quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5074: Em busca de... (95): Informações sobre o meu pai, Malan Sanhá (Nero), natural de Gamol, Fulacunda (Fode Sanhá)

ATENÇÃO
GUINÉ-BISSAU

A P E L O

1. Recebemos uma mensagem de um guineense, o Fode Sanhá, que nos indica estar na cidade de Hamburgo, Alemanha, solicitando-nos que publiquemos o seguinte:

Luís Graça,

Quero desejar-te as maiores felicidades deste mundo, pois através deste teu blogue eu tenho visto muitas fotos da minha querida Terra… da nossa Terra.

Estou a escrever esta mensagem, por causa de uma profunda tristeza minha… do meu passado… da infância.

A minha data de nascimento é 2 de Fevereiro de 1973 e estou-te a escrever para pedir ajuda num grande favor.

Eu não conheço o meu pai. Ele combateu na zona sul do país, em Tite, e tudo o que dele sei, é o seu nome, Malan Sanha (Nero).

Pertencia à Tabanca de Gamol, junto a Fulacunda [, a noroeste].

Fica com Deus e com muita saúde, e felicidade, ao lado da tua família.

Qualquer informação, por pequena que seja, que me possam prestar, por favor façam-no para o meu e-mail: fodesanha32@yahoo.co.uk

Muito agradecido,
Fode Sanhá
Hamburgo
___________
Nota de M.R.:

(*) Vd. último poste da série em:

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Fode,
Eu conheci um soldado, Malan no Destacamento de São João. Pertencia ao Pelotão de Caçadores #66. Era assim que o conhecia. Podia muito bem ser o Malan Sanhá. Era o homem da pesca. E que saborosos peixes ele trazia.

Vocé não dá muita informação na carta que escreveu para o Blogue.

Assim faço algumas perguntas, importantes para esta pesquiza:

1 - O seu pai esteve mesmo em Tite ou na zona de Tite?
Se for na zona, São João, pertencia ao Quinara, e qualificava. O Malan que refiro poderia muito bem ser o seu pai.

2 - O seu pai era um soldado regular ou um milícia?
Se tiver sido milícia, em Bissassema (Sector de Tite)estavam dois grupos de milícia.
Já andei à procura dos elementos que aí estavam até Dezembro de 1972. Esse nome não consta da lista. Em Dezembro de 1972 a Companhia de Artilharia # 6252 tomou conta de Bissassema. É uma companhia a explorar pois os grupos de milícia ficaram adidos a ela. Constantemente chegavam novos milícias e partiam outros.

O Batalhão de Artilharia # 6520/72 tomou conta do sector de TITE em Dezembro de 1972. Este batalhão tinha companhias de artilharia, se a memória me serve bem, em Nova Sintra, Fulacunda e a referida #6252 em Bissassema. O Destacamento do Enxudé também pertencia a Tite.

V ou publicar este email no blogue. São dados de referência para quen serviu no BART 6520/72.

Desejo-lhe muita sorte na vida, e nesta sua procura. Não desista!

José Câmara

Anónimo disse...

Caro Amigo.

Em 1971 existia no Pel.Caç.Nat.63, um Soldado,de nome Malan Sanhá.
Era um homem muito religioso e
falava francês, pois vivera no
Senegal.

Seria o seu Pai?

Um Abraço.

Jorge Cabral