sábado, 8 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4802: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (10): Futebol: ser do Benfica ou do Sporting, eis a questão

1. Continuação da publicação das memórias do Cherno Baldé, menino e moço em Fajinquito (1970/75) (*):

Sporting ou Benfica?...

No início eu no sabia que partido tomar entre as duas claques predominantes, Sporting ou Benfica?... Foi o Dias que decidiu. Um dia entrou na conversa dos putos e disse prontamente:
- O Chico é do Sporting, pronto, nós em casa somos todos do Sporting, eu, minha mãe...

O Dias metia a mãe em todas as suas conversas e quando isso acontecia instintivamente eu sentia vergonha, ficava vermelho em seu lugar, entre nós a evocaçao da mãe, logo do sexo feminino, por um homem era sinal de fraqueza e não era bem acolhido entre adultos, iniciados.

Não tinha um clube bem definido assim de preferência, no entanto gostava muito do equipamento do Benfica, vermelho e branco. Também não tinha o meu ídolo, aliás não podia ter diante da tirania dos mais velhos que sempre se impunham. Ser o Pelé ou o Eusébio, na altura, era uma honra devida aos mais fortes.

Do Sporting não gostava lá muito do Yazalde, muito loiro para o meu gosto temperado na escola do Camões, o nome já era problemático pois soava a qualquer coisa parecida com lagarto na nossa língua materna e a cor da camisa, com aquelas tiras horizontais verde-brancas semelhantes a algumas cobras que tinha visto na floresta, ah... não! No entanto não podia contrariar o meu patrão. O Dias ficava furioso quando o contrariavam, mesmo entre brancos, era a mesma coisa. Ele impunha-se e os outros ou aceitavam ou ento era a briga, berrando como um doido.

_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série >5 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4782: Memórias do Chico,menino e moço (Cherno Baldé) (9): Futebol, rivalidades, bajudas... e nacionalismos(s)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Olha Chico, "é a vida!", como já alguém dizia.... podia dar-te para pior!
Deixa lá homem! Pelo menos capacidade de sofrimento lá terás adquirido. E, é verdade, de vez em quando também se ganha...
Um abraço
Hélder S.