terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5520: Os nossos camaradas guineenses (24): Vi matar o meu camarada Lamine Sanha (Braima Djaura, ex-Sold Cond Auto, CCAÇ 19, Guidaje, 1972/74)

1. Mensagem de Braima Djaura* (ex-Soldado Condutor Auto, CCAÇ 19, Guidaje, 1972/74), com data de 21 de Dezembro de 2009:

Olá, caro Pechorro, boa tarde,

Tive possibilidade de ler muito atentamente o teu agradecimento e informações em resposta ao ex-Fur Mil do Cop 3, Carlos Pereira, de 14 de Dezembro**.
Não li comentário do camarada Carlos Pereira nos P5300 e P5310, todavia não sei se há alguém que possa ser tão claro como tu, no que se refere aos acontecimentos de Maio de 1973 e noutras alturas em Guidage. Aliás eu próprio fiquei impressionado como ainda há pessoa com memória tão completa dos acontecimentos de Guidage e daqueles fatídicos dias. A descrição tão detalhada do Morteiro 120 perfurante que matou e feriu tantos camaradas é um exemplo.

Mais impressionate ainda a lembrança de nomes, incluindo o de António Talibó Baio, que era o meu colega da infância e amigo na Morcunda-Farim e que era Filho de um grande Régulo Mandiga de Farim, de nome Braima Baio, que me estimava muito, dado que eu sou natural de Farim, Morcunda, Nossa Srª de Graça, e Alfredo Umaro Dafé, que se encontra agora em Bissau, cujo pai era Cipaio da Administração de Farim.

Quanto os 5 mortos naturais de Farim, lembro-me de Jungu Dabó, Unfanso Dabó, primos,  e Lamine Sanha, natural de Bissau, que era Enfermeiro, e que foi aprisionado e degolado, sendo a sua cabeça exposta em cima do tronco de uma árvore, entre Cuféu e Ujeque.

Foi nesse dia que a minha Berliet foi queimada. Fugimos a pé para o quartel, depois de assistirmos à morte de Lamine Sanha, escondidos, eu e um mecânico mulato, caboverdiano, baixinho, de nome Ridel.

Um grande abraço e mais uma vez, Boas Festas.
Braima Djaura

Guiné > Região do Cacheu > Guidaje > Maio de 1973 > Cadáveres de soldados africanos da CCAÇ 19, abandonados no campo de batalha.

Foto: © Amilcar Mendes (2006). Direitos reservados.

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 7 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5419: Os Nossos Camaradas Guineenses (22): Muitos se salvaram pela solidariedade que existia entre todos, brancos e pretos (Braima Djaura, Sold Cond CCaç 19, Guidaje, 1972/74)

(**) Vd. poste de 16 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5479: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - Agradecimento e algumas informações (José Manuel Pechorro)

Vd. último poste da série de 8 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5427: Os nossos camaradas guineenses (23): Temos uma dívida de gratidão para com homens como o Braima Djaura (José Manuel Pechorro, CCAÇ 19, Guidaje, 1971/73)

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Braima Djaura.

É sempre doloroso lembrarmos os nossos camaradas mortos ao nosso lado, mas é também a forma mais nobre de honrar a sua memória é não os esquecermos, e presumo que essas mortes ocorreram no dia 10 Maio, dia em que faleceu um camarada do meu Batal.

Deve ter sido terrível para ti assistir à morte do Lamine Sanha, e á forma que como se revestiu.

Continua a escrever que te faz bem.

Vê se consegues lembrar-te da fase pós 25 Abril, e dos problemas com a vossa Comp. com a recusa de entrega do armamento e consequente revolta, e fomos nós que tivemos que ir a Guidaje, tentar apaziguar , as tensões existentes.

Estou a preparar umas pequenas notas, e se puder vou escrever sobre isso.

Votos de Bom Natal

Manuel Marinho

1º cabo 1ª Comp./ Batal.4512

Anónimo disse...

