mas agora quase todos sofrem por não verem aquele novo País sair do atoleiro.

Somos especiais, não há dúvida.

Apenas quero fazer um pequeno reparo sobre a 1.ª foto que o Companheiro, sim pois acompanhou-me naquela caminhada a Fátima de Binta, Carlos diz ser, maliciosamente, das comemorações do meu 34.º aniversário, como querendo induzir os leitores a ideia de que já estava tudo "entornado".
Não, aquilo apenas retratava uma cena duma peça teatral que estavamos representando para uma plateia, algures, num qualquer teatro...Op e o "pirado" do Rodrigues apenas exclamava: "Avé César os que vão morrer te saúdam"... mas faltaram os gladiadores...
Que ideia. Nós com os copos? Estávamos todos aptos para...nos entregarmos nos braços do Morfeu, há falta de "Morfeuas".

Um grande abraço para todos e oxalá cá estejamos para o ano.

Jorge Picado

Anónimo disse...

Há para aí umas pequenas incorrecções, mas facilmente compreenderão.

Só quero aqui acrescentar um pormenor, em jeito de esclarecimento ao amigos Mário Migueis e Paulo Santiago.
Há muitos Picados aqui nas redondezas, que não são meus familiares, nem sei se descenderão do mesmo tronco comum.
Sobre esse Picado, 1.º Sargento no Saltinho, deve ser o mesmo que, perante o meu espanto e o dele então já Capitão em Aveiro Distrito de Mobilização (não sei se era assim que se chamava a Repartição) eu fui pedir as papeladas militares para as contagens do tempo de serviço e diuturnidades e foi ele que me atendeu. Era um ex-Cap Mil Picado a pedir a um Cap QP Picado documentos militares. Chegámos à conclusão que não eramos do mesmo ramo.
Inclusivamente, há em Aradas ou Quinta do Picado (concelho de Aveiro) um Jorge Manuel Picado e um Jorge Manuel S Picado...

Abraços
Jorge Manuel Simões Picado
Eng. Agrón. e ex-Cap Mil