sábado, 27 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6057: Parabéns a você (93): Os novos Notáveis do Reino, Sir Charles Vinhal & Sir Edward Mc Ribeiro, armados Cavaleiros da Tabanca Redonda (Mário Miguéis)

Mário Miguéis da Silva (ex-Fur Mil de Rec Inf, Bissau, Bambadinca e Saltinho, 1970/72)
Texto e imagem: © Mário Miguéis da Silva (2010). Direitos reservados
1. Meus caros Marquês de Vinhal e Conde de Ribeiro Bravo:
Acabou de chegar às 4 e tal da manhã, em correio expresso, as tão desejadas "pranchas" do Barão Migas de Esposende, e Cavaleiro de Bambadinca... Noutra encarnação, Mário Miguéis da Silva. Foi fantástico, inexcedível, não quis falhar com o prometido...Estou-lhe imensamente grato. Reproduzo a seguir a "secreta" correspondência trocada com ele nestes dias. Agira sigo para Coruche. LG.
2. Mails trocados entre mim e Mário Miguéis:
(i) 16 de Maio de 2010:
Querido Mário:
Não sei se vais ao encontro, em Coruche, no dia 27 de Março, do pessoal da CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e unidades adidas... Por uma razão ou outra, nunca fui aos encontros do BART 2917... (Nada tenho hoje contra ninguém, não julgo ninguém, não condeno ninguém, incluindo o Anjos de Carvalho)... Tenho ido a alguns encontros do batalhão anterior, o BCAÇ 2852... Se fores, encontramo-nos em Coruche. Ou então, o mais tardar em 19 ou 26 de Junho, no V Encontro Nacional da nossa Tabanca Grande,em Monte Real... Até lá preciso de te pedir um favor... Se estiveres "inspirado" e tiveres "tempo e pachorra", gostava que me fizesses uma pequena "homenagem em BD" a dois colaboradores do nosso blogue, o Carlos e o Eduardo que fazem anos no mesmo dia.. .a 27 de Março... Uma coisa singela, mas que exprima a nossa gratidão e testemunhe a nossa camaradagem... Utiliza apenas este endereço, para manter o "sigilo"... Um abração, Luis (ii) 17 de Março de 2010:
Caro Luís:
Só para acusar a recepção e adiantar-te que, embora o Carlos e o Eduardo mereçam tudo de bom e mais alguma coisa, a minha colaboração (sinto-me honrado por a teres solicitado) vai ter que ser mesmo muito "singela"...É que, desta feita, tenho, precisamente desde ontem e até final do mês, em minha casa os meus dois filhos, que trabalham no estrangeiro (e quanto a disponibilidade fica tudo dito). Um abraço, Mário Miguéis (iii) 17 de Março de 2010: Mário: Mesmo singela que seja, terá a tua "dedada", a marca do teu talento... Goza plenamente a companhia dos teus filhos. Tudo de bom para eles, para ti e demais família. Luís (iv) 24 de Março de 2010: Caro Luís, Regressa hoje ao estrangeiro um dos meus filhos, partindo o outro amanhã, final do dia. Entretanto, a única coisa que consegui fazer relativamente à BD solicitada foi idealizar a mini-estória*, já que a família não me dá hipóteses nenhumas (estou sempre de serviço). Só na madrugada de 26 estarei em posição de te remeter os desenhos, esperando que tenhas possibilidades de editares em tempo útil (caso contrário, "siga a marinha!..."). Optimista por natureza (quem dera!), acredito que não terei de te pedir desculpas. Um abraço, Mário Migueis. * - Os dois aniversariantes são fidalgos da tua côrte e andam por esse mundo do Senhor a fazer coisas boas. Quando regressam para um aniversário em família, são armados Cavaleiros da Tabanca Redonda por Luís Henriques, O Graça (esse mesmo) pelos altos serviços prestados e passam a a figurar (os seus retratos) no Salão Nobre dos Notáveis do Reino. É só. (v) 25 de Março de 2010: Miguel: Estou ansioso por te rever... Não estás a pensar vir ao nosso encontro, em Monte Real, a 26 de Junho ? Quando (e se) passar por Esposende apito-te... Vou ao Norte quase todos os meses (...). (...) Obrigado pela tua generosa e solidária resposta, dentro do melhor "espírito de Bambadinca"... Terei muito gosto em integrar a tua "prancha" no nosso texto de homenagem aos nossos dois co-editores, o Carlos e o Eduardo...Ou autonomamente. Logo verei. A ideia parece-me gira... Trabalharei na noite de 26 para 27, se necessário... Não tem problema... (Às 9h30 de sábado, vou a caminho de Coruche, para participar pela 1ª vez no encontro da malta do BART 2917 + unidades adidas... Ia adorar encontrar o Anjos de Carvalho, que me quis dar um porrada e/ou mandar para a psiquiatria por causa do "Assassinos, criminosos de guerra, limpo o cú às folhas do RDM", nesse trágico dia de 26 de Novembro de 1971 (em que tivemos seis mortos e 9 feridos graves a caminho da Ponta do Inglês... Sei que já tem aparecido... Não lhe guardo qualquer rancor... Dar-lhe-ei um abraço, como faço a qualquer camarada de Bambadinca...War is over...). A caixa de correio está aberta 24 horas por dia... Por razões de segurança, usa também os meus mails, o pessoal e o profissional (...). Um chicoração. Curte os teus filhos, que é o melhor que a gente tem (Eles vivem e trabalham no estrangeiro ? Ou estudam ainda ?) PS - E a propósito de BD, tens obra "publicada" ? Talento, a jorros, não te falta... (vi) 17 de Março de 2010, às 4h10: Caro Luís, Pelas minhas contas, as idades do Vinhal e do Magalhães Ribeiro que estás a indicar não correspondem (Terão 52 e 48, respectivamente). Acabo de reparar numa msg do sistema, que me faz duvidar da boa expedição do m/e-mail de 26 com a "BD"; recebeste bem?... Mário Miguéis Observ.: 2º reenvio, às 4 e tal da manhã, em boas condições... (vii) 27 de Março de 2010, às 8h00: Mário: Foste Fantástico... Just in time... Vou editar... Depois falo contigo...E depois sigo para Coruche.. Abração do tamanho Geba e do Corubal. Luís

