quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 – P5799: Histórias do Jero (José Eduardo Oliveira) (30): Força Carlos



1. O nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), foi Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/66) e enviou-nos uma mensagem (a 30ª), com data de 7 de Fevereiro de 2010:


Camaradas,

Tenho andado numa trabalheira do caraças por cauda do meu blogue. Já ultrapassou as 6.000 páginas visitadas.

Em que sarilho o Magalhães Ribeiro me meteu, ao ensinar-me os primeiros “passos bloguísticos”!

Estou agarrado até aos cabelos. Mas confesso que é um "vício bestial”. Já não passo sem isto.

Vejo com frequência o blogue dele e o nosso. O meu é generalista e está andar...

Quem quiser visitá-lo basta clicar duas vezes no seguinte endereço: http://jeroalcoa.blogspot.com

Posto isto segue mais uma "estória" cá do Jero...


FORÇA CARLOS!


Como é normal na vida militar procurei nos primeiros tempos da Guiné, depois da “poeira” assentar, “filhos da terra”…

De Alcobaça não havia ninguém mas havia um “vizinho”.O Carlos Agostinho Vieira, da Batalha, que era o Cabo quarteleiro.

As suas funções tinham a ver o stock de munições, com o bom funcionamento das armas (conservadas com “massa consistente) e, eventualmente, com mais algumas coisas de que já não me lembro.

O Carlos Vieira era um indivíduo muito alto, pouco falador, que caminhava um tanto curvado e com quem não era fácil manter uma relação cordial. Era “fechado” e vivia fechado no “buraco” onde se guardavam armas e munições.

Cada qual é como cada um e o Carlos desempenhava as suas funções a contento. Era um bom Cabo Quarteleiro, que só dava nas vistas por ser um grande calmeirão. E caminhar curvado. E ser calado “comó caraças”…

Até que um dia, melhor dizendo numa noite, deu nas vistas. E não foi pela melhor das razões…

Numa operação que envolvia dois pelotões que saíam do quartel por volta da meia-noite, no máximo silêncio e com ocultação de luzes, apareceu na altura da saída para o mato com um “petromax” aceso para perguntar ao Capitão Tomé Pinto se era preciso mais alguma coisa.

Foi de imediato repreendido e mandado desaparecer, e quando começou a responder que …tinha pensado …o comandante de Companhia disse-lhe logo que ele não estava ali para pensar mas… para cumprir ordens.


A malta da tropa é cruel e a partir daquela madrugada passou a ser conhecido como o “Massa Bruta”. Está-se mesmo a ver porquê…

Também é verdade que, à distância no tempo, me parece que o Carlos Vieira não se importava por aí além com a alcunha “sacana” que lhe calhou…

Regressámos da Guiné em Maio de 1966 e estive alguns anos sem o ver.


Melhor dizendo em vinte e muitos anos encontrei-o 3 ou 4 vezes nas reuniões anuais da malta da Companhia, que fazíamos todos os anos no primeiro domingo de Maio em Lisboa, com concentração frente à Estátua dos Restauradores.


Fixei-me na zona de Alcobaça onde exerci a minha actividade profissional na SPAL durante trinta e muitos anos.

Depois de casar não houve mais tempo para corridas e o trabalho, a vida sedentária e os dotes da minha mulher para a cozinha levaram-me num curto espaço de tempo a um peso que esteve a 3 quilos dos 3 dígitos.

Com pequenas oscilações mantive-me com 97 kgs, por alguns anos, mas por volta dos 35 anos voltei ao desporto por duas razões: - para emagrecer e… para não passar o resto da vida a comer cozidos e grelhados.

Aliás há muita gente do meu tempo que continua a fazer desporto e sacrifícios nas corridas para poder “dar ao dente”. Enfim … espero não ser considerado traidor por estar a revelar este segredo de grande parte dos veteranos das corridas (e caminheiros).

Dos 35 até cerca dos 50 anos fui praticante diário de “jogging”, também conhecido entre os “malucos das corridas” como alta manutenção.

Foram os tempos das meias maratonas da Nazaré. Corri umas dez -nunca desisti - e fiquei sempre entre os primeiros 3 mil concorrentes.

Fazia os 21 quilómetros do percurso entre 1H45 e 2H00, obviamente com muito sacrifício pois correr durante 21.097 metros “não é pêra doce”…

A última meia-maratona que corri foi tão comprida que, depois dos 17 kms, não me lembrava de nada. Corri essa parte final do percurso em “autêntico transe”. Falei nisso ao meu médico que me disse para ter juízo. «Faça caminhadas e deixe-se de corridas». Foi o veredicto que terminou com a minha carreira de meio-maratonista.