Por motivos de trabalho e de saúde não tenho acompanhado o Blog, chegando já muito tarde às revelações de Guidage.
Não estive em Guidage.
O que sei e não é pouco, foram muito enrriquecidos pelos intervinientes nos Posts do Pechorro.
Estive em Cufar com o Capitão na altura, Carlos da Costa Campos. Acompanhei o Coronel Costa Canpos nos últimos tempos de vida dele, onde se falou muito da Guiné e de Guidage. Também com o meu conterrâneo Capitão Rui Trindade Baixa, que na altura como 1º. Sargento, foi substituir o 1º. sargento da C.CAÇ. 19 falecido.
Quando do funeral do Coronel Costa Campos em Sesimbra, tive oportunidade de falar com o Carlos Pereira sobre Guidage.
Obrigado a todos por trazerem aqui uma realidade vivida.
Caros camaradas, falem, escrevam, digam mais! Tudo o que passasteis em Guidage, porque atrevo-me a dizer: Oque houvi do Coronel Costa Campos foi muito mais. Pena ele não poder estar entre nós, pois tenho a certeza que seria homem para além de confirmar o que aqui na Tabanca foi testemunhado, muito mais diria. É verdade, só quem viveu Guidage tem o conhecimento real daqueles dolorosos dias.
Obrigado Camaradas! Isto não são estórias, é a História do Volorozo Soldado Português "Veterano de Guerra" e que hoje em dia têm a realidade de verem a sua "Pátria" desejosa que rapidamente desapareçam, para ser contada outra estória.

Um abraço já de saudade desta Tabanca, do tamanho do Cumbijã.

Já enviei, mas volto a renovar o desejo de um Santo Natal e um Novo Ano com saúde para todos vós e vossas famílias.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Desculpem, tenho de ressalvar duas gafes: ouvi (sem h) Valoroso sem z.

Cadelas apressadas sempre cães cegos tiveram.

Mário Fitas

MANUEL MAIA disse...

CARO BRAUMA DJAURA,


TAL COMO DIZ O MANUEL MARINHO,COMENTADOR ANTERIOR A SITUAÇÃO A QUE ASSISTISTE FOI TERRÍVEL.
A GUERRA TEM ESTAS INEXPLICÁVEIS SITUAÇÕES DE REGRESSÃO HUMANA AOS PRIMÓRDIOS CIVILIZACIONAIS.

UM ABRAÇO PARA TI

MANUEL MAIA

Carlos Jorge Pereira disse...

Caro Braima Djaura:
É reconfortante, depois de tantos anos e tanto sofrimento, ver que velhos camaradas ainda se apoiam e conseguem recordar.
Neste Blogue gostaria de lançar um repto, aos que passaram o MAIO73 em Guidage que se juntem num almoço para confratenizar e recordar.

Anónimo disse...

Sim, que se juntem e,quando e se o fizerem, avisem a rapaziada através do blog ou por correio electrónico. É que eu também quero ir.
Um abraço.

Carvalho de Mampatá

Braima Djaura disse...

Caro Camaradas e amigos, foi uma honra e consolo para mim, por saber que há muitos camaradas que sabem muito bem que se passou na Guidage,onde passei 30 meses 9/Jan/72, à 24/Jun/1974, agradeço todos que incentivar me para escrever e honrar a minha memória na nobre missão que fui entegrado na Ccaç 19
como Cond.Auto Rodas,em Guidage, mas não sei se me faz bem ou mal,por tais recordações por vezes em (flash-beck) tirem me sono noites inteiras,todavia agradeço a todos Camaradas.Respondendo amigo Manuel Marinho, Ex-1º Cabo,Batal.4512, a v/ intrevenção pós 25 Abril, eu já tinha sido trasferido para DBI Bissau,mas julgo não erão pessoal de Ccaç 19,mas sim Milicias locais, que temiam represalias, como tem vindo acontecer com centenas dos Nativos que combatiam lado contrario do IN na altura,tais como Comandos e outros combatentes por Portugal.
Em relação a narração do Camarada Mário Fitas, desejo lhe Saúde, e todos os seus Cam.de Cufar,por falar de nosso 1º Sergento falecido
em Guidage, foi na fim da comissão,
de regresso para Metropole,assisti,
porque eu vinha na Viatura a seguir
deparemos com Minas na picada,prontificou para ser ele a levantar,foi aí que ele morreu,uma das situações que me marcou bastante. Caro amigo, agradeço emenso a V/ atenção, mas na verdade não foi pouco o que aconteceu em Guidage,haja saúde.
Para o nosso amigo MANUEL MAIA,agradeço nossos amigos de TABANCA Grande, por esta oportunidades que temos hoje de comunicarmos um ao outro,como disse
"Regressão humana ao primórdios eu não diria civilizacionais", mas tudo graças aos nossos amigos Luis graça e Camaradas da Guiné,pois podemos escrever tanto sobre a Guerra não acaba recordamos de bons e maus momentos que a Guerra
nós ensine sem explicações,contudo meus abraços e bem-haja a todos.