domingo, 31 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5738: Em busca de... (114): Neusa Danho procura amigos de seu pai, o 2.º Srgt Mil Cristóvão dos Santos - 3 (Paulo Santiago)


1. O nosso Camarada Paulo Santiago (ex-Alf Mil At Inf do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72), enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 22 de Janeiro de 2010:

PROCURAM-SE INFORMAÇÕES SOBRE

2.º Srgt Mil Cristóvão dos Santos

Camaradas,

Acho que vos devo dar conhecimento, se quiserem publicar, façam-no.

Como vós deveis saber, quando recebo msg' s semelhantes à da Neusa Danho, tudo faço e farei para satisfazer o desejo, neste caso, da filha de um camarada. E fico frustrado se tal não conseguir.

Mandei aquela msg para o blogue, mas não apareceu ninguém, até agora, que conhecesse o Fur.Mil. Cristóvão dos Santos. Procurei outras vias.

Ontem pesquisei quem na Tabanca Grande estivera colocado na CCAÇ 3, lá encontrei um camarada a quem enviei um e-mail, ainda sem resposta.

Hoje à tarde, depois de ver que não havia nada de novo, tive um clic... Porra! o Marques Lopes esteve na CCAÇ 3. Liguei-lhe, mas o nome Cristóvão não lhe dizia nada, mas, oh Paulo, vou falar a uns camaradas...

Passado meia-hora, é o Marques Lopes a ligar-me, já falei com um camarada, que ainda lá esteve comigo, o Cristóvão era do pelotão dele, eram muito amigos, toma o contacto dele e liga-lhe à noite.

Fiquei, como que aliviado.Há umas duas horas atrás liguei ao ex- Alf. Mil. Artur Fernandes, militar na CCAÇ 3, 68-70, tendo estado em Barro, Bigene, Binta, Guidage, que me confirmou ter tido um Fur. Mil. Cristóvão dos Santos, que deveria ser o mesmo que eu procurava, de quem guardava gratas recordações. Pedi-lhe para ver as fotos publicadas no blogue.

Entretanto liguei à Neusa, para Bissau.

Ficou surpreendida por ligar, e mais ficou quando lhe disse que encontrara um dos comandantes de pelotão do pai. O Artur perguntara, eu não soubera responder, mas perguntei à Neusa qual tinha sido a causa da morte do pai "uma intervenção cirúrgica às hemorróidas, parecia uma coisa simples, complicou-se e o meu pai morreu, em 1980, tinha três meses...não o conheci". Percebi a razão da procura dos camaradas.

Liga-me o Artur " Paulo, já vi as fotos, é mesmo o Cristóvão" Senti a comoção da voz.

Abraço a todos,
Paulo Santiago
Alf Mil At Inf do Pel Caç Nat 53

____________

Nota de M.R.:

(*) Vd. também sobre esta matéria os postes:

16 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5655: Em busca de... (108): Neusa Danho procura amigos de seu pai, o 2.º Srgt Mil Cristóvão dos Santos

23 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5695: Em busca de... (112): Neusa Danho procura amigos de seu pai, o 2.º Srgt Mil Cristóvão dos Santos (Paulo Santiago)

(*) Vd. último poste da série em:

25 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5706: Em busca de... (113): Procuro reactar contactos com Amigos da CCAV 3364 (Capito Joaquim)

5 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Paulo

Penso que percebo a tua amargura por não haver respostas imediatas a estes apelos. Mas não desesperes, isso pode não querer significar desinteresse, pode ser apenas não ser visto, não se perceber que é connosco, que outro alguém dará conta do recado.
O que importa é que há UM que agiu e com isso conseguiu-se o objectivo.
Mais uma vez se demontra que é possível fazer muita coisa, assim se mobilizem as vontades...
Um abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Paulo: És um homem generoso (e persistente). Não és dos que desistes às primeiras contrariedades. Temos orgulho em ti. Obrigado, em nome do nosso blogue. Luís

Anónimo disse...

Caro Paulo Santiago

Não sei se o que vou dizer poderá ajudar a Neusa, isto porque não tenho certezas concretas.

Em 1973, havia um 2º Sargento Cristóvão - guineense - que estava colocado no CIM (Centro de Instrução Militar)- em Bolama.

Embora o CIM - Bolama, não tenha sido referido como Unidade de passagem (daí as minhas dúvidas), pelas fotos, até me parece ele (talvez com mais 4 ou 5 anos e uns quilitos a mais).

Naquela altura, penso que todo o pessoal do recrutamento local (guineenses), recebia a instrução de recruta e especialidade no CIM -Bolama.

O Cristóvão, se for a mesma pessoa, andava nos pelotões de instrução.

Tratando-se do mesmo, não posso, no entanto, adiantar muito.
É que eu, depois de 15 meses divididos por Cacine (CCAÇ 3520) e Bedanda (CCAÇ 6), também fui para Bolama para dar instrução. No entanto, quando lá cheguei, fui desviado para outros serviços de...menos transpiração (e ainda bem).

Isto para dizer que os nossos horários de... trabalho eram diferentes, pelo que não tinha muitas oportunidades de privar com ele.

No entanto, encontrávamo-nos na messe e no bar de Sargentos, onde dávamos uns dedos de conversa.

O 2º Srgtº Cristóvão de que falo, dava-se muito bem com outro 2º Sargento, igualmente guineense, de nome: Sá Filipe (as voltas que dei à memória para me lembrar do nome) e recordo-me que andavam sempre os dois juntos.

O que posso acrescentar sobre o Cristóvão que conheci é que era um bom camarada, amigo, bem disposto e simpático.

Sugestões para a Neusa (se se confirmar que é o seu pai):

-Tentar encontrar ou saber do antigo 2º Sargento Sá Filipe que esteve no CIM - Bolama (ele é que lhe poderá dar todas as informações).

-Ainda deve haver na Guiné muitos homens (talvez na faixa etária dos 54/60 anos) que receberam instrução do Cristóvão no CIM e lhe possam dar alguma informação.

Para os camaradas que acompanham o blogue:

-Talvez com estes dados alguém que tenha estado no CIM-Bolama (furrieis, sargentos, alferes, da instrução ou não e outros oficiais)se lembre de mais alguma coisa.

Um abraço para a Neusa e seus familiares.
Um abraço para o Paulo Santiago
extensivo a toda a Tabanca.

José Vermelho
Ex-Fur Milº
CCAÇ 3520 - Cacine
CCAÇ 6 - Bedanda
CIM -Bolama

Anónimo disse...

Caros camaradas

Tenho que fazer uma pequena rectificação ao 3º parágrafo que, só hoje reparei, não ficou bem explícito.

Queria eu dizer que: Em 1973, quando o conheci, é que o Cristóvão teria mais 4 ou 5 anos e mais uns quilitos, relativamente às fotografias divulgadas.

Um abraço para todos

José Vermelho

paulo santiago disse...

Caro José Vermelho

Enviei, há dias,um mail à Neusa chamando-lhe a atenção para o teu
comentário. Ligou-me há duas horas atrás,dizendo ter estado uns dias sem ir aos mail's por causa de uma pequena cirurgia a um pé.Agora já está óptima, e já confirmou que o pai esteve,em 1973, em Bolama, e que o 2ºSarg. Sá Filipe vive em Lisboa, e julgo ter percebido, que
um primo, também a viver em Lisboa,
ficou de lhe dar o contacto daquele
Sargento.
Claro que gostou imenso da tua info.Desde já agradece.
Abraço
P. Santiago