quarta-feira, 15 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4692: História da CCAÇ 2679 (21): O meu regresso à Guiné, após as férias na Metrópole (José M. Matos Dinis)

1. Mensagem de José M. Matos Dinis, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71, com data de 10 de Julho de 2009:

Carlos
Aqui vai mais um pedaço de estórias, com a particularidade de se referirem à transferência da Companhia para Bajocunda.
Um abraço tabancal.
José Dinis


HISTÓRIA DA CCAÇ 2679
O MEU REGRESSO À GUINÉ APÓS AS FÉRIAS NA METRÓPOLE


A viagem de regresso à Guiné aconteceu com normalidade. O avião aterrou em Bissau por entre as cores, castanha da terra de barro quente, e o verde da profusa vegetação que a cobria. Dirigi-me ao Grande Hotel onde novamente me instalei. Queria folgar até chegar à guerra.

No dia seguinte encontrei dois camaradas do Leste, que me referiram haver uma espécie de perseguição à malta do mato para preenchimento de serviços na cidade. Ora, se o interesse em Bissau já era relativo, sentirmo-nos caçados para entrar de serviço era uma forma de desgraça a evitar sobre maneira. Nestes considerandos alguém alvitrou abalarmos para Bafatá. Por mim tudo bem, procuraria alojamento no Esquadrão de Cavalaria e daí chegaria facilmente a Piche. Depois abordámos a questão da ida. Via aérea, segundo eles, seria difícil ou impossível.

Pelo rio até ao Xime também não se afigurava boa solução. Decidimo-nos pelo aluguer de uma avioneta de quatro lugares, piloto incluído, por menos de um conto a cada, piloto excluído, naturalmente.

Entrámos no aparelho e sentei-me na frente, ao lado do piloto. Atrás, os bacanos que me convenceram. Era com curiosidade que sobrevoava o território, com a preponderante verde da vegetação em todos os lugares não alagados. Palmares, floresta e bolanha desfilavam a meus olhos. Os outros passageiros começaram a fumar. Nada de especial. Naquele tempo não constituía preocupação. Falávamos ocasionalmente. O piloto fazia movimentos suaves na manutenção da aeronave segundo a rota. Até que um dos fumadores quis atirar fora a beata, e sem atinar com a melhor maneira de se comportar, abriu a porta para aquele efeito. Essa atitude provocou algum desequilíbrio do avião, e o piloto começou a barafustar. A porta não fechava. Inclinando-se sobre mim, o piloto tentava fechá-la. Sem sucesso. Os três passageiros calados.

Provavelmente algum rezava. Perante o insucesso, o piloto picou o aparelho, novamente inclinado sobre mim, tentava agarrar a forta e fechá-la. Eu via as palmeiras a subirem na minha direcção, e com toda a pressa, pelo que passei a dar-lhe cotoveladas para endireitar a avioneta, aflito, imaginando um desfecho desgraçado. Tarde, muito tarde, à beira de um ataque de nervos, sem saber como proceder sobre o equipamento de maneira a fazer subir o avião, mas a acotovelar o piloto, este fez a manobra necessária para inverter o sentido, de descendente na vertical, para ascendente, coisa que me deixou muito aliviado. No estreito banco de trás, os fumadores permaneciam calados, mas imagino que sentiam o mesmo tefe-tefe que eu.

Lá no alto permanecia o problema da porta aberta e o avião instável.
Esta situação deve ter induzido o piloto à repetição da manobra, pelo que seguiu-se uma descida a pique, enquanto nos ofendia, até que, já perto do solo, logrou fechar a porta malvada, e subiu nos ares com o ar da pessoa mais mal tratada deste mundo.

Sãos e salvos aterrámos em Bafatá. O pessoal mostrava-se consternado. O piloto, então, tomou a iniciativa: pediu a massa e baldou-se com maus modos. Eu pirei-me para o Esquadrão, e a infeliz sociedade desfez-se ali, sob o sol tórrido do Leste.

Em questões de aeronáutica, como em muitas outras, sou um zero absoluto, mas fiquei desconfiado que ele teatralizou, quis acagaçar-nos. E essa foi a minha grande experiência em máquina voadora.

