sexta-feira, 12 de março de 2010

Guiné 63/74 - P5981: Tabanca Grande (208): Daniel Matos, ex-Fur Mil da CCAÇ 3518 (Gadamael, 1971/74)

1. Mensagem de Daniel Matos* (ex-Fur Mil da CCaç 3518, Gadamael, 1971/74), com data de 3 de Março de 2010:

Caro Camarada
Conforme prometi, aqui estou a "pagar o ingresso" e a enviar as fotografias para formalizar a adesão à Tabanca Grande.
Junto também o prometido texto, em "word", reconhecendo que tem uma dimensão desapropriada para o blogue, mas vocês utilizá-lo-ão (ou não) como melhor entenderem.
Envio também mais duas fotografias (não tenho outras digitalizadas) que podem ajudar a ilustrar o texto: uma é a da messe de Gadamael, depois de receber obras de beneficiação já em 1973 (pouco antes de ser destruída... no mesmo edifício funcionava a secretaria e, por trás, as transmissões); a outra é de uma equipa de voleibol de "Os Marados" que é referida a 27 de Maio de 1973 durante o funeral do Cabo Telo, (corpo recentemente trasladado de Guidaje para o Paúl do Mar, Madeira).

A legenda (identificação da equipa) é a seguinte.
Equipa de voleibol de Os Marados de Gadamael (da esquerda para a direita): primeiro caboGabriel Telo, furriel miliciano António Quaresma (ambos falecidos), soldado condutor Albino Caldas, capitão miliciano Manuel de Sousa, furriel miliciano Daniel de Matos, furriel miliciano Ângelo Silva e alferes miliciano António Monteiro.

Qualquer coisa que falte, por favor contactem-me.
Cumprimentos
Daniel de Matos


2. Comentário de CV:

Caro Daniel Matos.
Não te dou propriamente as boas-vindas, embora te esteja a receber formalmente na Tabanca, porque tens já o estatuto de tertuliano desde Novembro do ano passado, quando foste falado num poste da série O Nosso Livro de Visitas*.

Podemos até lembrar:

Mensagem de 18 do corrente, do Daniel Matos, ex-Fur Mil da Companhia Independente, madeirense, CCAÇ 3518 (Gadamael, 1971/74)

Caro Luís Graça,
Há pouco enviei um comentário para o blog, mas como não tenho a certeza de que a respectiva expedição se tenha realizado a contento, transcrevo-a por esta via.

Li, entretanto, a sua observação sobre um antigo convite que me fez para colaborar com o blog, escrevendo alguns testemunhos do tempo da guerra, nomeadamente sobre os Marados de Gadamael, e ao qual nunca cheguei a responder. Não foi por preguiça, terá sido por falta de disposição e de tempo, pois além da actividade profissional dedico-me a outras, não me sobrando muitas horas para a família, sequer.

Curiosamente, em tempos idos, uma dessas actividades foi precisamente a escrita, procurando passar para o papel uma espécie de "História da Companhia".

Porém, nos convívios anuais que efectuamos no continente (a 3518 era uma Companhia madeirense) fui verificando que um mesmo acontecimento era relatado por cada um de nós de maneiras por vezes bem diferentes e, não querendo fazer prevalecer o que os meus olhos viram e a minha leitura dos factos, resolvi alterar tudo para o campo da ficção, seguindo cada personagem outros caminhos, ao sabor da pena.

Isso veio a dar origem a um livro que estou agora a rever. Alguns contos foram publicados de forma avulsa, e premiados por alguns municípios. Mas como ficção pura, não creio que seja matéria que interesse ao blogue.

Também o meu amigo de longa data A. Marques Lopes, membro do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, já insistiu comigo para escrever e eu nunca correspondi a esse pedido. O mesmo agora o fez o ex-alferes Juvenal Candeias (da 3520, de Cacine).

Penso em breve libertar-me de algumas ocupações e, mal isso aconteça, prometo compartilhar algumas memórias convosco.

Cordiais saudações.
Daniel de Matos


Assim, este poste ficará, por assim dizer, para te conhecermos um pouco melhor antes de começarmos a publicar o teu texto com a História da tua Unidade.

Julgo que não preciso de muitas particularidades já que nos acompanhas há algum tempo e conheces alguns camaradas da tertúlia, como aliás afirmas.

Entre a data de envio desta tua mensagem, 3 de Março, e hoje, alguns dias passaram em absoluto silêncio, mas a demora deveu-se a um pico de trabalho e a alguma falta de tempo disponível. Vais desculpar, tenho a certeza.

Em nome da tertúlia, vai, direitinho para ti, um abraço.

Carlos Vinhal
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 20 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5308: O Nosso Livro de Visitas (70): Daniel de Matos, ex-Fur Mil, CCAÇ 3518 (Gadamael, 1972/74)

Vd. último poste de Daniel Matos de 24 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5879: Convívios (106): Encontro anual do pessoal da CCAÇ 3518 (Gadamael e Guidaje, 1972/74), dia 15 de Maio de 2010, em Coimbra (Daniel Matos)

Vd. último poste da série Tabanca Grande de 12 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5977: Tabanca Grande (207): Jorge Simão, de S. João da Madeira, ex-1º Cabo Escriturário, CART 2477, Cufar, 1969/71

2 comentários:

MANUELMAIA disse...

CARO DANIEL MATOS,


QUERO DAR-TE UM ABRAÇO DE BOAS VINDAS E APROVEITAR PARA NOS DARES NOTÍCIAS DA TUA GUERRA DE GADAMAEL.

ABRAÇO

MANUELMAIA

Anónimo disse...

Caro Daniel
O juvenal mandou-me o teu texto com a narração sobre o percurso da 3518, e ao ler essas páginas não consegui deixar de me emocionar. Agora com as fotos associei o nome à pessoa e espero poder dar-te um abraço no próximo convivio da 3520, para o qual fostes convidado.
Um abraço
Alexandre Margarido ex-capitão miliciano C.Caç.3520