segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4886: Em busca de... (86): Informação sobre Américo dos Santos Alves, Sold At NIM 2161/63, da CART 565 e BCAÇ 599 (Fernando Chapouto)


1. O nosso Camarada Fernando Chapouto, que foi Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAÇ 1426 (1965/67), Geba, Camamudo, Banjara e Cantacunda, enviou-nos o seguinte apelo em 29 de Agosto de 2009:

Camaradas,

Lanço-vos o seguinte apelo, solicitando qualquer informação sobre a morte de um militar nosso.


O seu nome era Américo dos Santos Alves Onde, era Soldado Atirador NIM 2161/63 e pertencia à CART 565 e BCAÇ 599.


Vivia em Ferrugende, freguesia de Friões no concelho de Valpaços.


Eu sou da mesma freguesia e como era da mesma idade do falecido, fomos no mesmo dia à inspecção.


Sei que ele morreu em 27/08/64, segundo consta em combate, e foi sepultado no cemitério de Bissau na campa nº 1058.


Nestas férias estive na aldeia com uns sobrinhos, que sabem que eu também estive na Guiné, e me perguntaram se eu sabia a causa da sua morte. Eu disse que não, pois ainda não tinha ido sequer para a Guiné, quando ele morreu.


Fiquei de lhes dar notícias, caso consiga alguma através deste nosso blogue.


Espero que alguém se recorde do sucedido e me informe para o e-mail: fchapouto@gmail.com

Desde já muito agradecido por qualquer esclarecimento prestado.


Um abraço,
Fernando Chapouto
Fur Mil da CCAÇ 1426
_________
Nota de MR:

Vd. último poste desta série em:


Sem comentários: