sexta-feira, 2 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6098: Tabanca Grande (210): Fernando da Costa Gomes de Araújo, (ex- Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512, Jumbembem, 1973/74)


1. O nosso Camarada Fernando Araújo* (ex-Fur Mil da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512, Jumbembem, 1973/74), enviou-nos a sua primeira mensagem, solicitando a adesão à Tabanca Grande, com data de 2 de Abril de 2010:




Camaradas passo a apresentar-me a esta grande tertúlia cibernáutica,

Nome: Fernando da Costa Gomes de Araújo
Nº. Mec.º:
19740272
Especialidade: Operações Especiais/RANGER (4º Curso de 1972)
Posto: Furriel Miliciano
Local na Guiné:
Jumbembem
Período:
1973/1974
Unidade: 2º pelotão - 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512


Andei envolvido com o meu pelotão numa coluna a Guidage, cuja acção decorreu imediatamente antes da execução no terreno da famosa e mortífera operação Ametista Real e numa terrível emboscada em Lamel (região situada entre Jumbembem e Farim), acções estas de que vos darei a minha visão pessoal dos factos, em futuras mensagens.

A presente mensagem e a próxima serão dedicadas ao aquartelamento de Jumbembem e alguns aspectos de que disponho fotografias.

Foto 1 > Jumbembem > 1974 >2ª CCAÇ do BCAÇ 4512 > Em primeiro plano: o refeitório, caserna do 4º pelotão e espaldão do Obus 10,5 cm. Ao fundo: a escola e a Tabanca da milícia

Foto 2 > Jumbembem > 1974 > 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512

Foto 3 > Jumbembem > 1974 > 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512 > Caserna do meu 2º pelotão

Foto 4 > Jumbembem > 1973 > Parada do quartel

Foto 5 > Jumbembem > 1974 > 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512 > Tarefa diária do Sargento de Dia à Companhia era a cerimónia do arriar da bandeira. Neste dia tocou-me a mim

Foto 6 > Jumbembem > 1973 > A chegada de um helicóptero com o correio

Foto 7 > Jumbembem-1973 > Instantâneo da chegada do helicóptero com a correspondência. Esta foto foi obtida da porta do meu quarto

Foto 8 > Jumbembem > 1973 > Picada de Canjambari

Foto 9 > Jumbembem > 1974 > O pessoal do 2º pelotão

Foto 10 > Jumbembem > 1974 > A caserna do 2º pelotão

Foto 11 > Jumbembem > 1974 > Os dois Comandantes da Companhia: Cap Mil Aires da Silva Gouveia e o Cap Mil OpEsp RANGER Avelar de Sousa (já quase sem cabelo)

Foto 12 > Jumbembem > 1974 > Messe. Sentados, da esquerda para a direita: Eu, Gomes, Alf Mil Moura, Cap Mil Aires Silva Gouveia, Cap Mil OpEsp/RANGER Avelar de Sousa

Foto 13 > Jumbembem > 1973 > Natal na messe

Foto 14 > Jumbembem > 1973 > Eu a tocar viola e, ao meu lado direito, está o nosso Comandante

Foto 15 > Jumbembem > 1974 > 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512 > Aqui estou eu a “votar” discurso na messe

Foto 16 > Jumbembbem > 1974 > Escrevendo à minha futura mulher, Rosa Maria ou Romy (como eu lhe chamo), no meu quarto
Um abraço,
Fernando Araújo
Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512

2. Comentário de MR:

A partir de agora o nosso Camarada Manuel Marinho (ex-1.º Cabo da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Nema/Farim e Binta, 1972/74), já tem no blogue mais um elemento do seu batalhão.


Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
Fotos: © Fernando Araújo (2009). Direitos reservados.
_____________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

2 DE ABRIL DE 2010 >
Guiné 63/74 - P6093: Tabanca Grande (209): Regressei a Portugal depois de 36 de ausência, mas encontrei a mesma burocracia (João Bonifácio)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Fernando Araújo.

Bem-vindo a esta Grande Tabanca, já começava a ficar desapontado de ser o único representante do Batal. / 4512.

Embora eu fale só da minha 1ª Comp. / 4512 Nema / Farim, é sempre importante ouvir camaradas que estiveram na nossa zona de acção a narrar as suas vivências na guerra.

Um abraço

Manuel Marinho.

Anónimo disse...

Caro Fernando Araújo

Sendo eu, ainda periquito na Tabanca Grande, pois tenho apenas três meses como tertuliano, quero-te felicitar pela quantidade e qualidade de fotos que apresentaste, de convivência sadia, no teatro operacional.
Que sejas bem-vindo.

Um abraço

José Corceiro

Anónimo disse...

Fernando

Bem vindo a este espaço de lembranças e opiniões

Um abraço

Luis Faria

Anónimo disse...

Meu Caro Fernando.Não calculas a satisfação que tive ao ler o teu poste.Jubembem,dis-me muito,basta dizer-te que,vivi em Cuntima 19 meses.Como condutor da 3331 fiz algumas colunas a Farim.Tendo eu aí um cozinheiro conterranio,encheu-me o cantil da agua algumas vezes com vinho fresquinho.Como o segredo é a alma do negócio,sempre boca calada.A ponte Lamel era a nossa dor de cabeça.Um abraço.Caetano 71/72