sexta-feira, 12 de março de 2010

Guiné 63/74 - P5977: Tabanca Grande (207): Jorge Simão, de S. João da Madeira, ex-1º Cabo Escriturário, CART 2477, Cufar, 1969/71



Guiné > Região de Tombali > Cufar > CART 2477 (1969/71) > Vista aérea de Cufar...

Guiné > Região de Tombali > Cufar > CART 2477 (1969/71) > O 1º Cabo Escriturário Jorge Simão


Guiné > Região de Tombali > Cufar > CART 2477 (1969/71) >  O Jorge Simão junto ao edifício da secretaria (?)... Várias companhias por aqui passaram, além da CART 2477:  CCAÇ 763, CCAÇ 1621, CART 1687... Temos alguns camaradas pertencentes a duas destas unidades de quadrícula: Hugo Ferreira Moura (CCAÇ 1621) e  Mário Fitas (CCAÇ 763)...

Fotos: ©  Jorge Simão (2010). Direitos reservados



1. Mensagem do novo membro da nossa Tabanca Grande (*), Jorge Simão, residente em São João da Madeira, ex-1º Cabo Escriturário, CART 2477, Cufar, 1969/71:

 Assunto: pela primeira vez o meu contacto

S.João da Madeira, 5 de Março de 2010

Amigos e companheiros de Guerra, depois de algum tempo que ando aqui a "espreitar" o vosso blogue, sempre resolvi escrever para vocês, mas antes de mais vou-me apresentar:

Sou Jorge Augusto Simão, da Rua dos Viajantes, 214,  1º-Esq., 3700 - 303 S. João da Madeira, fiz parte da CART 2477 do BART 2865 e foi colocado em Cufar e o Batalhão em Catió (foi para a Guiné em Fev / 69 até Dez /70, mas eu ainda aguentei em Bissau até Fev 71, era 1º Cabo Escriturário).

Vou enviar umas fotos em Cufar, mas como é a primeira vez que escrevo, fico-me por aqui, espero umas dicas do Luis Graça, porque espero que este contacto seja o mais correcto. Numa próxima vez escreverei mais em pormenor alguns acontecimentos passados na Guerra.

Um abraço grande deste camarada e combatente da guerra da guiné.

Jorge Simão

2. Comentário de L.G.:

Meu caro Jorge:  Em primeiro lugar, põe-te à vontade. Uma vez que já nos "espreitas" há uns tempos, sabes bem que aqui, na nossa Tabanca Grande, ninguém bate a pala a ninguém, respeitamo-nos uns aos outros, é certo, mas tratamo-nos por tu como camaradas que fomos e continuamos a ser...

Não tenho nenhumas dicas especiais para te dar, as nossas regras de convívio são públicas (e respeitadas...), e o que me resta para te dizer é apenas isto: Sê bem vindo, Jorge. Abanca aí, debaixo do nosso poilão, respira fundo, gere as tuas emoções, conta-nos as tuas histórias de Cufar, manda-nos as fotos que achares terem algum valor documental...

Obrigado por teres "ousado" contactar-nos. És, slavo erro, o primeiro camarada da tua companhia a ingressar na nossa Tabanca Grande, o que muito nos honra e te honra a ti, também... O próximo qu entrar já é periquito à tua beira...

Espero poder vir a conhecer-te pessoalmente em breve (por que não, no dia 19 ou 26 de Junho próximo, em Monte Real, no nosso V Encontro Nacional ?). Até lá, vai escrevendo.

Um Alfa Bravo. Luís Graça

PS - Sobre Cufar tens cerca de 110 referências no nosso blogue (II Série)... Clica aqui.

___________

Nota de L.G.:

(*) Último poste da série > 27 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5898: Tabanca Grande (206): Agostinho Gaspar, de Alqueidão, Boavista, Leiria, ex-1-º Cabo Mec Auto, 3ª C/BCAÇ 4612/72 (Mansoa, 1972/74)

10 comentários:

MANUELMAIA disse...

CARO JORGE SIMÃO,



VAMOS AGUARDAR AS TUAS NOTÍCIAS SOBRE CUFAR.
ESTIVE LÁ PERTO EM CAFAL BALANTA E CAFINE.
UM GRANDE ABRAÇO DE BOAS VINDAS.

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Sejas bem vindo,à nossa Tabanca Grande.

Rapaz! De Cufar separam-nos três anos, é muita coisa.

Essa foto aérea que também anda uma parecida aqui pelos meus papéis, mostra bem o esforço da C.CAÇ. 763 na construção desse aquartelamento.
Fizeste-me regressar lá!Ali do lado esquerdo mesmo junto ao cajueiro, ainda vejo o abrigo dos meus valentes "Vagabundos"!
Pois era aí, que eu os ia informar, de mais uma saída para Cabolol, Cachaque, Áfia ou para o outro lado do Cumbijã, caminhos tambem depois percorridos pelo Manuel Maia.
Conta histórias, conta-me coisas desse belo Cufar.
Se tiveres alguma coisa ou souberes sobre o Alfa nan Cabo, ex-guerrilheiro e depois salvador de muito homem pelo menos da 763 que essas passagens conheço eu.
Do Gibi Baldé que se suicidou depois de lhe cortarem as mãos após a independência.
Tanto há para escrever e contar!
Conta meu velho periquito para este velho "Cota" de farda amarela.
Quando encontro alguém de Cufar entro em parafuso.
Parece que estou a ver todos os recantos de Cufar.
Se as coisas correrem bem, virá por aí muita coisa de Cufar. Esperemos.