26 comentários:

admor disse...

A vós Senhores, que conspirais bem e de que maneira, também vos quero parabenizar, não pelos anos, mas pelo talento, pela disponibilidade e pela amizade.

Um grande abraço e muita saúde, do camarada e amigo,

Adriano Moreira - Cart.2412

Torcato Mendonca disse...

Antes de escrever aos aniversariantes quero dar-te, meu caro Mário Miguéis um forte abraço pelo belo trabalho.

Merece figurar, com o destaque devido nesta Tabanca. O outro conspirador está de parabéns também e disso se encarregará

AB do TM

Zé Teixeira disse...

Isso e de dois amigos de peito e coração fazerem anos no mesmo dia,cheira-me a conspiração por parte dos progenitores.

Para ambos aquele abraço de amizade e de parabéns por mais um ano de vida.
Muita saúde, boa disposição e feliciades.
Quero repetir esta cena por muitos anos.

Unknown disse...

Aos Caros Editores

Hoje(Amanhã) só se adianta as horas e não os anos. Pela matemática será
62 e 58 anos,que é o que diz a Banda
Desenhada e muito bem.

Armandino Alves

Anónimo disse...

Caro Mário,

Parabéns!
Magnifica banda desenhada. Os prendados merecem por esse motivo, aqui ficam as felicitações pela Obra.

Do tamanho do Cumbijã, o velho abraço.

Mário Fitas

Cesar Dias disse...

Uma BD num nivel muito alto.
Parabens por isso Mário Migueis.
Um abraço
César

Anónimo disse...

Caro Mário Migueis
Excelente trabalho…!
Parabéns para ti pelo talento criativo, aplicado para homenagear, merecidamente, os nossos aniversariantes.
Um abraço.

José Corceiro

Fernando Gouveia disse...

A propósito da minha recente ida à Guiné referi que lá, o Chico Allen me aturou (e eu a ele), porém agora nesta data festiva aproveito para dizer que só vós Carlos e Eduardo me aturaram, pricipalmente o meu "cronista mor".
Quanto a este poste, eu não faria melhor...
Dois abraços.

Fernando Gouveia

Antonio Graça de Abreu disse...

Que delícia!...
O gosto de sermos enormes e diferentes.
Abraço,
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Caro Mário Migueis.

Mais uma vez trazes ao blogue o teu talento criativo nas pranchas alusivas aos aniversariantes, dá gosto ver este trabalho, mereces aplausos.

Um abraço

Manuel Marinho

Hélder Valério disse...

Caro Mário Miguéis

Dizer que já nos habituaste à qualidade das tuas 'bandas desenhadas' é dizer pouco, ou melhor, é referir o que é evidente.

Para mim estes teus trabalhos são uma lufada de ar fresco, repletos de luz, cor e ironia, que assentam perfeitamente no nosso blogue e lhe dão também uma dimensão diferente da que habitualmente tem.

A história está bem imaginada, os 'bonecos' estão excelentes e tudo parece estar justo e perfeito.

Pergunta o Luís para quando uma edição tua de 'banda desenhada'. É uma boa pergunta a suscitar uma resposta...

Também gostei particularmente daquelas referências às 'pranchas', achei o termo curioso.

Bom trabalho! Parabéns!

Um abraço
Hélder S.

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

CAMARADAS NÃO TENHO PALAVRAS ESTÁ UM ESPECTÁCULO.

UM ABRAÇO AMIGO

Anónimo disse...

