segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5055: Tabanca Grande (177): Carlos Cordeiro, ex-Fur Mil At Inf (Centro de Instrução de Comandos - Angola, 1969/71)

Caros camaradas e amigos tertulianos.
Há muito que venho trocando mensagens de trabalho, com o nosso camarada Carlos Cordeiro (*).

Os mais atentos devem lembrar-se que já se fez referência no nosso Blogue à sua qualidade de irmão do malogrado Cap Pára-quedista João da Costa Cordeiro (**), e tio do já nosso amigo Pedro Cordeiro, filho do Cap João Codeiro.

O nosso camarada Carlos Cordeiro, que teve já várias intervenções no Blogue, é um ex-combatente em Angola, onde fez a sua comissão como Fur Mil At Inf, no Centro de Instrução de Comandos, nos anos de 1969/71. É presentemente professor de História Contemporânea em Ponta Delgada e está a fazer um trabalho relacionado com as Unidades mobilizadas para o Ultramar pelos BII 17 e BII 18. Se se proporcionar poderemos ainda ver aqui publicado esse trabalho.

Tudo isto para dizer que convidei este nosso camarada para o grupo dos nossos amigos, tendo ele aceitado com gosto.

Assim passo a publicar a troca de mensagens entre nós.


1. Mensagem de Carlos Cordeiro, com data de 4 de Outubro de 2009:

Em fins de Novembro irá ter lugar, na Universidade dos Açores, um colóquio internacional intitulado "Representação de África e dos Africanos na História da Cultura (Séculos XVI-XXI".
Estou a preparar uma comunicação, que terá por fonte essencial o blogue "Luís Graça e Camaradas da Guiné", que venho a acompanhar, como leitor muito assíduo, há já alguns meses. Além das questões afectivas (que o meu amigo conhece) que me ligam ao blogue, trata-se também de, como profissional (professor de História Contemporânea na Universidade dos Açores), considerar o blogue como uma fonte importantíssima para a abordagem científica de diversos aspectos da Guerra do Ultramar, no caso, da Guiné. Tenho já algumas ideias bem assentes de como desenvolver a comunicação, mas agora terei que pôr mãos à obra com mais afinco, pois o tempo passa depressa.

É por isso mesmo que recorro à boa vontade do amigo para me auxiliar num aspecto: gostaria de apresentar dados estatísticos sobre os "camaradas e amigos" que participam no blogue (data da comissão, posto, miliciano, do quadro), mas não encontro maneira de lá chegar. Haverá algum modo de, através de busca automática no blogue, conseguir estes dados? Estive a ver nos marcadores para tentar descobrir algum que me abrisse os postes de apresentação dos bloguistas, mas não vi nada.
Será que o meu amigo me pode ajudar com alguma dica que me facilite a busca?

Um abraço amigo do
Carlos Cordeiro


2. A minha resposta com data de hoje:

Caro Carlos
Será isto que quer?
Já agora aproveito para o convidar a fazer parte dos amigos do nosso Blogue.

Não sendo ex-combatente da Guiné, é no entanto um ex-combatente da guerra colonial, e um acontecimento infeliz acaba por o ligar anós.

Para não andar a procurar a nossa correspondência antiga, lembre-me o seu posto, Unidade e anos de permanência em Angola.

Com um abraço do camarada e amigo
Carlos Vinhal


3. Resposta imediata do nosso novo amigo Carlos Cordeiro:

Obrigadíssimo, meu caro Carlos. Era mesmo isto. Aliás, fico com a papinha toda feita!!! Depois perguntarei como fazer a indicação dos créditos.

Tenho também a informação das companhias dos BII 17 e 18 que foram para a Guiné (na totalidade, 25). Parece-me que vai ficar um trabalho interessante, ainda que reconheça que, dado o seu carácter científico, digamos assim, possa não vir a ser de leitura interessante. Veremos.

Quanto a ser amigo do blogue, é, sem dúvida, uma grande honra que aceito com imenso gosto. Era, como sabe, amigo, ainda que informal. Agora ficarei formalmente, o que me alegra muito.

Tenho divulgado o blogue a amigos que estiveram na Guiné. Ainda a semana passada falei com o Alferes (João Carlos Carreiro - CCAÇ 2444 (*)) que comandava o grupo de combate dos tais três açorianos que morreram no mesmo dia da grande desgraça dos afogamentos. Pedi-lhe para entrar e se tornar membro de pleno direito do blogue, mas ele ainda não entrou. Vou novamente falar com ele, pois diz-me que tem muito material, sobretudo fotos.

