segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4774: Tabanca Grande (167): Manuel Joaquim, ex-Fur Mil Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissorã e Mansabá (1965/67)

1. Mensagem do nosso novo camarada Manuel Joaquim, ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67, com data de 31 de Julho de 2009:

Apresento-me já:
Manuel Joaquim, ex-Fur Mil Armas Pesadas da CCaç 1419 (Bissau, Bissorã, Mansabá, 1965/67).

Meu caro Luis Graça:
Quero inscrever-me na Tabanca, mas ainda não sei bem utilizar esta coisa (mandar fotos p.ex.); estou mesmo no início.
Um info-excluído, ou quase, que está a tentar sair desta situação e dando os primeiros passos na net, encontra um blogue (Luis Graça & Camaradas da Guiné) e... que descoberta!

Já lá vão umas boas horas de emoção! Mas nunca é tarde, nem para aprender a manipular o computador nem para começar a participar nesta rede de emoções/recordações.

Por isso aqui estou a dar notícia de mim e a pedir que me aguardem. Para já, meu caro LUIS Manuel da GRAÇA Henriques (Algures no cu do mundo, longe do Vietnam) - Luis Graça (A tropa macaca e a elite da tropa), (Eu por cá fico bem, graças a Deus), (Subsídios para a história da africanização da guerra), a pessoa a quem me estou a dirigir só pode ser a mesma que colaborou - títulos em itálico - nas MEMÓRIAS DA GUERRA COLONIAL publicadas no semanário O JORNAL no princípio dos anos oitenta. É que eu também colaborei (Fafé) e o teu nome e teus textos ficaram-me na memória! Não estou enganado, pois não?

Fui professor do ensino básico (Escola Gago Coutinho/Amadora) e director da Escola Profissional de Recuperação do Património/Sintra.

Estou aposentado e perto dos 68 anos (1/9).
Sou sócio da "Ajuda Amiga-Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento", muito ligada à Guiné.

Espero voltar brevemente ao contacto.

Saudações amigas e solidárias!
Manuel Joaquim

PS: Estou a olhar para a formatação do texto e estou envergonhado.
Ah, moro em AGUALVA-CACÉM.


2. Comentário de CV:

Uma vez que o Chefe está em pleno gozo de férias, estou a representá-lo nesta nobre missão de recepção aos novos camaradas.

Assim sendo, caro Manuel Joaquim, sê bem-vindo a esta família que o Luís Graça fundou há cerca de 4 anos e que não pára de aumentar.

Na verdade, o Luís Graça é a pessoa que referes e que leste nos anos 80. Ele e o jornalista Afonso Praça, ex-Alf Mil em Angola, infelizmente já falecido, alimentavam, no extinto semanário "O Jornal", uma rubrica com o título "Memórias da Guerra Colonial". Deve-se aliás ao Luís o slogan "Exorcizar os fantasmas da Guerra Colonial".

Já reparaste que entraste na Tabanca sem cumprir as formalidades, porque o preço de inscrição é o envio de duas fotos (antiga e actual) mais uma história. Até à próxima Assembleia Geral ficas à consideração.

Agora a sério, não te preocupes com os poucos conhecimentos que dizes ter em matéria de informática. O que é preciso é tempo para ir aos poucos entrando nesta coisa tão complicada e, no fundo, tão simples.

Para poderes enviares as tuas fotos tens que ter um digitalizador para as transferires para As tuas Imagens e dispores delas sempre que queiras, por exemplo para nos enviares para publicação.

Há-de haver aí por casa, ou na família, alguém que dê uma ajuda.

Os textos poderás escrevê-los directamente no corpo da mensagem, como fizeste desta vez. Não te preocupes com a formatação que nós resolvemos isso cá. Gralhas, podes mandar à vontade que nós também as matamos. Temos a preocupação de passar os textos a pente fino, porque há sempre uma letra que está na tecla ao lado, naquela que não teclamos.

Espero que já te sintas mais à vontade connosco. A malta é fixe.

Já que falaste de Mansabá, não posso deixar de referir os meus 22 meses passados lá. Boas instalações, bons acessos (sei que no teu tempo não era assim), boa água e muita, mas mesmo muita porrada. Coube-nos fazer protecção aos trabalhos de finalização da estrada Mansabá/Farim, mais propriamente, o troço entre o Bironque e o K3 (Saliquinhedim). Deves lembrar-te destes nomes. Se clicares nas palavras sublinhadas abres os respectivos mapas.

Caro companheiro, cá ficamos à espera de novas tuas. Envia-nos os teus textos para publicar e fotos com legenda, por favor.

Em nome da Tertúlia deixo-te um abraço fraterno de boas-vindas.
(Carlos Vinhal)
__________

Nota de CV.

Vd. último poste da série de 1 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4764: Tabanca Grande (166): António Dâmaso, Sargento-Mor da FAP (Guiné, 1966/68, 1969/70 e 1972/74)

Sem comentários: