sábado, 15 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4825: Fichas de unidade (4): História do CART 6251/73 (José Martins)

1. O nosso Camarada-de-armas Aníbal Amaral da CART 6251/73, Cumeré e Mansabá (1974), dirigiu ao Luís Graça o seguinte apelo em 30JUL2009:

Caro Luís Graça,

Recorro ao camarada (deixe-me tratá-lo assim), para lhe pedir o que agora, e não me questione porquê, começa a ser importante para mim. Rever camaradas da minha Companhia, confraternizar e reviver os momentos que passamos juntos naquela terra, que embora pobre quando comparada com Angola ou Moçambique, tinha algo de mágico que não podemos esquecer.

Tenho agora 56 anos e há já alguns meses que tento encontrar os meus camaradas de Companhia.

Até hoje todos os esforços foram em vão.

Frequentei na recruta o CSM nas Caldas da Rainha, tirei a especialidade de transmissões de Infantaria, em Tavira, e em Abril de 1974 embarquei no Niassa integrado na Cart 6251/73, saídos da RAP V. N. Gaia. Foi noticiada a nossa saída de Lisboa, no Niassa, por causa do engenho que explodiu a bordo aquando da partida. Chegamos a Bissau a 15/04/74. Depois de algumas semanas no Cumeré, fomos para Mansabá, substituir uma Companhia de Caçadores que agora não recordo, mas que tenho presente tinha já ultrapassado o tempo dito “normal” de comissão.

Até regressarmos, em Outubro 1974 de novo no Niassa, entregamos inúmeros aquartelamentos às tropas do PAIGC.

Na procura dos meus camaradas, já me indicaram a Cart 6251 mas de 72 – Os Galos de Catió. Mas não era essa a minha Companhia. Se bem recordo, Catió era de facto o nosso destino, mas quando chegamos a Bissau, Catió já estava nas mãos do IN.

O meu nº. mecanográfico era 028313/73. Se me puder fornecer alguma sugestão para tentar chegar à fala com camaradas desta m/Companhia, fico-lhe muito grato. Adorava puder rever aquela malta.

Aníbal Amaral
Ex-Furriel Mil. de Transmissões de Infantaria,
E-mail: anibalamaral1952@gmail.com

2. Como já vem sendo habitual nestas solicitações, o nosso primeiro passo para tentar ajudar este nosso Camarada, foi solicitar ao José Martins - nosso prestável e eficaz “municiador” de Fichas das Unidades -, os dados que forem possíveis reunir, sobre a CART 6251/73, de modo a que outros elementos desta companhia, possam, ao eventualmente lerem este poste, desde logo, identifiquem-se com a mesma e poderem contactar o Aníbal Amaral.

3. Breve apresentação do nosso Camarada José Martins:

(ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5 - Os Gatos Pretos -, Canjadude, 1968/70)
Matéria consultada para a sua pesquisa:
Resenha Histórica Militar das Campanhas de Africa
Volume 7º - Tomo II – Fichas das Unidades.

4. Agradecendo, desde já, a sua amigável e prestável colaboração ao José Martins, que, em casos anteriores muito tem ajudado a obter bons resultados, apresentamos seguir os resultados da sua melhor pesquisa, devidamente adaptada e condensada:

Companhia de Artilharia nº 6251/73

A Companhia de Artilharia nº 6251/73 foi mobilizada no Regimento de Artilharia Pesada nº 2, na Serra do Pilar, em Vila nova de Gaia.

Em 11 de Abril de 1974 embarca em Lisboa, rumo à Guiné, chegando a Bissau em 17 desse mesmo mês.

Foi para o Centro de Instrução Militar, em Cumeré, onde iniciou a Instrução de Aperfeiçoamento Operacional a 21 de Abril de 1974. A instrução é interrompida, tendo a subunidade seguido para Mansabá, assumindo a responsabilidade do subsector substituindo a Companhia de Artilharia nº 3567, passando a integrar o dispositivo de manobra do Batalhão de Caçadores nº 4610/72 e posteriormente do Batalhão de Cavalaria nº 8320/73.

Depois de efectuar a entrega do aquartelamento de Mansabá ao PAIGC, em 03 de Setembro de 1974, esteve temporariamente em Nhacra, donde seguiu para o subsector de Safim, onde rendeu em 10 de Setembro de 1974 a Companhia de Cavalaria nº 8355/73, ficando integrada no dispositivo do COMBIS – Comando de Bissau, deslocando forças para o destacamento de Capunga.

Procede à entrega, ao PAIGC, do aquartelamento de Safim em 12 de Setembro de 1974, recolhendo a subunidade a Capunga, que entrega em 27 de Setembro de 1974, ficando a aguardar embarque até 03 de Outubro de 1974, data em que regressa.

© José Marcelino Martins – 13 de Maio de 2009

Um abraço,
José Martins

5. Resta-nos aguardar que o pessoal desta CART, ao tomar conhecimento desta mensagem contacte o Aníbal Amaral, para o e-mail indicado, ou recorra à nossa sempre disponível ajuda.
_____________
Notas de M.R.:

Vd. último poste da série em:

3 comentários:

Fonseca disse...

Tambem pertenci à Companhia de Artilharia 6251/73. Já tentei entrar em contacto por email com o camarada Aníbal mas até agora sem reposta.
O meu endereço:
Manuel Costa Fonseca
Rua Artur Bivar,21 - 6º Dto
4715-285 Braga
manuelcf52@gmail.com

António Silva disse...

Camarada Manuel Costa Fonseca e. Anibal Amaral, fiz parte da Cart 6251( Os liquidatários).Fui com o meu pelotão de Mansabá para João Landim e após ter entregue ao PAIGC, fomos ter convosco a Bissau.O meu tlm 914173939.

JAMS disse...

Camaradas Fonseca e Amaral. José Augusto Machado Serôdio Furr. Miliciano. Fiz parte da cart 6251/73 e ao chegar a Bissau, fui para João Landim tirar o estágio de motores fluviais (sintex) e voltei a reunir-me com a companhia no Comuré. De onde seguimos para Mansabá.
Estive no 3º pelotão e com o bar dos soldados.
Gostava voltar a ver-vos, assim como mais outros elementos.
Moro em Coimbra e o meu contacto é o 963519076 telm. jose.au.machado@gamil.com o meu email.