Na Universidade dos Açores só temos no activo quatro camaradas que fizeram a guerra do ultramar: um, o Tomás (que foi ao encontro nacional e há vários postes sobre ele); um professor que é leitor habitual, mas que nunca se inscreveu (72-74, na região de Oio); um que esteve em Moçambique e eu. Isto, no fundo, quer dizer alguma coisa: estamos cada vez mais na reforma!

Carlos Cordeiro
ex-Fur Mil Atirador de Infantaria.
CIC (Centro de Instrução de Comandos),
Angola (sede, em Luanda).
Comissão: Abril de 69 a Abril de 71.

Muito obrigado por tudo.
Um abraço camarada e amigo do
Carlos


4. Comentário de CV:

Caro Carlos Cordeiro.
Muito obrigado por aceitar o nosso convite para fazer parte do núcleo de amigos do nosso Blogue, que reservamos para as pessoas que de algum modo se identificam connosco, não sendo ex-combatentes da Guiné.

O seu caso é muito particular, porque sentiu como ninguém a dor provocada pela perda de um entequerido, irmão neste caso, vítima do infortúnio, causa não directa de uma acção guerra, mas na guerra, no TO da Guiné.

Ao tentar ser-lhe útil, mais não fiz que retribuir a sua colaboração neste blogue, fazendo os seus comentários e dando as suas achegas sempre oportunas.

Poderá, como é lógico, servir-se do nosso espólio para fins didáticos, cuja paga será só mencionar a fonte. Julgo que em casos particulares, poderá contactar directamente o(s) camarada(s) em causa, que com toda a certeza colaborarão.

O mentor desta página, Luís Graça, directamente ou delegando, estará disponível para esclarecimentos adicionais.

Resta-me mandar-lhe o tradicional abraço de boas-vindas da tertúlia, desta feita para o meio do Oceano onde se encontra, mais propriamente na bonita Ilha de S. Miguel. Já sabe que tem a incumbência de dar um abraço, da minha parte, ao meu Primeiro Rita, amigo para sempre depois de com ele conviver na CART 2732.

Ilha de S. Miguel - Furnas

Foto: © Carlos Vinhal (2006). Direitos reservados.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 22 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4853: Dando a mão à palmatória (23): Verdadeira causa da morte de três camaradas açorianos da CCAÇ 2444 (Carlos Cordeiro/Carlos Vinhal)

(**) Sobre as causas da morte do Cap Pára-quedista João Costa Cordeiro, vd. postes:

19 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4216: Comentários que merecem ser postes (4): Homenagem à memória do Capitão Pára-quedista João Costa Cordeiro (João Seabra)

16 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4694: Meu pai, meu velho, meu camarada (6): Ex-Cap Pára João Costa Cordeiro, CCP 123/ BCP 12 (Pedro M. P. Cordeiro / Manuel Rebocho)

17 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4700: Meu pai, meu velho, meu camarada (7): Cap Pára João Costa Cordeiro: Um homem de carácter (António Santos / Carlos Matos Gomes)

17 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4703: Meu pai, meu velho, meu camarada (8): Sobre o Capitão-Pára João Costa Cordeiro (Manuel Peredo)

18 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4705: Meu pai, meu velho, meu camarada (9): Testemunho do Coronel Pára Sílvio Araújo sobre o Cap-Pára João Costa Cordeiro (João Seabra)

18 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4706: Meu pai, meu velho, meu camarada (10): Depoimento e fotos sobre o Cap-Pára João Costa Cordeiro (Miguel Pessoa)

24 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4731: Meu pai, meu velho, meu camarada (12): Mensagem do filho do Cap-Pára João Costa Cordeiro (Pedro Miguel Pereira Cordeiro)

Vd. último poste da série de 1 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5039: Tabanca Grande (176): José Manuel Pechorro, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 19, Guidaje (1971/73)

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh rapaz de um corisco,
Desde quando é que um trabalho científico não tem interesse para aqui?
Como açoreano que sou, teria imenso prazer em ter acesso a esse teu trabalho.
A guerra do ultramar fez parte das nossas vidas nos açores onde todos se conheciam. E muito há para contar.
Afinal a história dos açores ainda não foi feita. Esse teu trabalho certamente será uma achazinha para a referida história.
Um abraço
José Câmara

Anónimo disse...

Mais uma achega de outro açoriano. Das 25 companhias de açorianos que passaram na Guiné, 13 tiveram origem no BII 17 (Angra do Heroismo) e 12 no BII 18 (Ponta Delgada).
Houve também muitos açorianos que lá foram parar na chamada rendição individual.
Não conheço os critérios usados para distribuir as unidades pelas 3 frentes de combate, mas cheira-me que haveria uma apetência em mandar os açorianos para a Guiné.
Abraço Henrique Matos