quinta-feira, 2 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4625: Tabanca Grande (157): Constantino Costa (CCAV 8350, Guileje e Gadamael, 1972/74)

1. Mensagens de Constantino Costa, ex-Sold, CCav 8350 (Guileje e Gadamael, 1972/73), residente em São João da Madeira:

16 de Junho de 2009:

Caro Luís Graça;

Cá recebi o teu e-mail e de imediato passo a reenviar o texto e as fotos por ti pedidas.

Luís, tive conhecimento dos teus telefonemas, mas como não me encontrava em casa foi-me impossível falar contigo.

Oportunamente teremos a oportunidade de falar e esclarecer algum mal entendido.

Recebe um forte abraço deste teu camarada.

Constantino


2. Resposta, a 17 de Junho, do editor L.G.:

Caro Constantino, meu camarada:

Finalmente consegui ler o teu texto, que vou naturalmente publicar. Fico feliz por saber que aceitas o meu convite para integrar o nosso blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (*). Devo dizer-te que nunca condicionei a publicação deste teu texto à tua adesão à nossa Tabanca Grande e à entrega das fotos da praxe...

É verdade que há camaradas em falta, mas devo dizer-te
que a nossa fotogaleria não está actualizada por razões técnicas...

Somos hoje mais de 340... As fotos servem para isso mesmo, dar a cara, quando alguém é apresentado como novo membro da Tabanca Grande e sempre que se publica um novo texto (poste) do autor...

Em breve terás mais notícias. Depois telefono-te. Não queres aparecer no nosso IV Encontro Nacional, no sábado dia 20 [, de Junho,] na Ortigosa, Monte Real ? Um Alfa Bravo (abraço). Luís

3. A 15 de Junho tinha-lhe pedido que me mandasse um ficheiro compatível com o meu sistema operativo:

Meu caro Constantino:

Já estamos a comunicar melhor e a fazer progressos... Infelizmente não consigo abrir o teu ficheiro Constantino Costa (direito de resposta).odt

Deve ser por causa da extensão.odt... Não podes mandar noutro formato ? Doc, text, rff..

Tento falar contigo por duas ou três vezes no domingo... Não está em causa "o teu direito de resposta"... Vou publicar o teu longo texto, mas com os necessários comentários... Devolve-me, rápido, o ficheiro.odt. Recebe uma abraço (sem ressentimentos...) do Luís Graça...


4. O texto que o Constantino me enviou, para publicação (e que vai ser publicado em duas partes na série Dossiê Guileje / Gadamael 1973), começa assim:

Camarada Luís Graça,

Tal como me solicitaste, apresento a minha versão dos factos (por mim vividos no presente do indicativo), em Guileje e Gadamael.

Também penso ser correcto tratar-vos por tu, pedindo a minha adesão como tertuliano, para o que enviarei as fotos pedidas.

Relativamente aos comentários, críticas e direi mesmo insultos, que me foram dirigidos (**), sinto-me no direito de tecer algumas considerações que, espero, tenhas a amabilidade de publicar também no blogue.

Constantino

P.S. Permito-me estranhar o facto de alguns dos tertulianos não necessitarem de enviar fotos aquando da sua admissão.

Nota: Junto anexo duas fotografias.

Constantino Costa,
Soldado nº. 127935,
Ccav 8350, Piratas de Guileje,
Guileje/Gadamael

(Indica, além do e-mail, o endereço postal e os contactos telefónicos, que vamos aui divulgar, sendo informação reservada, disponível apenas na nossa base de dados)

5. Comentário de L.G.:

Constantino:

As nossas dificuldades iniciais de comunicação e relacionamento estão ultrapassadas. Estás apresentado à nossa Tabanca Grande, mesmo que a tua entrada tenha sido feita de maneira menos ortodoxa do aquela que seria de esperar... O que importa é que aqui estamos, sem ressentimentos, de parte a parte. Este é um espaço de partilha, e não de ruptura.

Agora já podes sentar-te à sombra do poilão e começares a contar a tua história... A tua versão é importante para reconstituir o puzzle dos acontecimentos de Guileje / Gadamael Maio/Junho de 1973... Os teus amigos e camaradas da Guiné irão, de certo, ler-te com particular atenção e interesse. Aguarda, a partir de agora, a publicação do teu texto, que dividi em duas partes por razões técnicas.

Espero que te sintas em casa. Recebe um Alfa Bravo do editor, e teu camarada, Luís Graça.

___________

Notas de L.G.:

(*) Último poste da série Tabanca Grande > 28 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4596: Tabanca Grande (156): O açoriano Tomás Carneiro, ex-1º Cabo Cond Auto, CCAÇ 4745 (Binta, 1973/74)

(**) 5 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4282: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (11): Heróis... (Constantino Costa, Sold CCav 8350, 1972/74)

1 comentário:

Carlos Vinhal disse...

Comentário de José Eduardo Alves

Eu queria aqui dar as boas-vindas ao camarada Constantino Costa da CCav 8350 e dar-lhe os parabéns pela memória que possui, pois passado tanto tempo, ainda tem tudo memorizado (parece quase eu), mas este blogue não é um tribunal. Só lhe dou razão porque existem alguns a tentar promoverem-se neste blogue, mas os mais cultos deviam passar por cima disso tudo. Devemos lembrar que a nossa guerra já acabou há muito e agora é só recordar. Devo lembrar que só compra livros escritos por falhados da guerra quem quer, ou para avaliar o próximo, mas deixem-me lembrar que o Constantino disse que não é mouco nem os outros mudos. Eu também o senti porque por diversas vezes passei por Bissau nos Adidos e sabia o que se passava em toda a Guiné, quanto mais na minha Companhia (quando já tinha passado um ano de comissão, daí para a frente as contra-penetrações eram para dormir a quinhentos metros do destacamento). Há mais Constantinos por aí, mas ainda pensam nas represálias, ou ainda têem respeito aos amarelos.
José Eduardo Alves

OBS:-Este texto foi enviado em mensagem para os editores. Achamos que é mais um comentário que texto para poste.
CV