Na cidade fui informado sobre a transferência da Companhia de Piche para Bajocunda, e iniciei o caminho logo na primeira oportunidade.

Afinal não parodiei no regresso à Guiné. No aquartelamento era o caos.

Três Companhias, um Pelotão de Caçadores Nativos - o 65, outro de Artilharia, Este pessoal todo nas instalações antes ocupadas por uma Companhia e o Pelotão de artilheiros. Mas guerra é guerra. No refeitório como na messe havia turnos. O nosso pessoal estava a dormir em tendas de dois panos, e porque era época de chuvas, por vezes era o lagoaçal mal saíam dos colchões estendidos no chão. A mim valeu a experiência anterior e voltei a dormir na enfermaria, em género clandestino. A minha bagagem controlada pelo Zé Tito estava em condições.

Mas deram-me outras notícias desagradáveis.

Quando a 2679 chegou a Piche, os velhinhos aliviaram parte da bagagem do nosso pessoal, de tapa-chamas a artigos pessoais. Agora dera-se o inverso. A Companhia partia e os nossos quiseram ressarcir-se tendo decidido aliviar a bagagem dos piras para reposição dos stocks com que tinham arribado a África. Tão mal o fizeram que houve queixas sobre o gamanço, ainda o pessoal permanecia na localidade.

Erro de previsão, seguramente. Em resultado disso, houve revista às malas dos transmutantes. Aconteceu a chatice com um patife que me envergonha por ser meu homónimo e prestar-se a confusões. Ao abrir a mala, o nabo, tinha o material ainda alheio mesmo à vista, sobre as suas coisas.

Levou uma porrada, claro, provavelmente agravada por ter sido o único a deixar-se apanhar. Badalou-se sobre o assunto, e em Bajocunda já éramos temidos como marginais perigosos.

A segunda notícia desagradável resultou de um acto de guerra desencadeado pelo IN, que foi uma jornada de sorte para as NT.

Um belo dia, o Caco Baldé deslocou-se a Pirada que, entretanto, era elevada à condição de sede do COT-1 com um major a comandar. Talvez por inspiração especial que o ar fronteiriço deve ter provocado, o general mandou tapar as valas de defesa e protecção periférica, com o argumento psicolista de que era necessário desenvolver relações de boa vizinhança e paz.

Em Pirada também havia fartura de tropa. Para além da Companhia local, estavam, pelo menos, dois pelotões de páras, infantes açorianos e o pelotão de artilharia.
Uma noite, ainda cedo, o pessoal distraía-se com a projecção de um filme, quando foi dado o alarme, os turras tinham entrado em Pirada. Felizmente, aquela parte do IN não primou pela oportunidade, nem pela inteligência organizativa para o assalto, nem pela eficácia. Alguns ficaram pelas casas comerciais a consubstanciar roubos de mercadorias diversas, e, incrivelmente, não aconteceu quase nada. Parece até que se perderam uns dos outros movidos pela ganância oportunista. Mas constou-me que um pára feito prisioneiro, caminhava ameaçado pela arma que o turra lhe apontava, até que decidiu inverter a situação, voltou-se repentinamente, tratou mal o turra, e pôs-se ao fresco. Não cheguei a saber se o ComChefe o terá punido por traição à política estabelecida para criar raízes de paz.

Esta companhia de páras manteve-se na região por algum tempo, e com eles estabeleci simpáticas relações. Até me ensinaram a fechar as portas para dormir no mato. O pessoal instalava-se ao longo de um trilho e, a distância prudente, armadilhavam-se os extremos do dormitório. Quem viesse havia de dar sinal.

Recuando ao mês de Julho, a 2679 recebeu o novo capitão, logo epitetado de Trapinhos, em resultado da reunião de dois factores: o ar alucinado e um dos apelidos. Em verdade, mais parecia um desafortunado e amarfanhado centurião das legiões romanas, conforme os bonecos glosados nas aventuras do Asterix, olhar encovado, físico frágil e mal sustentado em ossatura delgada e saliente. Dificilmente parecia oriundo da Academia Militar. Conheci-o no meu regresso de férias em Bajocunda. Tratou-se de uma outra notícia desagradável na medida em que já se lhe referiam em termos depreciativos.

