quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5606: Memória dos lugares (65): 6 de Janeiro, dia de todas as emoções, incluindo a visita à EPI, Mafra, volvidos 40 anos (Paulo Santiago)

1. Mensagem de Paulo Santiago (ex-Alf Mil do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72), com data de 6 de Janeiro de 2009:

Camaradas

Vou ver se consigo escrever direito, após ter lido com emoção, misturando risos com lágrimas, o texto do Migueis, bloguisticamente numerado P5598. Este Mário Migueis da Silva, que conheci lá no Saltinho, não pára de me surpreender... em Abril, lembram-se?

Escreveu no blogue alguns postes sobre o Quirafo, sobre o malogrado 1.º Cabo Ferreira, que mexeram com muitos camaradas, e onde juntava um poema muito dramático, mas muito belo, escrito na madrugada de 18/04/72, quando sentado no bar do Saltinho ouvia as marteladas dos cangalheiros... em fins de Dezembro, apareceu com novo talento - banda desenhada... e hoje, aparece o P5598. Confesso, sinto-me lisongeado, foi a melhor prenda que podia receber. Obrigado Migueis

O dia 6 de Janeiro de 1948 foi o dia em que nasci, houve alguns camaradas que nos comentários ao post mencionado, me felicitaram pelos 63 anos, calma ainda faltam 365 dias, foram apenas 62. Mas, temos o dia 5 de Janeiro, é dia de aniversário da minha mãe, fez 88 anos, mas voltando ao dia 6, e recuando ao ano de 1987, tive a maior prenda de aniversário que poderia desejar... nasceu a minha filha Maria Luís. Por tudo isto já podem ver como estou ligado aos dias 5 e 6 de Janeiro. Mas há mais... há o 6 de Janeiro de 1970, fiz vinte e dois anos, e entrei na EPI [, Escola Prática de Infantaria, em Mafra]...

E hoje voltei a Mafra, voltei a entrar no Calhau, passados que foram 40 anos.

Não sei como me apareceu a ideia, mas a verdade é que me sentei ao computador, há dias atrás e lá estava a enviar um mail ao Comandante, pedindo autorização para uma visita para este 6 de Janeiro de 2010. Visita autorizada por mail enviado pelo Major Álvaro Campeão com a concordância do Cororonel Ormonde Mendes, Comandante da Escola.

Passei em Pombal,  levei o Vítor Junqueira, e a seguir ao almoço estávamos a entrar pela Porta de Armas. Fomos amávelmente recebidos, fomos a alguns locais (ex. Gabinete do Comandante) onde quando Cadetes, nem sabia onde ficavam, e acompanhados pelo Srgt. Ajudante Janelas percorremos aqueles imensos corredores, onde já começava a ficar desorientado, o Refeitório, o Salão de Honra, as paradas, terminando no Bar de Oficiais. 

Como curiosidade fomos à Sala das Bicas, fica na extremidade dos refeitórios, nem eu nem o Vítor a conhecíamos, e recebe água vinda da Tapada (potável). Visitámos também uma sala com uma arquitetura notável : a Casa do Capítulo, também conhecida por Sala Elíptica.

Na despedida o Major Álvaro Campeão e Srgt. Ajudante Janelas, ofereceram-nos um Roteiro Histórico da EPI e um Galhardete.

Ao percorrer o corredor Lacouture e a escada La Lys quase me senti a voltar aos vinte e dois anos...

Foto 1 > No Salão de Honra com o Srgt Ajudante Janelas

Foto 2 > O Vitor e eu no Salão de Honra

Foto 3 > Refeitório

Foto 4 > Sentado à mesa... como há 40 anos
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 6 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5598: Parabéns a você (63): Paulo Santiago, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 53 (Mário Migueis / Editores)

Vd. último poste da série de 26 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5541: Memória dos lugares (61): Mais notícias da Cart 2410 (2) (Luís Guerreiro)

3 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Caro Paulo
Desci à "cave", só para mandar um beijinho à senhora tua mãe pelos seus 88 anos e à tua filhota Maria Luís que teve pontaria para nascer no mesmo dia que o pai, dando-lhe assim uma prenda inesquecível.
Seria injusto não invocar aqui a mãmã que teve o principal paple. Para as três senhoras um beijinho.
Carlos Vinhal

paulo santiago disse...

Oh Carlos, agradeço em nome das três senhoras.

Abraço
Paulo Santiago

Unknown disse...

Amigo Paulo,
Recordar é viver e dá saúde e prazer. Têm-me dito algumas vezes que passado é museu. Eu não acredito e pelos vistos há quem pense como eu.
Tenho dito.
Um abraço sexa-jovem.
Como estamos num momento dificil de sex qualquer coisa, espero que nenhuma alma malvada faça interpretações erradas deste abraço.
Por falar em abraço, vai ao blogue da Tabanca de Matosinhos pois tens lá uma mensagem de um camarada de respeito...