Chegou a altura de passar a espectador e há uns dez anos atrás fui (involuntário) protagonista de um facto invulgar que resolvi partilhar agora.

No entanto há ainda que esclarecer os que nunca andaram por este mundo das meias-maratonas que há corredores e… “corredores”. Os que lutam para os primeiros lugares correm cada Km. em cerca de 3 minutos e os outros – os corredores do pelotão – percorrem cada km. em 5 ou 6 minutos.

Quer isto dizer que com meia hora de corrida há corredores que vão nos 10 kms de percurso e outros – como era o meu caso – que apenas tinham percorrido cerca de 5 kms.

Está claro que, à medida que aumentam os kms, aumentam as distâncias entre os mais rápidos e os outros – os lentos ou, também conhecidos na gíria, como “os coxos”-.

A certa altura da Meia-Maratona da Nazaré – que foi a corrida onde se registou o tal “facto invulgar”- era normal os atletas da frente cruzarem-se com os mais atrasados, dado que o percurso da prova era de ida e volta.

Explicando melhor a partida fazia-se da Nazaré (então com uma volta dentro da vila de cerca de 5 kms) ia-se até Famalicão (onde estava um bidão que assinalava o “retorno”) e voltava-se em direcção à Nazaré, onde estava instalada a meta.

Um dos melhores lugares para apreciar a corrida e o esforço dos corredores era (e é) na Quinta Nova. Nesse local os da frente passavam(passam) com cerca de 16,5 kms percorridos e cruzavam(cruzam) com a rapaziada da cauda do pelotão que levava(leva) então cerca de 9,5 kms de prova ainda a caminho do bidão (de Famalicão).

Nesse ano de 1994 ou 1995 “plantei-me” no cruzamento da Quinta Nova para ver a corrida e para incitar especialmente o Carlos Pereira (que trabalhava comigo na SPAL).

É que nesse ano o Carlos Pereira corria para ficar entre os 10 primeiros, pois “valia” então uma hora e sete minutos na distância.

Avistei o grupo de frente – que englobava uns 10 ou 12 corredores - e… lá vinha ele.

Tentei ganhar maior visibilidade no local onde me encontrava, levantei os braços e gritei: - Força Carlos. Força Carlos!

Julgo que nem me viu nem me ouviu.

O esforço é grande e a concentração de quem corre àquele ritmo é enorme.

Mas na altura dos meus gritos de incitamento ouvi uma voz do outro lado da estrada a gritar para mim: - Eh Oliveira!

Olhei de imediato e reconheci a voz e a pessoa.

Era o Carlos Vieira, da Guiné. Era o “Massa Bruta”.





O meu de grito de “Força Carlos”, tinha encontrado eco (n’outro Carlos), que corria no outro lado da estrada, no pelotão dos “coxos” ainda a caminho do bidão de Famalicão.

Fiquei de boca aberta e tão surpreendido como ele. Ou ainda mais.


Vim depois a caminho da meta. Para cumprimentar o Carlos Pereira (o colega da SPAL), que já tinha chegado e obtido a sua melhor classificação de sempre: - o 3º lugar da classificação geral(com 1h06m59s).

Esperei mais um bom bocado mas não consegui localizar o Carlos Vieira, da Batalha e meu camarada dos tempos da Guiné.

São 3.000 atletas na zona de chegada e muita confusão à mistura...

Não podia deixar de pensar naquela coincidência levada da breca.

Três mil indivíduos a correr, sei lá com quantos “Carlos” lá pelo meio e tinha acontecido aquele coincidência extraordinária numa fracção de segundo.

Gritar por um “Carlos”, que via todos os dias e que nem para mim olhou, e responder-me outro “Carlos”, que já não via há uma série de anos.

Qual o cálculo de probabilidades de isto acontecer!?

Não faço a mínima ideia.

Continuo a pensar que este incitamento para “forças” desencontradas acontecerá uma vez na vida.

Mas que aconteceu… aconteceu!

E a fotografia não é montagem. Foi tirada por mim umas fracções de segundo depois do meu grito de incitamento.

E o Carlos da SPAL que me desculpe mas desta vez o “Força Carlos” é mesmo para o meu ex-camarada da Guiné.

Um abraço,
JERO
Fur Mil Enf da CCAÇ 675
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Jero
Tudo aquilo que é susceptível de acontecer, acontece.
Eu tenho na minha vida, três casos tão fantásticos quanto esse.
Um abraço
José Corceiro