O "Trapinhos"

"A companhia começa então a consciencializar-se da sua difícil missão no sub-sector, não só devido à grande extensão dos seus limites iniciais (territoriais?), como também por ter de dividir as suas forças na protecção às duas auto-defesas da área (Tabassi e Amedalai) e do Destacamento de Copá" - in História da Unidade.

Nestas condições era imperioso um comandante com pulso, determinado e inteligente, face à exposição perante o IN, as populações, as desagradáveis acções de operacionalidade em condições que podiam sugerir favorecimentos, a necessária logística, enfim, com capacidade para harmonizar em condições de dificuldade. Não foi o que veio a acontecer.

Quanto ao Foxtrot, encontrei a malta bem disposta, e confiante demais, talvez por já conhecerem a geografia da zona e quererem mostrar à vontade de veteranos ao novo alferes.

Nota: psicolista, deriva de psicola s.f. termo que resulta da fusão de psicologia e Spinola, que significa uma acção psicológica de sedução ao IN ou às populações locais. Fora disto não tem significado e, naquele âmbito, muitas vezes não tinha sentido.
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Nota de CV:

Vd. último poste da série, de 26 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4588: História da CCAÇ 2679 (20): Férias na Metrópole em Junho de 1970 (José Manuel M. Dinis)

1 comentário:

MANUEL MAIA disse...

CARO ZÉ DINIS,

ESSA TUA VIAGEM ATRIBULADA NA AVIONETA,BEM NETA OU FILHA...NUNCA SE SABIA BEM, POIS ÀS VEZES ERA APELIDADA DE FILHA DA... COMO ME ACONTECEU, JÁ QUE O SARGENTO SE ESQUECERA DE FAZER O PRÉ -PAGAMENTO...

COMO NÃO COMPARECEU NO "LOCAL DO CRIME", PARA ME TRANSPORTAR ATÉ BISSAU, AQUANDO DA PRIMEIRA VINDA DE FÉRIAS,SOFREU ENTÃO ESSE REJUVENESCIMENTO...
NÃO ME CANSEI DE LHE CHAMAR FILHA DA...EM VEZ DE NETA...

ACABARIA POR ME SAFAR ATRAVÉS DE UMA EVACUAÇÃO DE UMA PSEUDO DOENTE QUE O JORGE(GUINÉU) FEZ O FAVOR DE
CONVENCER,RENITENTE QUE ESTAVA EM SAIR PARA BISSAU...

CONSEGUI A BOLEIA NUMA AVIONETA,CHAMADA PARA EVACUAÇÃO DE DOENTES,QUE JÁ TRAZIA CONSIGO PARA ALÉM DO PILOTO,UM GUINÉU A VALER POR DOIS, TAL A GORDURA QUE EVIDENCIAVA, UM CABRITO E UMA ESPÉCIE DE CEIRA COM NHECS...

TIVE A SENSAÇÃO DE CAIR PARA CIMA DAS PALMEIRAS,TÃO BAIXO QUE VOAVA NESSA ZONA( PROVAVELMENTE POR RAZÕES DE SEGURANÇA).

QUANTO À DUVIDA QUE APRESENTAS SE TERÁ SIDO PUNIDO PELO COMCHEFE, O PRISIONEIRO PÁRA QUE DECIDIU,DE FORMA DESELEGANTE, VIRAR AS COSTAS AO TURRA E "DAR ÀS DE VILA DIOGO",
CREIO BEM QUE LHE "CAÍRAM EM SORTES" UNS BONS "CINCO DIAS DE PRISÃO PERPÉTUA"...

SE FOSSE HOJE,POR CERTO ORIGINARIA UM INCIDENTE DIPLOMÁTICO,FAZENDO REVIVER A HISTÓRIA DA GUERRA DO SOLNADO QUE NOS CONTAVA QUE QUANDO LHE PERGUNTARAM PELO PRISIONEIRO AFIRMOU: "NÃO QUIS VIR"!

SERIA CONSIDERADO OFENSIVO, E PROVAVELMENTE RACISTA...

UM ABRAÇO
MANUEL MAIA