sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5490: Álbum fotográfico de Tomás Carneiro (2): Fotos de Binta






1. Mensagem de Tomás Carneiro, ex-1.º Cabo Condutor da CCAÇ 4745/73 - Águias de Binta – 1973/74, nosso Camarada que vive nos Açores, com data de 17 de Dezembro:

Camaradas,

Hoje envio-vos mais algumas fotos de Binta que fui descobrindo no meu álbum fotográfico.


1ª Subindo-o Rio Cacheu numa LDG




Votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo.

Por hoje é tudo.

Um Abraço desde o meio do Atlântico,
Tomás Carneiro
1º Cabo Cond CCAÇ 4745


Fotos: © Tomás Carneiro (2009). Direitos reservados.


____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:


2ª No interior da messe de oficiais que construímos em tempo recorde

3ª Binta: O meu amigo Jacinto Custódio, cuja viatura accionou uma mina anti-carro entre Binta e Farim, que lhe originou a morte, no dia 24 de Setembro de 73

4ª Eu, no Rio Cacheu, dentro de uma canoa que mandamos construir e por lá ficou como legado da Ccaç 4745

5ª Cufeu: Pose para a fotografia, obtida no trajecto de uma coluna para Guidage, num local arrepiante onde se pode ver a mata toda destroçada, resultante do “fogachal” trocado com o IN, em várias emboscadas ao longo do tempo

6ª Polibaque: Quadra natalícia de 1973

E, 36 anos depois, como estamos com mais uma quadra festiva de Natal à porta, aproveito a oportunidade e o último postal, para desejar a todos os Camaradas:

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Camarada Tomás Carneiro
Antes que esqueça votos de Boas Festas. A seguir um desafio. Referes fotos de Binta mas acho que nos mandastes fotos (tuas) em Binta. É que eu estive em Binta em 1964-66 (C.Caç 675) e nas tuas fotos só vi um bocadinho de um armazem do meu tempo e um "pedaço" do Cacheu com a tua piroga à frente.
Não tens algumas fotos do aquartelamento (vistas gerais)?
E como estava o Cais no teu tempo?
Se quiseres contactar-me aqui vai o meu mail: jotajero@sapo.pt

Com amizade, José Eduardo Reis de Oliveira

Anónimo disse...

Caro camarada Tomás:

Com estas tuas fotos e texto fazes com que regresse a Binta.

Fomos nós 1ª Comp. do Batl. 4512 que vos demos treino operacional em Binta e embora vocês lá estivessem apenas 3 meses, sou testemunha do bom trabalho que fizeram.

Tenho uma foto curiosa duma pequena “tabanca” que vocês construíram dentro do aquartelamento, muito bem feita.

E quanto á morte do teu camarada, na picada Binta-Farim lembro-me muito bem porque fomos de imediato em vosso socorro, e quando chegamos, já só vimos o unimog destruído, e fomos fazer uma batida na zona porque se suspeitava que havia emboscada por parte do IN.


Manda mais fotos, e notícias e recebe um grande abraço e votos de Feliz Natal

Manuel Marinho

1º cabo da 1ª Comp./Batal. 4512

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tomás, espero voltar a encontrar-te no nosso próximo encontro da Tabanca Grande, em 2010... Julgo que não irás esquecer tão depressa as emoções do IV Encontro, que se realizaou este ano, em Monte Real...

Aproveito para te desejar boas festas, quentes e boas! Luís

Anónimo disse...

Boas fotos, Tomás.
Na 2.ª feira, irei procurar-te para te desejar, pessoalmente, as Boas Festas.
Abraço,
Carlos Cordeiro