Um abraço do tamanho do nosso rio Cumbijã,

Mário Fitas

Jorge Simao disse...

RESPOSTA DE JORGE SIMÃO

Caro Mário Fitas
Em primeiro lugar peço desculpa por te tratar por tu,em virtude de ainda não nos conhecer-mos pessoalmente, mas penso que já falaram contigo a meu respeito, não sei se te lembras, mais ou menos à dois anos num almoço em Ericeira e um rapaz camarada nosso de Mafra o Antonio Gomes,que também esteve em Cufar te ter falado de mim,isto è um pormenor.
Pois caro Mario Fitas eu fiquei como tu quando eu pesquisei este blogue e vi o teu comentário sobre Cufar, fiquei em franja como se costuma dizer.
Olha quando chegamos a Cufar aquilo estava muita desorganizado, assim como Mato-Farroba,a minha Compahia trabalhou lá como "Mouros"
mas foi a sério,a tal ponto que um pelotão só ìa à cama de cinco em cinco dias,ao fim de uns meses estavam todos estourados,mas depois conto mais em permenor.
Quanto ao Alfa ficou com boa saúde,era um Homem Fiel(Tenho uma foto com ele)quanto ao Gibe Baldé,estou admirado do que lhe fizeram,è uma pena era um bom camarada.por agora è tudo,depois mando mais noticias.
Um Grande abraço,espero um dia conhecer-te
Felicidades e muita Saúde
Jorge Simão

Anónimo disse...

Jorge Simao

Caro Manuel Maia,para responder à tua resposta do meu mail,quero-te dizer que já não me lembro bem de Cafal Balanta,já não sei para que lado fica, mas o nome não me è estranho, quanto a Cafine è que não me lembro de nada, não sei se as duas localidades ficavam perto de Cufar ou mais afastado,não sei,mas como disse ao Mario Fitas eu depois terei todo o gosto de dar melhores informações.
Em que altura estiveste lá? foi no meu tempo? o meu BART esteve com a CCS em Catió a primeira companhia CART 2476 em Cacine a minha em Cufar e a terceira CART 2478 em Farim e Gadamael.vê se te diz alguma coisa.
Até a uma próxima
Um Grande Abraço
Jorge Simão

Anónimo disse...

Caro Jorge Simão

Também estive em Cufar, em 1970, com o Pel. Caç. Nat. 51.
Será que nos cruzámos por lá?
Aquela porta, ao lado da porta da secretaria, era a do meu quarto.

Abraço
Armindo Batata
Ex. Alf Mil Art.

Francisco V g Santos disse...

Caros camaradas!
Estive nos estrangeiro quase todos estes anos, depois de termos vindo de Cufar,Guiné, e por isso nunca tive infelizmente contactos com nenhum de vocês.
Sou Francisco V G dos Santos,Alferes Miliciano, Cart 2477,e como era o unico MADEIRENSE da companhia talvez alguns de vocês se lembre de mim!Fico emocionado quando vejo esta velha foto de Cufar!Gostaria de participar em eventuais convivios e peço-vos que me contactem se fôr organizado algum.
chico.santos@live.com.pt
Grande abraço
Francisco Santos

Sousa disse...

CARO ALFERES SANTOS,

Sou o ex-furriel miliciano Sousa e integrei o seu pelotão na Guiné,em Cufar no período 1969/1970 na CART 2477. Estive no dia 18 de Junho passado em Fátima, no último convívio da companhia e revi muitos companheiros da guerra.
Soube da sua impossibilidade de estar presente neste convívio e espero poder dar-lhe um abraço no próximo.
cumprimentos,

Sousa

Anónimo disse...

Caro Jorge Simão
Estive em Cufar de Dez.69 a Nov.70
a comandar o Pel.Caç.Nat.67.
Um abraço
Joaquim Esteves
Ex.Alf.Mil.Cav.

francisco santos disse...

Há muito que que nã consultava esta página, mas vou começar a faze-lo com mais frequencia.
Não tenho podido participar nos ultimos convivios mas agora que me mudei para o continente, e logo que este tempo terrivel da covid19 passe, conto regressar e ter a alegria e norme de me reecontrar com tantos de vós.
Grande abraço e votos de consigam ultrapassar esta crise sem problemas.
francisco Santos

francisco santos disse...

Será que alguem tem o contato do ex furriel Sousa, Cart 2477.
Moro agora nas proximidades e gostaria de visitá-lo-
Obg e grande abraço a todos.
Francisco Santos (chico.santos@live.com.pt)