terça-feira, 17 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5288: Memória dos lugares (55): Pontes do Rio Corubal (Carlos Silva)

1. Mensagem de Carlos Silva, ex-Fur Mil da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, 1969/71, com data de 13 de Novembro de 2009:


Amigos,

Já que estamos em matéria de pontes. Agora somos engenheiros de pontes, aqui vai um texto mais ou menos esclarecedor sobre a Ponte Carmona, que gostaria que publicassem, para os nossos tertulianos ficarem melhor informados.

Gostaria de ouvir a opinião do Mário Dias. Pois estou admirado com a resposta dele.

É certo que os factos que invoco neste documento são anteriores à estadia dele na Guiné.

Mas como esteve por lá tantos anos, nunca ouviu falar em qualquer desastre, desabamento da referida ponte? E se houve ou não mortos ou feridos?

Ainda tenho mais 3 pontes para tratar de per si.

Pontes no Rio Corubal


O rio Corubal nasce nos montes do Futa-djalon na Guiné-Conakri, percorre uma grande extensão do território da Guiné-Bissau, passando pelo Che-Che, [onde se deu o grande desastre, gravado na nossa memória, 47 mortos das NT]; Saltinho, Xitole, indo desaguar no rio Geba próximo da Ponta do Inglês, Ponta Varela.

1ª - Ponte Carmona que fica situada a 5 ou 6 kms a Sudoeste da povoação do Xitole.

2ª - Ponte Submersível a montante da Ponte Carmona e localizada nos rápidos do rio Corubal no Saltinho junto à povoação e posteriormente durante a Guerra Colonial junto do aquartelamento-destacamento militar, cuja construção foi iniciada em 1947, terminada e inaugurada em 1948.

3ª – Ponte Craveiro Lopes, a 80 ou 100 metros a jusante da Ponte Submersível, iniciada em 1955, terminada e inaugurada em 1958.

Apenas vamos falar da Ponte Carmona, que foi a 1ª ponte a ser construída, embora eu não tenha ainda descoberto a data da sua construção.

Há dias, dizia eu que segundo informações recolhidas no local aquando da minha passagem por lá, a ponte a obra não fora concluída talvez por deficiência de construção. Como não andei por aquelas paragens em 1969/71 e porque não era portador de informações fidedignas, assim passei a mensagem para o meu Site e para o Blogue do Luís Graça.

Foram publicados alguns Postes algo confusos, [P5227; 5228; 5237; 5249; 5260 e outros antigos há que nada esclarecem sobre as nossas dúvidas] misturando informação das outras 2 pontes que a seu tempo falaremos de forma mais segura.

Assim não me conformando com as informações obtidas, foi por intermédio do meu amigo Rui Fernandes, Médico, também tertuliano, que falei com a D Fátima Calvet Magalhães que se encontrava em Portugal, filha da D. Helena Calvet Magalhães, [falecida] ex-proprietária do Aldeamento Turístico “Chez Hellene” de Varela, por sua vez filha de Vasco de Sousa Calvet de Magalhães.

Se tiverem curiosidade de conhecer a simpática D. Helena vide o meu Site na página referente ao Batalhão de Cavalaria 2876, onde tenho fotografias publicadas.

Nessa conversa telefónica com a D Fátima, ela informou-me que a construção da Ponte Carmona era da autoria ou foi construída por determinação do seu avô materno e que tinha sido concluída e que as pessoas passavam por lá para se deslocarem para Buba e que não havia dúvidas sobre tal facto.

Não estando ainda conformado com as informações obtidas, como ainda não estou, hoje dediquei-me a folhear vários livros antigos que para aqui tenho, os quais ainda não me respondem a todas as minhas curiosidades, designadamente:

Quando foi iniciada a obra e inaugurada e quando é que se deu o desabamento dos pilares e porquê?
Há com certeza livros e documentos que nos esclarecerão as dúvidas, mas será necessário fazer alguma pesquisa.

Na verdade, consta no Boletim Cultural da Guiné Portuguesa – Número Especial - Outubro 1947, de que sou titular:

Pág. 88 - 14-3-1913, por decreto foi o administrador Vasco de Sousa Calvet Magalhães agraciado com a medalha de prata de serviços distintos no Ultramar.

Pág. 103 – 28-5-1937 - Foi inaugurada com toda a solenidade a ponte sobre o rio Corubal.

[Contudo não refere a localidade e a designação da ponte, mas podemos concluir com clareza que não se trata das outras duas pontes acima referidas, que foram construídas mais de uma década depois e ainda não havia estrada do Xitole para aquelas bandas].


Será esta a Ponte Carmona no Xitole? presumo que sim.

Donde, me parece ter sido iniciada antes de 1937.

Pág. 123 – 5-06-1946 - …. O Governador visitou ainda o local dos rápidos do Saltinho, no rio Corubal, a fim de estudar a construção de uma passagem submersível para ligação das duas margens na época da estiagem…

Pág. 145 – 1-10-1947 - O Governador da Colónia, em Lisboa, propôs uma operação de crédito, para as seguintes obras:

…. Construção das pontes de Bafatá, Alferes Nunes [trabalho que tenho em mãos] e Braia, e reparação da do Corubal….

Donde, me parece ter havido derrocada de algum dos pilares antes de 1947.

Teria acontecido algum desabamento e posteriormente ter havido reparação com a construção de pilares diferentes? Tal como resulta das fotos do nosso amigo Rui Fernandes tiradas de montante para jusante?

E se houve essa reparação, posteriormente houve outra derrocada? Quando?

A partir daí não houve mais reparações e a ponte ficou no estado actual que se vê. Inoperante?

Creio que não é necessário alongar-me mais, sobre esta situação.

Se alguém souber responder a estas perguntas. Agradeço desde já, porque tenho curiosidade.

Para mais desenvolvimentos, consultem www.carlosilva-guiné.com
Sobre as outras pontes brevemente apresentarei para além de dezenas de fotos, um trabalho devidamente documentado sem margem para dúvidas.

Com um grande abraço amigo
Carlos Silva
Fur Mil CCAÇ 2548/BCAÇ 2879

Fotos: © Carlos Silva (2009). Direitos reservados.

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Nota de M.R.:

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