domingo, 31 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5739: Efemérides (42): Dia 25 de Maio de 2009, finalmente inaugurada a estátua de Amílcar Cabral na Guiné-Bissau (António Rosinha)

Guiné-Bissau > Rotunda do Aeroporto > Estátua de Amílcar Cabral, inaugurada finalmente no dia 25 de Maio de 2009, após ter estado arrumada 23 anos.

Imagem Google Earth (com a devida vénia...)

1. Mensagem de António Rosinha*, nosso amigo e camarada (ex-Fur Mil em Angola, 1961; topógrafo na TECNIL, na Guiné-Bissau, entre 1979/93), com data de 20 de Janeiro de 2010:

Luís e Carlos,

Como até agora ainda não foi publicada a grande estátua de Amilcar que já vem no Google Earth, envio foto,  do Google,  do local onde foi instalada a estátua do Amilcar Cabral, após o assassinato de Nino Vieira. É a rotunda do aeroporto.

E envio uma foto do cruzamento de Chapa-Bissau, onde em 1993, no vigésimo aniversário do assassinato de Amilcar, se fez o cerimonial com o Nino a presidir,  com a promessa que em breve ia ser montada a estátua naquele lugar.

Para mim toda esta avenida e a rotunda do Aeroporto têm um sentido especial quer no aspecto profissional quer sentimental, pois que todos os centímetros dessa estrada fui eu a desenhá-los (no chão). E, durante mais de um ano ouvi ao longo daquela artéria tantas histórias de soldados e capitães, fulas e balantas, irãs e bajudas... mas também tive que ouvir com muito pouco àvontade e com muita frequência a história dos fuzilamentos. Mas um dia contarei a história da construção dessa Avenida pois teve tanta política, feitiçaria, complicações e casa derrubadas que também foi essa avenida a ajudar a "criar" o PAICV [, Partido Africano para a Independência deCabo Verde].

Mas, finalmente,  foi no fim dessa avenida, que ficou a estátua de Amílcar Cabral. Custou, mas foi.

Agora, quero-vos contar uma passagem sobre o 20.º aniversário em 1993, e que podem publicar, ou pôr de lado, se virem que pode afectar alguns espíritos mais pró-Amílcar.


Estava eu no Ministério das Obras Públicas numa cooperação, ao lado de vários engenheiros e técnicos, com  formações nos paises de Leste, enviados ainda por Amílcar Cabral, e que uns dias antes do dia do aniversário do assassinato, a  20 de Janeiro, esses meus "homólogos", era o nome, foram designados para, no cruzamento de Chapa Bissau, prepararem o local, (limpezas, enfeites, vedações e um pequeno palco), onde o Nino faria a cerimónia e anunciaria que seria ali que em breve surgiria a estátua.

Ora acontece que pelo menos meia dúzia de engenheiros, que eram, conseguiram-se desenfiar, com mil justificações, desde familiares falecidos, doenças, cerimónias étnicas (irãs), etc. e nenhum participou,  nem nos preparativos, nem na cerimónia.

Ora eu funcionava tipo colega deles com bastante confiança mútua. Não é que quem acabou por fazer todos os preparativos, acabei por ser eu? Claro que eu já via há muitos anos o que a "casa gastava", e como eu sempre "paguei para ver"...

- Favor, Rosinha, tens aqui pessoal...

Arranjaram-me uns serventes e desapareceram de cena, demonstrando ostensivamente que não queriam ser vistos nem achados no assunto.

Tirei algumas (poucas) dúvidas que me sobravam há vários anos. Aliás, as primeiras dúvidas foram-me transmitidas por imensos colegas cabo-verdianos em Angola.

Luis ou Carlos, o Google Earth tem uma foto panorâmica da estátua de Amílcar Cabral: se a conseguirem publicar era interessante, eu não sei como a tirar e mandar.

Um abraço,
António Rosinha


Rotunda do Aeroporto, local onde se encontra a estátua de Amílcar Cabral. Fonte: Google Earth (com a devida vénia...)

Vista geral da Rotunda e estátua de Amílcar Cabral. Fonte: Google Earth (com a devida vénia...)



Cruzamento Chapa-Bissau. Fonte: Google Earth (com a devida vénia...)

__________


Notas de CV:

(*) Vd. poste de 4 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3983: Nuvens negras sobre Bissau (16): O Nino e o Luís Cabral que eu conheci, em 1979-1993 (António Rosinha)

Vd. último poste da série de 20 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5680: Efemérides (41): No 37º aniversário da morte de Amílcar Cabral, recordando o sucesso diplomático que foi a visita da missão da ONU às regiões libertadas, no sul, 2-8 de Abril de 1972

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Rosinha:

Deixa-te lá de rodeios e de hesitações, e conta-nos a história da construção da tal avenida do aeroporto, e das razões por que a estátua do pobre Amílcar Cabral esteve estes anos todos arrumada a um canto...

No nosso blogue estás entre amigos e camaradas que, acima de tudo, prezam a verdade histórica e a honestidade intelectual...

Parafraseando o filósofo Platão, diremos que aqui "somos amigos de Sócrates mas somos mais amigos da verdade"...Claro que o Platão se referia ao seu mestre (469-399 a.C.)..

O teu testemunho é precioso. Um Alfa Bravo. Luís

Hélder Valério disse...

Caros amigos

Dei uma espreitadela no blogue "andorinha em canchungo" e tomei conhecimento do trabalho feito por essas bandas no sentido de 'pensar (ou repensar) Cabral', a propósito do '20 de Janeiro' e acho que há algo novo, algo mais respirável.
Talvez agora Amílcar Cabral tenha 'parado de morrer'. É minha opinião que isso podia ser muito bom para a Guiné.
Um abraço
Hélder S.