Caro Mário

Parabens pelo trabalho.
Está "Porreiro, pá"
(sem ofensas).

José Martins

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Excelente trabalho do Mário Migueis, que prendou os aniversariantes de forma muito agradável.
Ao Carlos Vinhal e Magalhães Ribeiro, aquele abraço, tudo de bom, parabéns, muitos anos de vida.

Sousa de Castro, CART 3494

Anónimo disse...

Caros Aniversariantes
Começando pelo mais velho, o Carlos Vinhal, que não conheço pessoalmente, mas que “conheço” pelos escritos:- pessoa responsável, de carácter, dedicado a causas.
Depois o Magalhães Ribeiro(o meu irmão MR como gosto de o tratar), um”puto” de 58 anos: generoso, emotivo, trabalhador incansável
São ambos “mais-valias” e referências do nosso blogue e a quem desejo longa vida.
Quanto ao Mário Miguéis só uma palavra: notável.

As tuas 'bandas desenhadas' são , como diz e muito bem o Hélder Valério, «uma lufada de ar fresco, repletos de luz, cor e ironia, que assentam perfeitamente no nosso blogue e lhe dão também uma dimensão diferente da que habitualmente tem.»
Subscrevo inteiramente.


Parabéns!

Um grande abraço de Alcobaça,
JERO

paulo santiago disse...

Aos nóveis Cavaleiros,Conde e
Marquês,Vinhal e Eduardo, o meu
grande abraço de parabéns.Bem-Hajam

Um abraço ao Migueis,que continua
inspirado.

Santiago

jteix disse...

Mais uma Tabanca?
E agora Redonda, será para evitar certos "bicos"?
Com tanta Tabanca não será já altura de se criar a Federação, ou a Liga das Tabancas?
Não Liguem, sou eu que estou a ficar apanhado (este clima!).
A Tabanca do Luís, de sua Graça, já faz essa função ou não fosse ela a "Grande".

Um abraço Mário Miguéis
e Parabéns pela BD.
cumprim/jteix

Anónimo disse...

Caro Miguéis,
Começa a preparar o cartão do próximo ano.
Tu tens o trabalho, todos nós assinaremos por baixo. Depois é só mandar o envelope para os nossos queridos co-editores.
Mas que talento o teu. Continuja amigo.
Um abraço do
José Câmara

JD disse...

Camaradas,
Para a nóvel nobreza, cavaleiros da competência, dedicação e amizade, apresento, como se dizia há muitos anos, manga de parabéns, votos de longa vida e alegrias constantes.
Quanto ao lorde que ilustrou a cerimónia, e que constitui um verdadeiro ronco na Tabanca, vai a minha admiração e merecidas felicitações.
J.Dinis

Anónimo disse...

Caro Mário Migueis
Só tenho uma palavra para qualificar o teu trabalho de BD :SOBERBO
Parabéns mais uma vez aos aniversariantes
Desejo igualmente manga di saúde para ambos e que façam manga de aniversários
Abraço
Luís Borrega

Joaquim Mexia Alves disse...

Para mim que quando desenho uma casa ... sai um cavalo, apenas posso dizer: Fantástico!

E parabéns!

E um bocadinho de invejinha por não ser capaz de desenhar cosíssima nenhuma!!!

Um abraço camarigo Mário Miguéis

Olha que eu faço anos breve...eheheh

Juvenal Amado disse...

Caro MIguéis

Belo trabalho com muita graça e muito talento.

Os aniversariantes bem o merecem, mas tu também estás de parabens.

Um abraço

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Vá lá que ainda cheguei a tempo, pois o 27 ainda não acabou.

Felecito o grande talento do Mário Miguéis que não conheço pessoalmente, mas já tive o prazer de admirar toda a sua escrita e desenhos anteriores.

Aos neófitos, com ainda poucas horas deste mundo, os meus desejos de que cresçam com saúde, rapidamente e tenham uma vida longa, sem guerras, sempre na Paz e Amor...da Família.

Grande abraço para ambos, com a minha amizade.

Jorge Picado

Anónimo disse...

Caro Mário Migueis

Talento não te falta,
criatividade também não.
Nas cores é que está a questão,
já que as do Porto,só no alasão !
Ainda se fosse um dragão?!

Reparo agora !?
Os Sires têm as cores daBandeira !
Pelo que a observação fica de fora
Não a leves a mal,é bricadeira

Um abraço , parabens pelo trabalho
e desculpa os "inversos" !
Luis Faria

MANUELMAIA disse...

CARO MÁRIO MIGUÉIS,


PERFEITAMENTE NOTÁVEL O TEU TRABALHO.
UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.

MANUEL MAIA

MANUELMAIA disse...

CARO MÁRIO MIGUÉIS,


PERFEITAMENTE NOTÁVEL O TEU TRABALHO.
UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.

MANUEL MAIA