terça-feira, 30 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6077: (Ex)citações (62): José Brás lamenta ver publicado um texto antigo de sua autoria na Tabanca da Lapónia

1. A propósito de um texto de sua autoria publicado em tempos no nosso Blogue e agora na Tabanca da Lapónia, recebemos de José Brás a seguinte mensagem dirigida ao nosso camarada José Belo:


Textos (des)atempados

Caríssimo José Belo
Nem sabes como lastimo esta mensagem!

Contudo, não posso deixar de te dizer que foi um lapso lamentável a última entrada na Tabanca da Lapónia de um velho texto meu editado há muitos meses na Tabanca Grande na sequência de um caso específico, temporal e tematicamente datado.

Nunca me foi muito difícil confessar os meus próprios erros, sempre que os descobri por mim ou alguém mos mostrou.
A propósito desse caso fiz isso mesmo no tempo próprio, tendo em conta exageros de palavra e descoordenação com os princípios e conveniências do blogue.

Não desejei voltar ao assunto e mostra disso são todos os meus textos editados posteriormente, reconhecendo que a verdade e a razão não são entidades unas e da titularidade exclusiva deste ou daquele, antes edifícios construídos com os materiais de que cada um dispôs em tempo próprio e consolidou na sua inteligência e na sua alma.

Dito isto, fica claro que para mim, não faz má pessoa a ninguém o ter opinião diferente da minha nem proíbe a possibilidade de convívio entre partes contrárias a sua existência sincera e honesta.
O que digo, não retira nem ponto nem vírgula à minha certeza de que Salazar foi uma enorme desgraça para este País, pelo que pensava do desenvolvimento da humanidade e pelo que pôs em prática durante cinquenta anos.
Nem me desdigo no que antes disse direi mais vezes no futuro em termos das maiores responsabilidades pelo caos da chamada descolonização, não isentando, ainda assim as responsabilidades de outros a posteriori, alguns antigos amigos meus.

Não quis nunca mais trazer ao que escrevo e digo o caso e o nome Constantino, que não conheço pessoalmente e que não quero ofender voltando a falar do que ele próprio disse um dia, não necessitando de voltar a desculpar-me, nem perante ele, nem perante os seus amigos, nem mesmo perante a Tabanca Grande, afinal o mais importante no centro desta quezília.

Por isso, peço-te que de imediato faças sair na Tabanca da Lapónia esta nota que te deixo aqui, forma de, de algum modo, atenuar o efeito negativo do publicado antes.

Outra coisa que quero pedir-te é que não publiques mais nada meu só porque saiu na Tabanca Grande, sendo certo que algumas coisas minhas publicaste enviadas por mim para publicação e sem passar pela Grande e outras reproduziste com o meu agrado.

Desculpa-me tu este tom de lamúria pelo lapso e aceita o meu abraço camarada.
José Brás
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 30 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6071: Controvérsias (69): Hélder Valério e os comentários a Beja Santos (José Brás)

Vd. último poste da série de 30 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6067: (Ex)citações (53): As tropas Pára-quedistas preparavam-se para a guerra como para uma cerimónia em Parada (José da Câmara/Hoss)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Camarada José Brás. Lamento sinceramente as minhas limitacoes "interpretativas" quanto ao que publiquei na Tabanca da Lapónia,(retirado da Tabanca Grande)com o teu agrado,e este texto, com o teu...desagrado. É óbvio que ,extrapolacoes temporais de um texto podem ter significado,visto nós todos envelhecemos "no tempo",tanto físico como intelectualmente. Sao subjectividades que se devem respeitar,e,principalmente,aceitar.Um abraco.

Anónimo disse...

Meu caro José Belo
Afinal não sou o único a dar a volta ao texto.
Mas acho piada a essa do envelhecimento intelectual, embora não dê a bota com a perdigota
Abraço
José Brás